MENINA
DE CAPUZ,
DUENDE
E
BONECO
DE MADEIRA
(A
VEZ DAS CRIANÇAS...
...E
DOS ADULTOS)
Se “é de
pequeno que se torce o pepino”, também é de pequeno que se forma um futuro
espectador de TEATRO.
Levar uma
criança para ver uma peça infantil deve ser considerado um ato de amor, pois o
adulto acompanhante, seja lá quem for, pode ter a certeza de que estará fazendo
um grande bem àquela pessoinha, colaborando para a sua formação e amor às artes. E estará se distraindo, divertindo-se também.
É preciso,
entretanto, que a escolha pela peça infantil seja muito bem feita, para que o
efeito não seja oposto, ou seja, a criança, diante de um espetáculo de má qualidade,
não saia do teatro com a impressão de que “aquela diversão não é divertida”.
Felizmente,
nos últimos tempos, os produtores, diretores e atores, alguns até já bem
consagrados pelo público adulto, resolveram investir pesado em grandes
produções para os pequenos, e o resultado é que as casas de espetáculo viram
crescer o seu movimento, até com lotações esgotadas.
Mas, repito,
isso não acontece com qualquer peça infantil.
Sempre que eu assistir a algum espetáculo que mereça a minha atenção e o
meu aval, se bem que não tão importante seja este, a partir desta resenha,
escreverei sobre ele.
É o caso de
três espetáculos aos quais assisti no último final de semana e que, logo de
saída, recomendo: CHAPEUZINHO VERMELHO
COMO VOCÊ NUNCA VIU, O DUENDE RUMPELSTILTSKIN e AS AVENTURAS DE PINÓQUIO.
CHAPEUZINHO
VERMELHO COMO VOCÊ NUNCA VIU
O original deste clássico
da literatura infantil universal, tantas vezes adaptado para o TEATRO, data do século XIV, de origem
europeia.
O
espetáculo está em cartaz, numa versão totalmente modernizada, em forma de
musical, no Theatro Net Rio, às sábados, às 15h30min, e aos domingos, às 16h, até o dia 1º de fevereiro.
Vamos
à sinopse fornecida pela produção do espetáculo:
SINOPSE:
CHAPEUZINHO VERMELHO COMO VOCÊ NUNCA VIU nada mais é do que uma
divertida e gostosa versão musicada, adaptada de uma das maiores histórias
infantis que existem.
Ainda que curta, essa
história vive na memória de todos os adultos e é contada, até hoje, para
milhares de crianças por todo o mundo.
“COMO VOCÊ NUNCA VIU” está “magicamente” justificada nos detalhes,
criações que, sem fugir à originalidade, tendem a levar todos a um universo,
até então, nunca visto.
Cenários diferenciados, que,
misturados aos inúmeros personagens, criam uma divertida ilusão aos pequeninos,
levando-os a um mundo novo.
Aqui, o LOBO é lobo mesmo. É o que diz
uma das músicas do espetáculo, enfatizando a presença de um vilão real, que, de
uma maneira divertida, resgata o medo e a emoção entre o duelo “MOCINHO X VILÃO”.
O MOCINHO, aqui, é representado pelo caçador, que, nesta versão,
ganha destaque fundamental para o desenrolar desta aventura.
Entre outros atrativos, o
famoso bordão - Vovó, por que a senhora
tem esse(s) nariz/orelhas/boca tão grande? - é momento de extrema
identificação com o público, resgatando
antigas memórias e tirando sorrisos da plateia.
A intenção não é criar uma
nova história, e sim viajar pelos “bastidores” da velha e boa CHAPEUZINHO VERMELHO; desta vez, COMO VOCÊ NUNCA VIU!
FICHA TÉCNICA:
Texto, Produção e Direção: CLEITON MORAIS e VINICIUS OLIVO
Composições: BRUNO CAMURATI e TONY LUCCHESIDireção Musical: TONY LUCCHESI
Coreografia: RODRIGO SOARES
Sapateado: HELENA SANT’ANNA
Figurino: HERBERT CORREA e GIOVANNI TARGA
Cenografia: CHARLES ROCHA
Design de Luz: AURÉLIO DE SIMONI / AXEL MELLO
Design e Programação Visual: ALONSO MARTINEZ
Elenco: LAURA LOBO, CLEITON MORAIS, UDYLÊ PROCÓPIO, ISADORA TAAM, MARINA MOTTA, ALANNA BERGAMO, VERÔNICA MEDEIROS, MOIRA OSÓRIO, RODRIGO FERNANDO, DRAYSON MENEZZES, JULIA MATTOS e DÉBORAH MARINS
SERVIÇO:
Theatro
Net Rio - Shopping Cidade Copacabana – Rua
Siqueira Campos, 143, 2º andar
Horários:
sábados, às 15h30min; domingos, às 16h.
Temporada:
Até 1º de fevereiro
Preços:
Plateia = R$80,00 e R$40,00 (meia-entrada); Balcão = R$60,00 e R$30,00
(meia-entrada)
Trata-se
de uma montagem muito bem cuidada, com belos figurinos e um excelente cenário,
respeitando o gosto estético das crianças e dos adultos. A produção não economizou na parte técnica.
Os
destaques do espetáculo vão para LAURA
LOBO, a protagonista, que, além de representar e dançar, é dona de uma bela
e afinada voz; CLEITON MORAIS, o LOBO, ótimo e irreconhecível na
caracterização; as coreografias, de RODRIGO SOARES; e a bela trilha sonora, especialmente composta
para o espetáculo, saída do talento de BRUNO
CAMURATI e TONY LUCCHESI.
Leve
suas crianças para conhecer uma CHAPEUZINHO
VERMELHO como elas nunca conheceram!
Cleiton e Laura.
Laura Lobo / Chapeuzinho Vermelho.
Cleiton Morais / Lobo Mau.
Elenco.
Chapeuzinho foge do Lobo.
Bela coreografia do espetáculo, com solo do Lobo.
(FOTOS: ROGÉRIO NEVES)
O DUENDE
RUMPELSTILTSKIN
Outro espetáculo que recomendo é O DUENDE RUMPELSTILTSKIN, em cartaz, atualmente, no Teatro dos Quatro (Shopping da Gávea),
aos sábados e domingos, às 15h,
este, a meu juízo, não indicado para crianças muito pequenas, ainda que a
produção o recomende para maiores de 2 anos.
Esta
peça estreou em São Paulo e cumpriu temporada de sucesso naquela capital,
passou pelo Centro Cultural João Nogueira (Imperator), na zona norte do Rio de
Janeiro, com grande sucesso de público e de crítica, e, agora, em tempos de
férias escolares, volta ao cartaz na zona sul, para um outro tipo de público,
que também vem aceitando muito bem esta cuidadosa e afinada montagem.
Com a mesma equipe envolvida em espetáculos
anteriores, consagrados pelo público e pela crítica, a CINETEATRO PRODUÇÕES,
que produz a peça, entende que os contos tradicionais são formas de aproximação
das crianças como o carinho e o acalanto familiar. Com a mesma estética rústica e artesanal de
suas peças anteriores, reestreia O DUENDE RUMPELSTILTSKIN, texto do
jovem e talentoso autor DANIEL PORTO (a partir do conto dos Irmãos
Grimm).
O espetáculo se propõe a manter, através da
adaptação de um dos grandes clássicos da literatura mundial, a relação absoluta
entre a arte e a educação, por considerar que, através desse encontro, o
entretenimento de qualidade pode ser uma fonte fundamental na formação de novos
cidadãos.
Com mais de duzentos anos, desde a primeira
publicação do livro “Contos para as crianças e para o lar”, que lhes deu
notoriedade e fez com que seus nomes ficassem registrados na história mundial e
da literatura, os Irmãos Grimm foram responsáveis por coletar contos do
folclore europeu e unir todos num livro, perpetuando-os até hoje. Seus contos são recheados de ensinamentos
morais e saberes atemporais, o que torna pertinente serem contados atualmente. O DUENDE não é diferente.
A peça parte desse conto homônimo, para
contar a história de um DUENDE (ALEXANDRE LINO), que não pode ter
seu nome revelado, e de uma jovem camponesa, ELISA (MARIANA MARCIANO),
aprisionada numa torre, para transformar palha em ouro. O DUENDE, aproveitador, coloca-a em
situações difíceis e escolhas delicadas, por ganância e não ser destruído por
ouvir seu nome pronunciado. Como todo conto
tem uma lição de moral, este não é diferente: mostra que a boa fé e a
honestidade compensam.
SINOPSE:
O
DUENDE RUMPELSTILTSKIN é a história do DUENDE que não pode ter seu nome revelado e se
aproveita das fragilidades de uma jovem camponesa, ELISA, aprisionada
pelo REI, numa torre, para transformar palha em ouro.
A
peça tem alguns truques de mágica e trilha sonora original, tocada, no
acordeão, pelo músico e diretor musical da peça TIBOR FITTEL.
A estética da peça é toda
rústica e artesanal, com figurinos de época, costurados a mão, e iluminação
delicada, com luminárias e ribalta, para criar a atmosfera dos séculos
passados. Há relatos de que os primeiros
registros do conto aconteceram no século XVI e a primeira publicação, no século
XIX.
Alguns truques de mágica
fazem parte da marcação do personagem do DUENDE, e o público é instigado
a tentar adivinhar o seu nome.
É um belo espetáculo,
diferente do que estamos acostumados a ver, em matéria de TEATRO INFANTIL.
Não poderia deixar de destacar
o trabalho do par de atores, ALEXANDRE LINO e MARIANA MARCIANO,
que também fazem outros personagens na peça, além do DUENDE RUMPELSTILTSKIN
e de ELISA, respectivamente.
FICHA TÉCNICA:
Autor: DANIEL PORTO
Direção:
DANIEL DIAS DA SILVA
Elenco:
ALEXANDRE LINO e MARIANA MARCIANO
Direção
Musical: TIBOR FITTEL
Cenografia
e figurinos: KARLLA DE LUCA
Iluminação: PAULO EMYGIDIO
Preparação
Corporal: MARIANA MARTINS
Produção
Executiva: DANIEL PORTO
Assistente
de Produção: PAULO AMARO
Programação
Visual: GUILHERME LOPES MOURA
Webdesigner:
MARIANA MARTINS
Assessoria
de Imprensa (RJ): GABRIELA MOTA
Produtores Associados: ALEXANDRE
LINO, ANNA SANT’ANA e DANIEL PORTO
Idealização e Realização: CINETEATRO
PRODUÇÕES
SERVIÇO:
Local: Teatro dos Quatro (Shopping da Gávea) – Rua Marquês de São
Vicente, 52 – 2º andar.
Temporada: até 29 de março (sábados e domingos às 15h)
Ingressos: R$ 60,00; R$
30,00 (meia-entrada).
Informações (21)
2294-1096
Gênero:
Infantil
Classificação:
LIVRE, indicado para crianças a partir dos 2 anos.
Duração:
50 minutos
Capacidade: 400 lugares
Vendas: www.ingresso.com.br
O
nome da peça é difícil de pronunciar?
Então, recomende-a a seus amigos, dizendo apenas: Vá ver O DUENDE!
Alexandre Lino, o Duende.
Mariana Marciano, Elisa.
Momento de magia.
Transformando palha em ouro.
Momento de ternura.
(FOTOS: JANDERSON PIRES)
AS
AVENTURAS DE PINÓQUIO
A CINETEATRO PRODUÇÕES acabou de estrear
o seu mais novo espetáculo infantil: AS
AVENTURAS DE PINÓQUIO.
A peça conta a
história de um boneco de madeira, que ganha vida e sonha em ser um menino de
verdade, e suas aventuras, conto que está enraizado no imaginário popular,
desde a sua criação, no final do século XIX, na Itália, e é, no Brasil, uma das
lendas mais contadas para as crianças.
Para se manter fiel ao original o autor,
DANIEL PORTO (de O Pastor, Acabou o Pó e O Duende
Rumpelstiltskin) e o produtor ALEXANDRE
LINO foram a Florença, na Itália, fazer uma pesquisa e trazer material para
esta montagem. A direção é da diretora
ítalo-brasileira CARINA CASUSCELLI.
PINÓQUIO é atemporal e é espelho para o
leitor. Nesta montagem, com músicas e
estética italianas, originais para a peça, é contada a história de um artesão
solitário, GEPPETTO, que almejava
ser pai e tem o seu sonho realizado de uma forma inusitada: constrói um boneco,
com um tronco de madeira, que ganha vida e vira seu filho. GEPPETTO
parte para uma nova aventura em sua vida, a de ser pai.
O pequeno
boneco nutre o desejo de conhecer o mundo e, assim, começa a história, que vai
sendo narrada por GEPPETTO.
Do difícil
caminho de sair de casa até chegar à escola, PINÓQUIO precisa decidir entre o certo e o errado e quais caminhos
seguir. É nessas escolhas que se
constrói a narrativa incrível do pequeno boneco. Uma fada bondosa, uma raposa esperta, um dono
de um circo de marionetes são alguns dos encontros de PINÓQUIO, até chegar ao seu objetivo: ser um menino de verdade.
Um clássico da
literatura infantil mundial, por si só, já possui relevância para o
enriquecimento cultural das crianças, porém estamos falando não apenas de um clássico,
mas de um personagem que completa 134 anos de “vida”.
SINOPSE:
A peça conta a história e
as incríveis aventuras do boneco de madeira que ganha vida e sonha em ser um
menino de verdade.
FICHA TÉCNICA:
Autor:
DANIEL PORTO
Direção:
CARINA CASUSCELLI
Elenco:
ANTONIO CARLOS FEIO (GEPPETTO), LUCIANA VICTOR (vários papéis), GABRIEL JACQUES
(vários papéis) e PAULO AMARO (PINÓQUIO)
Direção
Musical: TIBOR FITTEL
Direção
de Produção: ALEXANDRE LINO
Cenografia
e figurinos: KARLLA DE LUCA
Iluminação:
GUEGO LIMA
Produção
Executiva: DANIEL PORTO
Assistente
de Produção: PAULO AMARO
Programação
Visual: GUILHERME LOPES MOURA
Webdesigner:
MARIANA MARTINS
Assessoria
de Imprensa: GABRIELA MOTA
Idealização
e Realização: CINETEATRO PRODUÇÕES
SERVIÇO:
Teatro
dos Quatro - Shopping da Gávea - Rua
Marques de São Vicente, 52 – 2º piso
Duração:
50 minutos
Classificação
etária: Livre
Gênero:
Infantil
Informações
(21) 2294-1096
Lotação:
400 lugares
Sábados
e domingos, às 17h
Até
29 de março
Classificação:
LIVRE
Ingressos:
R$ 60,00; R$ 30,00 (meia-entrada)
Vendas:
www.ingresso.com.br
Os destaques da
peça vão para os belíssimos e criativos cenário
e figurino, de KARLLA DE LUCA, para a caracterização do ator ANTÔNIO CARLOS FEIO, como GEPPETTO,
além da excelente ideia de pôr um boneco de madeira articulado, PINÓQUIO, preso ao corpo do ator PAULO AMARO, pela parte da frente,
quase do tamanho deste, o que dá grande destaque visual ao protagonista.
PINÓQUIO só faz provar que o que é bom
é eterno, principalmente quando recebe o tratamento profissional como o que se
dá nesta peça infantil, mas para todas as idades.
Antônio Carlos Feio.
Geppetto.
Geppetto e Pinóquio (Paulo Amaro).
Pinóquio ouve as lições do pai.
Pinóquio aprende com o pai.
(FOTOS: JANDERSON PIRES)
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