sábado, 6 de novembro de 2021

 

AS CANGACEIRAS,

GUERREIRAS

DO SERTÃO”

ou

(A FORÇA E O PODER

DO SERTÃO FEMININO.)

ou

(SER “MACHO”

NÃO É SÓ PARA HOMENS.)

ou

(UM GRITO DE LIBERDADE

DA MULHER BRASILEIRA.)

ou

(UM MUSICAL BRASILEIRO, INÉDITO, AUTORAL.)






        Por duas vezes, estive em São Paulo, no final de 2019, porém, não consegui assistir a um espetáculo sobre o qual todos, público e críticos, de uma forma geral, teciam loas, o que foi ratificado nas premiações relativas ao ano de 2019. Era ele um musical, “AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO”, que ficou em cartaz no Teatro do Centro Cultural Fiesp. Representou uma das minhas maiores frustrações, da qual, felizmente, pude me desfazer no último dia 29 de outubro (2021), já que a montagem voltou ao cartaz, no Teatro Tuca, com um texto incrivelmente indescritível, de NEWTON MORENO, de cujo talento de dramaturgo sou fã incondicional; uma direção corretíssima, de SERGIO MÓDENA; e contando com um elenco de causar inveja a qualquer outro diretor, encabeçado por AMANDA ACOSTA.





Trata-se de um espetáculo longo (120 minutos, sem intervalo), para os atuais padrões brasileiros, graças à quantidade de coisas que deveriam, mesmo, ser ditas, porém não cansando, em absoluto, o espectador, pela importância do todo e, também, por seu dinamismo. Muito pelo contrário, assistindo a esta peça, trava-se um “embate”, em cada espectador, entre o tempo cronológico e o psicológico. Passam-se, cronologicamente, 120 minutos (Tive a impressão, até, de que foi um pouquinho mais.), porém a sensação que se tem é a de que “o tempo voou”.



O musical é “livremente inspirado em depoimentos de mulheres envolvidas no Cangaço e exalta a força feminina”, como consta no “release” que me foi enviado por HELÔ CINTRA (Pombo Correio Assessoria de Imprensa).



Para se ter uma ideia da grandeza do espetáculo, passo a relacionar as muitas indicações a Prêmios de TEATRO e as conquistas: vencedor do Prêmio APCA 2019, de melhor dramaturgia (NEWTON MORENO); 10 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira 2019 (PEDRO ARRAIS sagrou-se vencedor, na categoria de melhor ator); indicado ao Prêmio Shell 2019, na categoria de melhor dramaturgia; 8 indicações ao Prêmio Destaque Imprensa Digital 2019; 2 indicações ao Prêmio Aplauso Brasil 2019; indicado, como melhor musical, em 2019, pelos críticos da Folha de S. Paulo; 8 indicações ao Prêmio Brasil Musical 2019.





Por todo esse reconhecimento e, principalmente, por exigência do público e da crítica especializada, o musical original reabriu, recentemente, o Teatro TUCA, onde continua colhendo os louros, e com data prevista para uma curtíssima temporada, de duas semanas, em março, logo após o carnaval, no Rio de Janeiro (Teatro Riachuelo), antes de partir para uma turnê pelo Brasil, o que me deixa muito contente, por saber que tantos outros brasileiros poderão conhecer as histórias dessas gigantes mulheres guerreiras, as quais, metaforicamente, dentro de uma história, a partir de uma dramaturgia, representam todas as mulheres do Brasil. No TUCA, a temporada será bem longa, se levarmos em consideração as de hoje, de um mês apenas, estendendo-se até o dia 12 de dezembro próximo.




 

 

SINOPSE:

 

“AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO” é uma fábula, inspirada nas mulheres que seguiam os bandos nordestinos, atuantes contra a desigualdade social da região.

A trama narra a história de um grupo de mulheres, as quais se rebelam contra mecanismos de opressão, encontrados dentro do próprio Cangaço, e encontram, umas nas outras, a força para seguir e tocar suas vidas.

Além de reflexões sobre o conceito de justiça social que o Cangaço representava, o espetáculo também reflete sobre as forças do feminino nesse espaço de libertação e sobre a ideia de cidadania e heroísmo.

O enredo começa quando SERENA (AMANDA ACOSTA) descobre que seu filho, que ela acreditava ter sido morto a mando do marido, TATURANO (MARCO FRANÇA), está vivo. Ela, então, larga seu grupo do Cangaço, chefiado por TATURANO, para partir em busca de seu bebê. Nesse momento, ela não tem a dimensão de que sua luta, para encontrar o filho, se tornará uma luta coletiva, maior que seu problema pessoal. É a metáfora da luta de tantas "serenas" por um espaço de vez e voz.

Outras mulheres que formavam o bando se engajam nessa batalha, além de futuras companheiras que cruzam seu caminho.

Trata-se de um grito de libertação, grito que fala sobre coragem, amor, empatia, união, insurreição e liberdade.

 

 




O sertão nordestino do Brasil, neste musical, representa um microcosmo do país, como um todo. Pelos pensamentos, ações e atitudes daquelas mulheres, percebemos o quanto o dramaturgo faz com que todo o roteiro deixe de pertencer a um espaço limitado, ampliando-se para todos os rincões do país. As maneiras de agir, as causas pelas quais lutam, os gestos e o vocabulário daquelas mulheres maltratadas e desvalorizadas podem ser bem diversos, ou não, das “femes” urbanas, entretanto o recado de que é necessário resistir e não se acovardar, diante dos gritos e do covarde jugo masculino, faz-se, cada vez mais, necessário. É a hora do “ninguém larga a mão de ninguém” e “rumo à vitória”, e a seca, a inospitabilidade, que maltratam os que vivem naquele agreste são, simbolicamente, dois grandes inimigos declarados, mais um desafio para se lutar. Para (sobre)viver.



A montagem conta com várias peculiaridades, as quais a tornam “diferente”, a começar pela perfeição do texto, de NEWTON MORENO, o qual, também, assina as letras das canções, que ganharam melodias de FERNANDA MAIA e se tornam um dos encantos da peça. FERNANDA também assina a direção musical do espetáculo, o que, também, já é garantia de sucesso.



As canções originais foram inspiradas em ritmos da cultura nordestina, com várias referências melodiosas, no dizer da autora das melodias. Em função de suas raízes familiares nordestinas e por ter morado na região nordeste, durante sua formação acadêmica, FERNANDA conseguiu entrar mais em contato com o universo musical local, “que é de uma riqueza ímpar, cheia de personalidade, identidade, poesia e, ao mesmo tempo, muito paradoxal. Esse trabalho foi a união das vozes de todos.”, como diz a própria FERNANDA.



NEWTON MORENO é daqueles autores que não se preocupam com a quantidade, em suas criações, mas com a qualidade, certamente, o que mais importa. Sua produção para o TEATRO não é tão robusta, quantitativamente falando, em comparação a outros grandes dramaturgos brasileiros, como ele, porém bastam alguns de seus títulos, para que possamos colocá-lo no pódio dos nossos grandes autores de TEATRO, uma vez que não há uma de suas peças que não mereça os mais efusivos aplausos, como “As Centenárias”, “Jacinta”, “O Livro”, “O Grande Circo Místico” (em parceria com Alessandro Toller), “Maria do Caritó” e a que é motivo desta crítica, para citar só algumas, as principais, no meu entender.



O que mais me impressiona nos seus textos que, especificamente, abordam temas ligados ao nordeste e ao sertão nordestino, mais do que as tramas, é sua linguagem, ímpar, sua maneira de escrever, a sua digital. Procurando, com uma lanterna poderosa, não consigo encontrar ninguém à sua altura; só chegam perto, mas “batem na trave”. Essa facilidade se deve às suas origens nordestinas e à dedicação que o dramaturgo reserva àquele falar. É muita poesia, muita criatividade, uma tempestade de metáforas das mais instigantes, uma sonoridade que agrada aos mais insensíveis ouvidos. Por vezes, temos a impressão de que estamos ouvindo outro idioma, ainda que as palavras, a maioria delas (outras são regionalismos, neologismos ou deturpações de pronúncia), estejam incorporadas ao nosso vocabulário, da língua portuguesa, porém com tons conotativos tão interessantes e curiosos, que nos instigam e nos obrigam a prestar muita atenção ao que é dito pelos personagens, para que não “comamos barriga”.



É merecedor dos maiores elogios e aplausos o trabalho de direção, a cargo de SERGIO MÓDENA, o qual já exibe um currículo dos melhores, com dezenas de sucessos emplacados, em muitos anos de profissão. Dirigir um texto de MORENO não é para principiantes. E fazer com que o universo do dramaturgo e as suas mensagens possam chegar aos espectadores, via elenco e demais elementos de criação de uma montagem teatral, da forma mais correta, bonita e agradável é tarefa pesada, muito difícil, que só dá certo quando nas mãos de um diretor como MÓDENA.



O tema é forte, o texto é um “colar de pérolas” e as ações precisam sair do papel como lá estão, num ritmo “quente”, com muito movimento; às vezes, quase frenético. A direção chegou ao ponto exato da exigência do texto, contando com um ótimo trabalho de coreografia, assinado por ÉRICA RODRIGUES, e excelentes marcações e soluções para passagens de espaço e tempo, criados e propostos por MÓDENA. “Optamos por uma narrativa que, realmente, seja uma continuação da cena, e não um momento musical, que pare, para celebrar, ou para criar umas aspas dentro da história. Isso só é possível com canções compostas para o espetáculo. Buscamos um DNA totalmente brasileiro para a peça, tanto na embocadura, na fala, na construção do texto, como na interpretação dos atores. Não tem um modelo importado, não tem uma misancene importada; é uma investigação, a partir de códigos que pertencem a uma estética do nosso país e do TEATRO BRASILEIRO.” São palavras do diretor, não havendo, portanto, a menor necessidade de “desenhar”. Eis o porquê do sucesso desta montagem, levando-se em conta também, obviamente, o trabalho coletivo de todos os envolvidos no projeto.



Segundo MÓDENA, “A partir do momento em que essa dramaturgia traz um bando de mulheres, algo que nunca ocorreu, temos uma liberdade, para abrir várias janelas de reflexão, inclusive fazendo um paralelo com o que estamos vivendo hoje. É uma reflexão sobre o sistema de opressão; no caso, a mulher, mas você pode estender para qualquer camada social que está ali sendo historicamente oprimida”.



O protagonismo feminino e a questão da cultura e da história do Nordeste são marcantes em várias peças de NEWTON MORENO. Neste texto, ele achou que “falar sobre as Cangaceiras unia essas duas fontes de inspiração”, ao mesmo tempo que teria a oportunidade de denunciar tantas violências que escapam à nossa percepção, uma vez que são praticadas longe dos nossos olhos, “nos interiores da vida”, “lutas silenciosas ou que não são mostradas”. Para tanto, o autor se prestou a um profundo e profícuo trabalho de pesquisa, tendo tido acesso a documentários, materiais de internet, notícias de jornal e o livro “Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço”, de Adriana Negreiros, o qual discute a trajetória de Maria Bonita, a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o famigerado Lampião, falando que, “apesar de o Cangaço ser um espaço de liberdade, para algumas mulheres, era, também, um lugar violento. O cangaço reproduzia alguns mecanismos de violência do Sertão – abusos, estupros, desmandos. Enfim, ficou relativizado esse lugar de liberdade. Então, o Cangaço acabou virando um trampolim, uma janela, para falarmos sobre a situação de hoje”. Não vão, porém, ao Teatro, achando que assistirão à história do bando daquele cangaceiro nem lhes será oferecida uma história biográfica. Aquelas mulheres são, apenas, uma inspiração. “Não há registro histórico de um bando dessa natureza. Mas, e se houvesse?”, explica NEWTON.



Coisa rara de se ver, nos últimos tempos, em função das dificuldades, cada vez maiores, para se montar um espetáculo teatral, o elenco é formado por quatorze pessoas (seis atores e oito atrizes), todos de excelente qualidade técnico-profissional. Um detalhe que não pode passar ao largo é que, a despeito do protagonismo de AMANDA ACOSTA, com sua SERENA, que dispensa comentários, todos os demais colegas de cena, assim como ela, são merecedores dos maiores aplausos. Todos, atores e atrizes, têm suas cenas de destaque, momentos em que defendem, com unhas e dentes, a oportunidade de mostrar seu talento. São eles: AMANDA ACOSTA, MARCO FRANÇA, VERA ZIMMERMANN, LUCIANA RAMANZINI, LUCIANA LYRA, REBECA JAMIR, JESSÉ SCARPELLINI, MARCELO BOFFAT, MILTON FILHO, PEDRO ARRAIS, CAROL COSTA, NÁBIA VILLELA, CAROL BEZERRA e EDUARDO LEÃO.



Além dos atores cantarem em cena, o espetáculo traz cinco músicos, para completar a parte musical (baixo, violão, guitarra, violoncelo e acordeão). Texto e música se misturam, palavra e canto se complementam, como se tudo fosse uma única linha dramatúrgica.”





Na minha modesta opinião, a cenografia para este espetáculo deveria se pautar em três condições: caracterizar, com bastante precisão, o ambiente do agreste brasileiro; servir às exigências da montagem, no que diz respeito a deixar bem livre o espaço cênico, para as muitas movimentações do elenco, assim como as numerosas coreografias; e que fosse construída de forma a facilitar o transporte, em viagens de turnê. Creio que tenha sido com esses pensamentos e propósitos que MARCIO MEDINA desenvolveu o seu projeto cenográfico, com muita originalidade. Sertão nordestino nos remonta à ideia de terra seca e rachada, pedras e vegetação rasteira e seca, com predominância de cactos, destacando-se os mandacarus. Duvido de que alguém não tenha pensado nisso! Pois o cenário se resume a quatro bases de madeira, retangulares, que se movimentam pelo palco, por meio de rodinhas, levadas pelo próprio elenco, sobre as quais está “plantado”, em touceiras, um tipo de vegetação seca e “hostil”, em forma de moitas, que tanto servem para “aninhar” os/as cangaceiros(as), bem como escondê-los(las). Muito interessante a ideia e sua concepção. Do teto, pendem algumas moitas, do mesmo tipo de vegetação, em menor proporção e tamanho.



Além de serem ótimos e ajustados aos personagens, pouco se tem a dizer sobre os acertados figurinos de FABIO NAMATAME, seguindo a tradição das vestes que eram usadas por aquele tipo de gente, acrescentadas do toque de bom gosto, característica do consagrado e premiado figurinista. Todas as peças de roupas e adereços seguem uma paleta de cores com pouca variação, girando em torno do bege e suas nuanças.



DOMINGOS QUINTILIANO consegue ótimos efeitos de luz, com um projeto de iluminação que, dentro da magia do TEATRO, ajuda, vez por outra, a quebrar a aridez do universo do sertão. Além da luz que vem de cima, o iluminador faz bastante uso da luz lateral, obtendo, com isso, lindos efeitos de plasticidade. As cenas noturnas são um achado, em termos de iluminação.




 

 

FICHA TÉCNICA:

 

Dramaturgia: Newton Moreno

Assistente de Dramaturgia: Almir Martines

Direção: Sergio Módena

Diretor Assistente: Lurryan Nascimento

Produção: Rodrigo Velloni

Direção Musical: Fernanda Maia

Canções Originais: Fernanda Maia e Newton Moreno

 

Elenco: Amanda Acosta, Marco França, Vera Zimmermann, Luciana Ramanzini, Luciana Lyra, Rebeca Jamir, Jessé Scarpellini, Marcelo Boffat, Milton Filho, Pedro Arrais, Carol Costa, Nábia Villela, Carol Bezerra e Eduardo Leão

 

Músicos: Pedro Macedo (contrabaixo), Clara Bastos (contrabaixo), Daniel Warschauer (acordeon), Dicinho Areias (acordeon), Carlos Augusto (violão), Abner Paul (bateria), Pedro Henning (bateria), Felipe Parisi (violoncelo) e Samuel Lopes (violoncelo)

 

Coreografia: Érica Rodrigues

Figurino: Fábio Namatame

Cenário: Márcio Medina

Iluminação: Domingos Quintiliano

Pianista Ensaiador e Assistente de Direção Musical: Rafa Miranda

Designer Gráfico e Ilustrações: Ricardo Cammarota

Fotografia: Priscila Prade

Produção Executiva: Swan Prado

Assistente de Produção: Adriana Souza e Bruno Gonçalves

Gestão Financeira: Vanessa Velloni

Administração: Velloni Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio (Helô Correia e Douglas Picchetti)

 

 





 

 

SERVIÇO:

 

Temporada: De 16 de outubro a 12 de dezembro de 2021.

Local: Teatro TUCA

Endereço: Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo 

Telefone (Bilheteria): (11) 3670-8455

Dias e Horários: 6ªs feiras e sábados, às 21h; domingos, às 19h

Valor dos Ingressos: R$100,00

Duração: 120 minutos

Classificação Etária: 12 anos

Capacidade: 115 lugares (Com possibilidade de ser ampliada.)

Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/69375

 

 





        De uns tempos para cá, venho me cobrando algumas palavras sobre a produção dos espetáculos que são merecedores de uma crítica minha, pelo fato de serem de boa qualidade, como este, uma vez que são profissionais, praticamente, anônimos, que não aparecem na linha de frente, mas sem os quais uma peça demora ou não chega a "decolar". Assim, louvo o valoroso trabalho de RODRIGO VELLONI (produtor) e, mais ainda, dos que “põem a mão na massa”: SWAN PRADO (produtor executivo) e ADRIANA SOUZA e BRUNO GONÇALVES (assistentes de produção).



        É ótimo, quando vamos a um Teatro, movidos por uma grande expectativa, que surge por causa dos muitos comentários positivos sobre a peça, e sai de lá com a sensação, ou melhor, a certeza de que foi muito pouco o que ouviu de bom sobre ela. “AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO” é um dos melhores espetáculos em cartaz, na cidade de São Paulo, e, como já anunciei, no parágrafo anterior à SINOPSE, nos fará uma rápida visita, em março de 2022.



        IMPERDÍVEL e eu vou rever!



 

(FOTOS: PRISCILA PRADE)

 



GALERIA PARTICULAR:

(FOTOS: LEONARDO SOARES BRAGA)


Com Sergio Módena.


Com Milton Filho.



Com Amanda Acosta.



Com Pedro Arrais.



 

 

E VAMOS AO TEATRO,

COM TODOS OS CUIDADOS!!!

 

OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE ESPETÁCULO

 DO BRASIL,

COM TODOS OS CUIDADOS!!!

 

A ARTE EDUCA E CONSTRÓI, SEMPRE!!!

 

RESISTAMOS, SEMPRE MAIS!!!

 

COMPARTILHEM ESTE TEXTO,

PARA QUE, JUNTOS,

POSSAMOS DIVULGAR

O QUE HÁ DE MELHOR NO

TEATRO BRASILEIRO!!!

Um comentário: