terça-feira, 23 de janeiro de 2024


“LADY TEMPESTADE”

ou

(“QUEM SABE 

FAZ A HORA,

NÃO ESPERA ACONTECER”

– GERALDO VANDRÉ.)

 

 

 

         A cada aula de TEATRO a que assisto, como ocorreu no último sábado (19 de janeiro / 2024), mais eu valorizo o artista brasileiro e agradeço a Deus, por me permitir testemunhar isso e fazer parte de cada um desses momentos. Neste exemplo específico, falo de “LADY TEMPESTADE”, um monólogo, escrito por SILVIA GOMEZ, com direção de YARA DE NOVAES, trazendo, como estrela única e absoluta do espetáculo, ANDREA BELTRÃO. Só tenho a lamentar, e muito, o fato de a temporada ser tão curta, já que a atriz, para atender a compromissos na televisão, não teve disponibilidade para cumprir a longa temporada que gostaria de fazer, e a peça merecia. A atual jornada do solo se encerra no próximo dia 04 de fevereiro, para a qual, salvo engano, todos os ingressos já estão esgotados, sobrando apenas alguns lugares extras, na plateia superior, vendidos no dia de cada sessão, pelo que me informaram. Mas, tão logo a atriz esteja liberada das gravações de uma novela, “No Rancho Fundo”, e esperamos que seja em breve, o espetáculo deverá voltar ao cartaz, a fim de dar, a centenas ou milhares - sei lá – de amantes do bom TEATRO, a oportunidade de conferir a montagem, ávidos que estão por assistir ao espetáculo. Esperemos que o tempo passe logo, pois sou o primeiro a querer revê-lo.

 

 

 


SINOPSE:

Numa madrugada estranha, uma mulher atende a uma chamada telefônica e um desconhecido lhe avisa que ela receberá, em três ou quatro dias, pelo correio, os manuscritos do diário da advogada pernambucana Mércia Albuquerque, defensora de presos políticos durante a ditadura civil-militar brasileira, inaugurada com o inadmissível, truculento e cruel GOLPE de 1964.

A Dra. Mércia foi uma mulher, aparentemente comum, que salvou a vida de muita gente, durante aqueles terríveis “anos de chumbo”.

Numa jornada de reflexão e encontro com histórias escondidas da nossa própria história, a dramaturgia explora o espaço de invenção entre o documento e a ficção e a colisão entre o passado e o presente para pensar o futuro.

 

 


 

         Quem está acostumado a um TEATRO mais “leve” ou prefere assistir a peças com o único intuito de se divertir, o TEATRO “digestivo”, como uma mera forma de lazer, o que sempre é válido e bem-vindo, deve pegar outro rumo – Não quero enganar ninguém. -, porque “LADY TEMPESTADE” não é para isso; é, antes, um espetáculo que presta uma justa homenagem a uma ilustre mulher, corajosa e humana, a lhe enaltecer os gestos de humanidade, seu altruísmo, se não for exagero utilizar tal vocábulo. É uma peça que faz pensar e nos obriga a abraçar reflexões sobre violências e injustiças no presente e no futuro.



         Mas quem foi Mércia Albuquerque? Seria ela merecedora mesmo de ser tema para um espetáculo de TEATRO? Num país “desmemoriado”, é até compreensível que o nome como o da Dra. Mércia soe como desconhecido para a grande maioria das pessoas. Eu mesmo, que me considero uma “pessoa de luzes”, circulando nos mundos artístico e acadêmico, acostumado a ler bastante e sendo um indivíduo bem informado, confesso, com uma certa dose de vergonha e de “mea-culpa”, que muitíssimo pouco sabia acerca da militância de Mércia, em favor dos que precisavam de sua ajuda. Mas o TEATRO serve, também, para resgatar valores, mormente os positivos. Felizmente, basta “dar um Google”, que uma enxurrada de informações sobre ela se abrem na tela do computador ou do celular.


Mércia Albuquerque

(Foto: Fonte Desconhecida.)


Mércia Albuquerque, morta em 29 de janeiro de 2003, é considerada a maior advogada nordestina de presos políticos da ditadura militar de 1964. “Os dados ainda estão em fase de levantamento, mas estima-se que ela tenha defendido mais de 500 pessoas, sendo cerca de 10% do Rio Grande do Norte”, como detalha Roberto Monte, diretor do “Centro de Direitos Humanos e Memória Popular no RN”. O acervo de Mércia Albuquerque é formado por diários, cartas e pastas com material jurídico, tudo relativo ao período da repressão militar. Seus diários abarcam os anos de 1973 e 1974.



Naquela época de prática profissional de Mércia, em que as pessoas estavam sendo ameaçadas, perseguidas, presas, desaparecidas e mortas pelo regime ditatorial, de extrema direita, era difícil um preso político encontrar advogados que aceitassem defendê-los, uma vez que todos estavam preocupados em resguardar suas próprias vidas e as de suas famílias, porém, Mércia, uma humanista de formação, jamais se negava a abraçar mais uma causa e não se limitava a atuar apenas para ministrar o “remédio jurídico”, no dizer de Roberto Monte; ela ia além, visitando seus clientes, na cadeia, levando-lhes um pouco de conforto material também, representado por comidas e outros pequenos “mimos”.



Pode-se considerar o marco de início da sua atuação junto àqueles presos o dia em que, vendo, pelas ruas de Recife, “gorilões” do Exército arrastando, como não se deve fazer nem com um animal irracional, Gregório Bezerra, um destacado dirigente comunista brasileiro, membro do PCB, tendo participado dos Levantes da ANL (Aliança Nacional Libertadora), deputado constituinte de 1946 e ferrenho opositor da ditadura militar brasileira , Mércia, ainda muito jovem, tomou a decisão de ser quem foi, no campo da Justiça, exclamando: “A partir de hoje, vou defender esse povo!”.



O excelente texto da peça, fruto do talento da dramaturga SILVIA GOMEZ, gira, exatamente, em torno dos diários da ilustre advogada, no que diz respeito à sua atuação em defesa de centenas de presos(as) políticos(as) do nordeste, principalmente entre 1973 / 1974, período considerado dos mais graves do regime ditatorial de então. No texto, sem obedecer a uma cronologia, mesclam-se o passado, o presente e o futuro; misturam-se falas de uma personagem, A., a mulher que recebe os diários da advogada e fica impactada com o testemunho pela busca de justiça ou, ao menos, o paradeiro de desaparecidos, a partir das súplicas de mães desesperadas com as de outra, a própria Mércia, em narrativas repletas de violência e coragem.



No formato de um diário dentro do diário”, A. “encara o dilema de se envolver com aquela história, mas acaba mergulhando nela. Aos poucos, vai revelando uma personagem feminina importante, que começa a ser reconhecida a partir da publicação de suas memórias em livro, em 2023”. Logo no início da peça, uma fala da atriz já deixa bem claro o que o público vai encontrar no palco do Teatro Poeira. Acreditando estrar sendo fidedigno ao que escreveu a autora, aqui vai a tal fala: “Mércia dizia que era uma contadora de histórias de pessoas que reconstruíram a liberdade. Eu sou uma contadora de histórias. Eu acredito que contar histórias é uma maneira amorosa de pensarmos juntos no nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Contar histórias amorosamente, para nunca esquecer. Para tentarmos responder às perguntas que fazemos a nós mesmos, aqui e agora,”. Histórias duras de se ouvir, mas necessárias de se contar, para que não voltemos a “assistir a filmes indesejáveis, de péssima qualidade”. Felizmente, muito recentemente, um “livramento” permitiu que aquelas ameaças não voltassem a acontecer. Mas é sempre bom estarmos atentos a uma frase que, durante a peça, é repetida pela personagem A.: “Essas coisas acontecem, aconteceram, acontecerão”. Que fiquemos só na conjugação do verbo no pretérito perfeito, deixando de lado o presente e o futuro!




“Atenção, ao dobrar uma esquina!
Uma alegria, atenção, menina!
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão!

Atenção!
Tudo é perigoso!
Tudo é divino, maravilhoso
Atenção para o refrão!

É preciso estar atento e forte!
Não temos tempo de temer a morte.”

(“Divino, Maravilhoso”, Caetano Veloso e Gilberto Gil)




SILVIA GOMEZ deu forma à sua dramaturgia, partindo de uma ideia da diretora, YARA DE NOVAES, de narrar a história como se fosse o diário de A. lendo o diário de Mércia, que ganha a minha modesta aprovação. Muito oportuno é dizer que a pessoa que envia a encomenda para A., os diários, na vida real, citado, na peça, como R., Roberto Monte, já identificado como diretor do “Centro de Direitos Humanos e Memória Popular no RN”, de fato, mandou os escritos da pernambucana para YARA e ANDREA, antes mesmo de publicá-los, em meados de 2023, no livro “Diários de Mércia Albuquerque: 1973-1974), pela editora “Potiguariana”, que já estou me apressando em comprar e ler.



Os relatos que desfilam nas tábuas do Teatro Poeira são comoventes, totalmente reais, e chegam a provocar repugnância, como o que se refere a uma das 12 prisões de Mércia, quando, sozinha em casa, com seu bebê, viu-se obrigada a mandar uma mensagem em uma garrafa, presa numa cordinha, para a vizinha de baixo, pedindo para ela cuidar da criança, enquanto não fosse liberada pelos malditos “gafanhotos”, uma das alcunhas que usava para chamar os militares; quer dizer, os “milicos” ou “gorilas”, como prefiro me referir a eles (Não confundir “MILITARES” com “milicos”.)



O título da peça surgiu em função da atuação heroica de Mércia e de uma frase em que ela se compara à sua mãe: “Minha mãe é bonança; eu não, sou tempestade.”.



Não há muito o que falar sobre o excelente texto de SILVIA GOMEZ, além de que a autora foi muito feliz na garimpagem das informações e na sua costura, valorizando, em minúcias, cada detalhe da vida da homenageada. Uma encenação de qualidade, o seu sucesso, depende de uma boa dramaturgia; tudo começa nela. SILVIA contribui, substancialmente, para que "LADY TEMPESTADE" venha agradando tanto ao público e à crítica especializada. 



Todos os elementos que entram na construção de uma montagem teatral são harmônicos aqui: a cenografia, de DINA SALEM LEVY; o figurino, criado por MARIE SALLES; a luz, desenhada por SARAH SALGADO e RICARDO VÍVIAN; e a trilha sonora, criação de CHICO B, o personagem F., no espetáculo, filho de ANDREA, o qual acompanha a atriz, em alguns trechos do solo.



Dialogam, em mesmo nível de qualidade, o texto, a direção e o trabalho de interpretação. Sobre aquele, já disse o suficiente. YARA DE NOVAES, por trás de uma proposta de direção bem simples, à primeira vista, revela, mais uma vez, seu talento na função, com detalhes de marcação e soluções bastante criativos. Como exemplo, a luz entra como um forte elemento, nesta criação da diretora, até fora do espaço cênico, na cena em que, vindo do fundo de uma das laterais do palco, temos a impressão de que, a qualquer momento, aparecerá o veículo mencionado naquela situação.



Quanto a ANDREA BELTRÃO, será sempre uma redundância dizer que se trata de uma das mais brilhantes atrizes de sua geração. Ela circula, com conforto, segurança e talento, tanto no drama quanto na COMÉDIA, e não sei em qual dos dois gêneros a atriz se sai melhor. Acho que nos dois. ANDREA – jamais me esquecerei – me fez quase explodir de tanto gargalhar, na peça “Jacinta” (2012 / 2013), à qual assisti por três vezes, com texto de Newton Moreno e direção do saudoso e querido Aderbal Freire-Filho, no mesmo Teatro Poeira, a história de uma atriz portuguesa, a “pior atriz do mundo”. Mas também foi ela quem me levou às lágrimas, no ano passado, no espetáculo “Antígona”, a história da princesa que desafiou um rei, para que o corpo do próprio irmão pudesse ser sepultado, como são merecedores todos os seres humanos, personagem aquela que guarda grandes semelhanças com Mércia AlbuquerqueHá de ser ressaltada a sua capacidade de passar de uma personagem a outra com muita naturalidade. Que aula de interpretação!

 



FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Silvia Gomez

Direção: Yara de Novaes

Assistência de Direção: Murillo Basso

 

Interpretação: Andrea Beltrão

 

Cenografia: Dina Salem Levy

Assistente de Cenografia: Alice Cruz

Figurinos: Marie Salles

Desenho de Luz: Sarah Salgado e Ricardo Vívian

Criação e Operação de Trilha Sonora: Chico BF

Desenho de Som: Arthur Ferreira

Identidade Visual: Fábio Arruda e Rodrigo Bleque (Cubículos)

Fotografia: Nana Moraes

Assessoria de Comunicação: Vanessa Cardoso (Factoria Comunicação)

Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti

Comunicação Digital: Bruna Paulin

Produção: Quintal Produções 

 


 

 


 SERVIÇO:

Temporada: De 04 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024.

Local: Teatro Poeira

Endereço: Rua São João Batista, nª 104 – Botafogo – Rio de Janeiro.

Telefone: (21) 2537-8053.

Dias e Horários: De 5ª feira a sábado, às 21h; domingo, às 19h.

Valor dos Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada).

Horário de Funcionamento da Bilheteria: De 3ª feira a sábado, das 15h às 21h, e domingo, das 15h às 19h.

Vendas também pela plataforma SYMPLA.

Capacidade: 171 lugares.

Acessibilidade: SIM.

Duração: 70 minutos.

Classificação Etária: 12 anos. 

Gênero: Monólogo Documental.

 


 

 

         “LADY TEMPESTADE”, ainda que no início da temporada teatral de 2024, já se apresenta como uma produção que merece - e deve constar nas listas - indicações em várias categorias, nos prêmios der TEATRO do Rio de Janeiro, os que merecem crédito, naturalmente.

         Recomendo, com total empenho, o espetáculo!

 

 

 

FOTOS: NANA MORAES

 

 

 

VAMOS AO TEATRO!

OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE ESPETÁCULO DO BRASIL!

A ARTE EDUCA E CONSTRÓI, SEMPRE; E SALVA!

RESISTAMOS SEMPRE MAIS!

COMPARTILHEM ESTE TEXTO, PARA QUE, JUNTOS, POSSAMOS DIVULGAR O QUE HÁ DE MELHOR NO TEATRO BRASILEIRO!





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário