TUDO
AO CONTRÁRIO – 3
EM
PROL DA VIDA!
(UMA NOITE INESQUECÍVEL.
ou
TUDO A FAVOR DO AMOR,
DA TOLERÊNCIA,
DO RESPEITO,
DA SOLIDARIEDADE,
DA DIVERSIDADE.
DA ARTE,
DA PROFISSÃO DE ARTISTA
E
A noite do dia 17 próximo passado (abril / 2018)
(3ª feira) foi especialíssima, para quem ama o TEATRO MUSICAL
BRASILEIRO e respeita todos os tipos de diversidades, além de gostar
de colaborar com as causas mais justas.
Realizou-se,
no lindo Teatro Riachuelo, a terceira edição de
um evento anual, idealizado por CAIO LOKI e realizado
pelo CEFTEM (REINER TENENTE) e JOÃO FONSECA,
chamado “TUDO AO CONTRÁRIO 3 – A CENA EM PROL DA VIDA”, com a renda
total destinada à SOCIEDADE VIVA CAZUZA, que tem à frente uma
mulher digna de nosso maior respeito e homenagem: LUCINHA ARAÚJO.
Antes
de tecer comentários sobre o espetáculo, vou tirar algumas “colas”
do programa do evento e do “release”,
enviado por RIBAMAR FILHO (ASSESSORIA DE
IMPRENSA).
“Inspirado
pelo evento anual ‘BROADWAY BACKWARDS’ e autorizado pela BROADWAY CARES /
EQUITY FIGHTS AIDS, ONG americana, responsável pelo evento beneficente em Nova
York, ‘TUDO AO CONTRÁRIO – A CENA EM PROL DA VIDA’ é um ‘show’, com repertório
de musicais nacionais e internacionais, que tem, como principal característica,
a celebração da diversidade e da vida”.
“Assim
como no ‘BROADWAY BACKWARDS’, é através da inversão do gênero dos/das
personagens, nos números apresentados - atores cantando canções femininas e
vice-versa - que encaramos o desafio, cada vez mais necessário, de nos
colocarmos no lugar do outro e, através da nossa arte, contribuir para a
construção – ou seria desconstrução? – de um mundo mais solidário e empático”, diz REINER TENENTE, um dos responsáveis pelo evento.
Além do objetivo beneficente, o
evento também quer lutar, de maneira artística, a favor da vida e do respeito
universal. Esta terceira edição
contou com um elemento a mais, qual seja demonstrar a aguerrida briga da classe
artística brasileira, para manter uma grande conquista e não permitir que lhe
roubem o direito a um registro profissional, o conhecido DRT.
O espetáculo foi dirigido por REINER TENENTE
(coordenador e fundador do CEFTEM) e
JOÃO FONSECA, de nome consagrado
como diretor e ator, no mundo teatral
brasileiro. Dentre tantos artistas, do segmento
teatral musical, que se apresentaram, constam nomes como os de JORGE MAIA, ANDRÉ DIAS, DIEGO MONTEZ,
GABREIEL STAUFFER, IZABELA BICALHO, LAILA GARIN, WLADIMIR
PINHEIRO, VICTOR MAIA, TADEU AGUIAR, EVELYN CASTRO, GUSTAVO
GASPARANI, LEO BAHIA, HUGO KERTH, ZÉLIA DUNCAN, KACAU GOMES,
LÍLIAN VALESKA, HELGA NEMECZYK, THIAGO
MACHADO, ANALU PIMENTA, CLÁUDIO LINS, ÍCARO SILVA, SORAYA RAVENLE, STELLA MARIA RODRIGUES e tantos outros, voluntários, em prol de uma boa causa: arrecadar fundos para uma
instituição séria, a SOCIEDADE VIVA
CAZUZA.
Nesta edição, além da direção de REINER e JOÃO, o evento teve direção
musical de TONY LUCCHESI, à
frente de uma excelente banda, e coreografias
de um “pool” de grandes coreógrafos (VER
FICHA TÉCNICA.).
O roteiro inclui trechos de alguns dos mais importantes musicais
brasileiros e estrangeiros, principalmente americanos, e, até mesmo, um número
extraído do cinema, do filme “La La Land”.
Segue o roteiro do “show”,
acompanhado de alguns comentários:
1) ABERTURA - FOLLIES (BROADWAY BABY) -
CLÁUDIO GALVAN. Versão: BRUNO CAMURATI.
COMENTÁRIO: Foi
muito bem escolhido o número de abertura do “show”. GALVAN, com sua voz potente e inconfundível, já deu
o tom do que seria aquela noite. O sucesso do evento já estava garantido,
pois CLÁUDIO conseguiu mexer com os mil espectadores, que
lotaram o Teatro Riachuelo, com seu carisma e talento. No meio do
número, o ator/cantor aproveitou a
oportunidade para fazer piadas, criticando, de forma profunda, um conhecido
político, declaradamente homofóbico, no que foi aplaudidíssimo pelo público.
2) PURO
NEY - (HOMEM COM H) - SORAYA RAVENLE.
COMENTÁRIO: É
sempre bom ver o SORAYA em cena. Ela interpretou uma canção de
um espetáculo que fez bastante sucesso no ano passado, gravação original de Ney Matogrosso, interpretada, na peça,
por Marcos Sacramento. Foi um grande
sucesso, pois SORAYA alia o belo
canto a uma excelente presença em cena e exploração do palco.
3) 60! DÉCADA DE ARROMBA-DOC.MUSICAL - (BANHO
DE LUA) - JORGE MAYA + ENSEMBLE.
COMENTÁRIO: Este foi o primeiro grande momento de humor, de tantos
outros, da noite, pois MAYA, um ator
negro, soube tirar partido da letra da canção, eternizada por Cely Campelo, na década de 60, que diz “Fui à praia me bronzear / Tomo um banho de
lua / Fico branca como a neve”. Além disso, o humor também veio das
firulas com a voz, que o grande ator soube fazer, contando com um apoio luxuoso
de ANDRÉ SIGOM, LÉO ARAÚJO, RODRIGO MORURA,
DANIEL LACK, LEANDRO MASSAFERRI e TAUÃ
DELMIRO, alguns deles atuando no musical homenageado, que está, há um ano e
meio, em cartaz; no momento, em São Paulo,
no Theatro NET .
4) STRIKE UP THE BAND (THE
MAN I LOVE ) - ANDRÉ DIAS.
COMENTÁRIO: A
canção escolhida por ANDRÉ é uma das
minhas favoritas e ele lhe deu uma roupagem bem arranjada, embora tenha
interrompido o número, logo no início, por ter esquecido a letra, o que, em
nada, manchou sua “performance”. Ele
pediu desculpas, ao público e à banda, reiniciou a apresentação e o fez de
forma impecável, tendo recebido muitos aplausos. Cabe, aqui, um comentário
extra sobre o incidente: ocorre que o espetáculo é montado em tempo recorde, em
função de vários fatores, como conciliar as agendas dos inúmeros artistas, o
pouco tempo de ocupação do espaço, para os ensaios, e outros “probleminhas”, o
que, certamente, justifica pequenas falhas, nada que não possa ser resolvido,
com a compreensão de todos. E todos compreenderam e aplaudiram bastante a bela
apresentação de ANDRÉ.
5) A NOVIÇA REBELDE (16 & 17) - DIEGO MONTEZ E GABRIEL STAUFFER. Versão: CLAUDIO BOTELHO.
COMENTÁRIO: Considero um dos melhores números da noite. DIEGO já faz parte do elenco da
montagem de “A Noviça Rebelde”, com direção de Charles Möeller e Claudio
Botelho, em cartaz no Teatro Renault,
em São Paulo, e interpretou o mesmo
papel que defende no musical, o
jovem carteiro Rolf, enquanto GABRIEL assumiu a jovem Liesl, arrancando gargalhadas da
plateia, com seus trejeitos femininos, ainda que dentro de um figurino masculino.
Salvo engano, a letra da canção sofreu leves modificações (“cacos”), como ocorreu em outros números. Um dos melhores momentos
da noite.
6) LA LA LAND (ANOTHER DAY OF SUN / SOU GAY E
TUDO BEM) - YASMIN GOMLEVSKY, MARIAH VIAMONTE, UDYLÊ PROCÓPIO, BEL LIMA, CAROL BOTELHO, BRUNO RASA, SAULO SEGRETO, PHILIPE CARNEIRO e GABI PORTO. Versão: BRUNO CAMURATI.
BAILARINOS CONVIDADOS: CLARA DA COSTA, AMANDA GOUVEIA, BELLA MAC, LEANDRO MELO, DÉBORA POLISTCHUCK, TECCA FERREIRA, FLÁVIO FUSCO + ESEMBLE.
COMENTÁRIO: Já apresentado no ano passado, com coreografia e estrutura diferentes, para a atual versão, este número,
bastante divertido, deu oportunidade aos atores
e bailarinos de mostrar uma grande
versatilidade em cena. Uma bela e divertida coreografia, com momentos na plateia, provocando uma integração
entre artistas e assistentes.
7) O HOMEM
DE LA MANCHA (MEDLEY) - IZABELA BICALHO. Versão: MIGUEL FALABELLA.
COMENTÁRIO: IZABELA, uma das nossas maiores
cantrizes, escolheu interpretar canções de um dos mais belos musicais a que já
assisti e, sem dúvida, um dos meus favoritos. Letras simples e singelas, cheias
de conteúdo e emoção, que se destacam na belíssima voz de IZABELA. A grande intérprete, além de seu belo número, foi muito
aplaudida, ao gritar, na saída de cena, “Viva
a profissão de artista!”.
8) O CORSÁRIO
DO REI - (TANGO DE NANCY) - CLAUDIO LINS E CHARLES FERNANDES.
COMENTÁRIO: Neste
número, com uma canção, CLAUDIO, além
de explorar seu enorme talento, como cantor, mostrou um lado sensual, erótico,
na interpretação, totalmente aplicável à sua letra, contando com o apoio
preciso e talentoso de CHARLES. Um
belo número, com certeza.
9) O
GRANDE CIRCO MÍSTICO (BEATRIZ) - LAILA GARIN.
COMENTÁRIO: Embora conheça muitas excelentes gravações de “Beatriz”,
arrisco-me a dizer que a de LAILA foi a que mais me tocou até hoje,
depois da de Mílton Nascimento, não fosse ela dona de um incomensurável
talento vocal. LAILA também teve de interromper a sua apresentação, pelo
mesmo motivo de ANDRÉ DIAS e, provavelmente, pelas mesmas causas, que
tornam tão difícil montar um espetáculo do gabarito deste, o que lhe concede,
ainda, maior importância e grandeza. Foi aplaudidíssima, merecidamente.
10) SE
MEU APARTAMENTO FALASSE - (SAY A LITTLE PRAYER) - FELIPE HABIB, BRUNO FRAGA,
PABLO ÁSCOLI, ANDRÉ GUEDES e RENAN MATOS. Versão: CLAUDIO BOTELHO.
COMENTÁRIO: Canção
da autoria de Burt Bacharach, das mais conhecidas do
musical ao qual pertence, sucesso,
no Rio de Janeiro e em São Paulo, no ano passado, sob a
direção de Charles Möeller e Cláudio Botelho, a cena se
revestiu de muita graciosidade e feminilidade, para o que caprichou o quinteto
de ótimos atores/cantores.
11) O FANTASMA
DA ÓPERA (THE PHANTOM OF THE OPERA) - WLADIMIR PINHEIRO E VITOR MAIA + ENSEMBLE. Versão: CLAUDIO BOTELHO.
COMENTÁRIO: Um clássico, entre os musicais, não poderia faltar neste “show”. A canção foi dividida pelos dois intérpretes, de origens
artísticas tão distintas. WLADIMIR é
dono de um vozeirão e tem formação musical muito aprofundada, inclusive tocando
alguns instrumentos musicais. Já VICTOR,
embora também cante muito bem, está mais voltado para a dança, sendo um dos
mais requisitados coreógrafos brasileiros, apesar de sua juventude. Mas os dois
também são ótimos atores. VICTOR
está em cartaz, em São Paulo, com “Ayrton Senna – O Musical”, e WLADIMIR já deve estar se preparando
para alguma estreia. A canção exige muito de quem a interpreta e os dois,
passeando, entre graves, agudos e falsetes, esbanjaram talento na apresentação.
Uma obra-prima o trabalho da dupla, com o apoio de um excelente ENSEMBLE!
12) FOLLIES (LOSING MY MIND) - TADEU AGUIAR.
COMENTÁRIO: TADEU AGUIAR, depois do grande sucesso,
na direção de “Bibi – Uma Vida Em Musical”, que lotou o Teatro OI Casa Grande, no Rio,
e se prepara para repetir o sucesso em São
Paulo, a partir da primeira semana de maio, foi o responsável pela versão da letra, interpretada de forma bilíngue,
em inglês e português. Apresentação sóbria e elegante, como pede a canção.
13) O REI
LEÃO (ESSA NOITE O AMOR CHEGOU) - EVELYN CASTRO e THATI LOPES. PARTICIPAÇÃO: JOÃO FONSECA e PEDRO PEDRUZZI + ENSEMBLE. Versão: GILBERTO GIL.
COMENTÁRIO: Excelente
apresentação de EVELYN e THATI, puxando para o lesbianismo,
motivo de grande divertimento, para a plateia, graças ao talento das duas, para
o humor. Fundamental, como complemento, a participação de JOÃO e PEDRO.
14) SAMBA FUTEBOL CLUBE - (UMA PARTIDA DE FUTEBOL) - MARINA MOTA, JOANA MENDES, THAINÁ GALLO, MAÍRA GARRIDO, CAMILA MATOSO, GIOVANNA RANGEL, CAROL BOTELHO, TECCA FERREIRA, GABI PORTO, BEL LIMA E LYV ZIESE,
COMENTÁRIO: Este
número, com variações, também foi apresentado na segunda edição deste evento e
obteve muito sucesso. Grande parte das atrizes do ano passado estão nele
novamente. Completamente à vontade, em cena, o grupo reviveu uma cena de um dos
musicais que mais sucesso fizeram, nos últimos anos, genuinamente brasileiro,
com direito a uma postura de empoderamento, quando todas, levantando as camisas
de clubes de futebol, que usavam, deixaram, por dois ou três segundos, os seios
à mostra, num “desafio” aos moralistas e puritanos, algo, certamente,
inesperado, mas muito bem aceito pelo público presente.
15) ÓPERA
DOS 3 VINTÉNS - (JENNY DOS PIRATAS) - JOAO FONSECA.
COMENTÁRIO: JOÃO fez uma ótima
apresentação e aproveitou para prestar uma homenagem a seu grande mestre,
admirado por todos nós, Antônio Abujamra,
o Abu.
16) ÓPERA DO MALANDRO - (GENI E O ZEPELLIN ) - STELLA MARIA RODRIGUES + ENSEMBLE.
COMENTÁRIO: Um dos números mais aplaudidos da noite, esta
apresentação só fez ratificar o talento de STELLA,
que, no meio da canção, fez uma pausa, como se parecesse ter, também, esquecido
a letra, porém aquilo já estava no roteiro e serviu para que ela introduzisse
um discurso inflamado e cheio de emoção, em defesa da classe artística: “A gente é profissional. Eu sei que manifestação
artística é muito importante e acho que todo mundo tem que se manifestar
artisticamente: cantar, dançar, fazer teatro... Mas
a gente trabalha com isso. São oito sessões por semana, às vezes, dando emoção,
repetindo o texto; não é uma brincadeira. A gente batalhou por isso e merece
manter nossa dignidade e o direito do nosso registro”. Saiu de cena aclamada
pelo público e por seus pares.
17) POSITIVAMENTE MILLE - (ESQUECE ESSE
BOY) - REINER TENENTE, VICTOR MAIA, LEONARDO ROCHA, GABRIEL DEMARTINE, LEONARDO
ROCHA, RODRIGO M. BOECKER, BRUNO QUIXOTTE, CLÁUDIO GAZANEO, RODRIGO NAICE,
RODRIGO MORURA, CARLOS VIEGAS, ALEXEI HENRIQUES e EDUARDO GAZANEO, Versão:
BRUNO CAMURATI.
COMENTÁRIO: Uma das
melhores coreografias da noite, com
direito a solos de sapateado, o que concedeu ao número um destaque especial.
18) BIBI – UMA
VIDA EM MUSICAL e PIAF (JE NE REGRETTE RIEN) - GUSTAVO GASPARANI.
COMENTÁRIO: Esta canção exige bastante de um intérprete. GASPARANI, dentro de suas possibilidades
vocais, saiu-se bem, porque cantou mais com a alma, tendo dedicado a sua
apresentação à querida, talentosa e saudosa Solange Badim.
19) HAIRSPRAY - (MEDLEY) - LEO BAHIA e HUGO KERTH + ENSEMBLE.
COMENTÁRIO: LEO e HUGO são, indiscutivelmente, dois dos melhores atores/cantores de sua
geração. Ambos foram apresentados ao público, pela primeira vez, no musical “The Book Of Mormon”, com direção de Rubens Lima Júnior. De lá até hoje, os dois já participaram de inúmeros
espetáculos, todos com grande sucesso. Aqui, a dupla fez um excelente número,
reunindo trechos muito engraçados de “Haispray”.
20) CAZUZA – PRO DIA NASCER FELIZ, O MUSICAL (FAZ PARTE DO MEU
SHOW) - ZELIA DUNCAN .
COMENTÁRIO: Uma linda apresentação, bem
discreta, mas muito marcante, cheia de emoção. Foi com isso que nos presenteou ZÉLIA DUNCAN, com sua voz suave e
marcante. No palco do Teatro Riachuelo,
mais uma das muitas homenagens ao cantor e compositor, que, se vivo fosse,
estaria, agora, completando 60 anos.
21) O REI DO SHOW (THIS IS ME) - KACAU
GOMES, LILIAN VALESKA, HELGA NEMECZYK, CAIO LOKI
+ ARTISTAS CIRCENSES: LÉO SENNA, NORRANA
HADASSA, MARCELLINTON LIMA E DOUGLAS CANTUDO
+ ENSEMBLE.
COMENTÁRIO: Um belo número, em que,
além do talento dos artistas nele envolvidos, destacaram-se o figurino e a maquiagem. Um ótimo momento do “show”,
reunindo grandes “performers”.
22) DREAMGIRLS - (LISTEN) - DANILO DE MOURA.
COMENTÁRIO: O número chamou a atenção
pela sobriedade, na apresentação, assim como em função da bela e possante voz
de DANILO.
23) CHICAGO - (NOWADAYS) - ÍCARO SILVA e
THIAGO MACHADO. Versão: CLAUDIO BOTELHO.
COMENTÁRIO: De posse do programa do “show”, este era um dos números mais
esperados por mim, porque gosto muito do musical
e admiro, profundamente, o trabalho de ÍCARO
e THIAGO, ambos em cartaz, no momento,
no próprio Teatro Riachuelo, com o
musical “Romeu & Julieta”. Os
dois superaram as minhas expectativas, com uma “performance” inesquecível.
24) KINKY BOOTS – (MEDLEY) - ANALU PIMENTA e JULIE.
BAILARINOS: CLARA DA COSTA, AMANDA GOUVEIA,
DEBORAH POLISTCHUCK, LEANDRO MELO, LÚCIA SANUTO, FLÁVIO FUSCO, WESLEY CARNEIRO,
VICTOR ALLI, LEONARDO ROCHA, FLÁVIO MORAES, BO ANDERS, ANDERSON ROSA, QUÉOPS,
ERIKA HENRIQUES, BELLA MAC, BRUNO RASA E CAIO GODARD.
ENSEMBLE: GABI PORTO, BEL LIMA, ANDRÉ
SIGOM, MAÍRA GARRIDO, LEO ARAÚJO, LEANDRO MASSAFERRI, TAUÃ DELMIRO, FLÁVIO
MORAES, CAROL BOTELHO, DANIEL LACK, CLARA DA COSTA e RODRIGO MORURA.
COMENTÁRIO: Os roteiristas do
espetáculo souberam escolher o número de encerramento do “show”, reunindo, numa
grande celebração, boa parte do elenco, num número leve e divertido, com
destaque para as duas protagonistas, como não poderia deixar de ser.
FICHA TÉCNICA:
Idealização: Caio Loki
Direção:
João Fonseca e Reiner Tenente
Assistente
de Direção: Pedro Pedruzzi
Direção
Musical: Tony Lucchesi
Coreografias:
Victor Maia, Clara da Costa,Bella Mac e Patrícia Carillo
Coreógrafo Convidado: Alex Neoral
Coreografia Circense: Leo Senna
Coreografia Circense: Leo Senna
Iluminação:
Luiz Paulo Nenen e Dani Sanchez
Canhão:
Alexandre Farias e Fernanda Mattos
Cenografia:
Nello Marrese
Sound
Designer e Operador de Som: Carlos Esteves
Microfonistas: Camille Lago, Marcus Frech e Jamile Mgalhães
Direção
de Produção: Joana Mendes e Reiner Tenente
Produção Executiva: Brenda Monteiro
Produção Executiva: Brenda Monteiro
Voluntários: Beatriz Fraga, Caio Lisboa, Carol Vasconcelos, Flora Menezes, Jéssica Amendola, João Miranda, Jordan Cardoso, Juan Menezes, Juliana Scalco, Leonardo Ribeiro, Mafê Massyliouk e Matheus Apolônio
Direção Audiovisual, Filmagem e Finalização: Leonardo Rocha
Fotógrafos: Letycia MIller e Clarissa Ribeiro
Programação
Visual: Leonardo Rocha e Caio Loki
Assessoria
de Imprensa: Ribamar Filho e MercadoCom
Marketing: Flávio Fusco
Marketing: Flávio Fusco
Realização:
CEFTEM
Todos
os números foram acompanhados por uma excelente banda,
formada pelos seguintes músicos: TONY LUCCHESI (piano,
arranjos e regência); ALEXANDRE QUEIROZ (teclado e co-arranjador); LEO
BANDEIRA (bateria e percussão e co-arranjador); PEDRO AUNE (baixo);
MÁRCIO CARVALHO (guitarra); GABRIEL QUINTO (violão); LUIZ FELIPE
FERREIRA (violino); THAIS FERREIRA (violoncelo) e VÍTOR DE
MEDEIROS (sax alto, sax barítono, flauta e clarinete).
Ao todo, foram cerca
de cem artistas, apresentando-se com o máximo de garra, amor e talento. Consagrados nomes do TEATRO MUSICAL BRASILEIRO, apresentando-se,
misturados a talentosos jovens, iniciantes nesse gênero, e com tanta
generosidade e troca, é algo comovente e gratificante.
O evento conta com algumas parcerias,
incluindo a valiosa colaboração da AVENTURA ENTRETENIMENTO e o
apoio do Teatro Riachuelo.
Tudo funcionou a contento, na festa, e eu
quero registrar quatro detalhes técnico-artísticos importantíssimos: a
brilhante direção, de JOÃO FONSECA e REINER
TENENTE; o cenário, simples e muito significativo, de NELLO
MARRESE; a belíssima luz, de LUIZ PAULO NENEN e DANI
SANCHEZ, e o desenho de som, de CARLOS ESTEVES.
Apesar de tudo e de todos os que insistem em colocar obstáculos em seu caminho, o TEATRO SOBREVIVERÁ, enquanto houver gente que dá o
sangue e o suor por ele, como aquelas mais de 100 pessoas, no total ,
que se reuniram, para nos proporcionar uma noite inesquecível de arte e
solidariedade.
E VIVA O TEATRO MUSICAL BRASILEIRO!!!
E VIVA A SOCIEDADE VIVA CAZUZA!
E VIVA O ARTISTA BRASILEIRO!
EVOÉ!!!
e
CLARISSA RIBEIRO.)
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