quinta-feira, 21 de março de 2019



PRÊMIO
DO
HUMOR
2019 – RJ


(UMA BRILHANTE IDEIA,
UMA CELEBRAÇÃO À VIDA,
UMA REVERÊNCIA
AOS HUMORISTAS BRASILEIROS
E
UMA JUSTA HOMENAGEM
A BERTA LORAN.)





 

            Realizou-se, na noite de anteontem, 19 de março de 2019, no salão da Tribuna C do Jockey Clube Brasileiro, a terceira versão do PRÊMIO DO HUMOR – 2019 – RJ, uma brilhante ideia de FÁBIO PORCHAT. É muito importante lembrar que esta é a única premiação de TEATRO em que somente espetáculos de COMÉDIA concorrem. Um dos fatos que motivaram FÁBIO a criar o “PRÊMIO” foi a constatação de que, raramente, em outras premiações as COMÉDIAS são “lembradas”. Fica uma impressão – minha – de que esse gênero acaba merecendo um tratamento diferenciado, por parte de quem aponta os premiados. Como se não houvesse tantos espetáculos de COMÉDIA credenciados a ganhar prêmios...







            Para escrever este artigo, além do meu testemunho ocular e das minhas anotações, contei com um “release”, enviado por LIÈGE MONTEIRO e LUIZ FERNANDO COUTINHO, que prestaram assessoria de imprensa ao evento, sempre com grande competência profissional.



Liége Monteiro e Luiz Fernando Coutinho.


            Louvo, profundamente, a iniciativa de PORCHAT, que, sem qualquer patrocínio, banca o “PRÊMIO”, com recursos próprios, desde quando, a partir de um determinado momento, partiu para uma ação e uma reação, ao mesmo tempo, ou em ordem contrária. Até então, todos sabemos que, infelizmente, por total ignorância, a maioria das pessoas considera a COMÉDIA uma “arte menor”; o HUMOR, portanto, fica sendo algo sem muito valor, de pouca importância e relevância nas nossas vidas, quando é, exatamente, o contrário. Sem HUMOR, não há vida. E todos os profissionais que fazem o BOM HUMOR e tiram dele seu sustento merecem o nosso total respeito e admiração, para o que, FÁBIO, com sua iniciativa, chama a atenção de todos, público e imprensa.

            Quanto ao fato de ser considerada “arte menor”, a COMÉDIA, nada pode ser mais absurdo, uma vez que, muito ao contrário do que se pode pensar, fazer rir é muito difícil, para quem escreve e para quem representa. Muito mais do que provocar o choro. E, para fazer HUMOR, a pessoa já nasce predestinada, vocacionada, porque muitos tentam, mas nada é mais constrangedor e irritante do que uma pessoa sem-graça querendo ser engraçada.







            Tão importantes são o saber fazer rir e o saber achar graça, que resolvi garimpar algumas frases e pensamentos acerca disso.

O grande dramaturgo do TEATRO do Absurdo Eugène Ionesco cunhou a seguinte frase: "Onde não existe HUMOR, não existe humanidade. Onde não há HUMOR, há um campo de concentração".

Na visão do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, "HUMOR não é um estado de espírito, mas uma visão do mundo.".

O mestre Charles Chaplin nos legou esta frase: "Através do HUMOR, nós vemos, no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental."

O escritor norte-americano Mark Twain é autor de uma pérola de frase: "O bom HUMOR é essencial, o que nos salva. No minuto em que surge, toda nossa irritação e ressentimento somem, cedendo lugar a um espírito radiante."

Se ficarmos pelo Brasil, podemos refletir sobre quatro boas afirmações que tratam do HUMOR. Do Barão de Itararé, o sarcástico jornalista Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (O nome já soa como uma piada.): "Senso de HUMOR é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva, se acontecesse com você.". De Miguel Falabella: “Fazer COMÉDIA não é uma escolha. Cada um vê o mundo de uma maneira. Eu o vejo com HUMOR.”. De Ney Latorraca: “O HUMOR é uma arma para falar as verdades.”. E, finalmente, do mestre dos mestres, Chico Anysio: “O HUMOR minimiza a crise, o drama, o problema. O povo ri de sua própria desgraça.”.

            O ator Antônio Banderas diz que HUMOR é sinal de inteligência.”, com o que concordo plenamente. O ator, de uma forma geral, até, pode ser um pouco desprovido de inteligência. O ator HUMORISTA nunca! O redator HUMORISTA jamais! Quem faz o bom HUMOR em tempo nenhum!!!

            Mas voltemos a falar do “PRÊMIO DO HUMOR”.

Tendo atingido o sucesso logo na sua primeira versão, há três anos, no Rio de Janeiro, PORCHAT estendeu a premiação a São Paulo, onde aconteceu, na semana passada, sua primeira edição. Sempre há a escolha de alguém para ser homenageado. Este ano, em São Paulo, a honraria coube a Jô Soares, enquanto, no Rio, a homenagem foi prestada à atriz BERTA LORAN, às vésperas de completar 93 anos de vida.

Um pouco sobre a homenageada BERTA LORAN: Nascida em Varsóvia, Polônia, em 26 de março de 1926, judia, mudou-se para o Brasil, com a família, em 1939, antes da invasão alemã. Estreou no cinema, como atriz, no Brasil, em 1955. Era a época das chanchadas brasileiras. E ela se tornou comediante, pois foi o que fez melhor a vida inteira. Quem a encaminhou foi Watson Macedo, e o filme foi "Sinfonia Carioca”. Fez mais dois filmes, logo a seguir: “Papai Fanfarrão” e “Garotas e Samba”, ambos dirigidos por outro grande nome do cinema nacional, Carlos Manga. Na década de 60, fez o programa: "Oh! Que Delícia de Show”, no qual se apresentou em um espetáculo memorável, com Cy Manifold. Era um dueto de sapateado. Depois, DONA BERTA (É assim que trato as divas.) entrou para a televisão, fazendo grandes programas humorísticos, como "Balança, Mas Não Cai”, "Planeta Dos Homens”, "Escolinha Do Professor Raimundo” e "Zorra Total”. Trabalhou, ainda, em "Satiricom”, "Viva O Gordo”, “Humor Livre” e "Estados Unidos De Chico City”, todos grandes sucessos de audiência, que marcaram o HUMOR na televisão brasileira. Em 1984, surpreendeu o público e a crítica, com sua “performance” de atriz, em "Amor Com Amor se Paga”, novela de Ivani Ribeiro, em que fez dobradinha histórica com Ary Fontoura. Participou, ainda, da minissérie "Chiquinha Gonzaga” e das novelas "Torre de Babel” e “Ciranda de Pedra” (2008); e das novelas “Cama de Gato” (2009) e "Cordel Encantado" (2011). Em cinema, fez mais de quinze filmes, tendo começado em 1955, como já foi dito. O mais recente longa-metragem de que participou foi “Canta Pra Subir”, ano passado, COMÉDIA assinada por Caroline Fioratti. A atriz sempre fez muito sucesso, pois suas atuações marcaram um estilo próprio e ganharam o respeito do público.












O “PRÊMIO DO HUMOR” abarca cinco categorias, que passo a enumerar, na ordem em que foram anunciadas, com os nomes dos indicados e seus respectivos vencedores, destacados em vermelho:

MELHOR TEXTO: HENRIQUE FONTES e PABLO CAPISTRANO, por “A INVENÇÃO DO NORDESTE”; Leandro Muniz, por “A Vida Não É um Musical — O Musical”; Pedro Brício, por “O Condomínio”; e Zéu Britto, por “Delírios da Madrugada”. A entrega do troféu foi feita por Luiz Fernando Guimarães, uma atração à parte, na cerimônia.



(Foto: Alexandre Pomazali.)



(Foto: Alexandre Pomazali.)



CATEGORIA ESPECIAL: FABIANO KRIEGER, pelas músicas da peça “A VIDA NÃO É UM MUSICAL – O MUSICAL”; Miguel Falabella, pela adaptação, em versos, da peça “Mordidas”; e Zéu Britto, pelas músicas da peça “Delírios da Madrugada”. Quem entregou o troféu, e divertiu muito a plateia, foi Nany People, com seu humor inteligente e suas ágeis improvisações.







(Foto: Alexandre Pomazali.)



MELHOR DIREÇÃO: João Fonseca e Leandro Muniz, por “A Vida Não É um Musical — O Musical”; QUITÉRIA KELLY, por “A INVENÇÃO DO NORDESTE”; e Pedro Brício e Alcemar Vieira, por “O Condomínio”. Foi um dos momentos mais emocionantes da festa, uma vez que quem foi convidado para entregar o troféu foi um grande mestre do TEATRO e do HUMOR, especificamente, Amir Haddad, que fez um lindo e comovente discurso, tendo sido ovacionado e reverenciado por todos os presentes.



(Foto: Alexandre Pomazali.)



MELHOR PERFORMANCE: Daniela Fontan, por “A Vida Não É um Musical — O Musical”; Isabelle Marques, por “Tô de Graça”; Izabella Van Hecke, por “Super Moça”; Marcelo Nogueira, por “A Vida Não É um Musical — O Musical”; Mateus Cardoso, por “A Invenção do Nordeste”; PEDROCA MONTEIRO, por “O Condomínio”; Rodrigo Sant’Anna, por “Tô de Graça”; e Zéu Britto, por “Delírios da Madrugada”. O troféu foi entregue por Jefferson Schroeder, vencedor, nessa mesma categoria, no ano anterior.



(Foto: Alexandre Pomazali.)



Foto: Alexandre Pomazali.)



MELHOR ESPETÁCULO: “O Condomínio”; “Delírios da Madrugada”; “A INVENÇÃO DO NORDESTE”; e “A Vida Não É um Musical — O Musical”. Para entregar o troféu, foi chamado ao palco o ator Pedro Paulo Rangelum dos ídolos de PORCHAT,  Pepê, como, carinhosamente, é chamado, pelos amigos o ator, também nos brindou com lindas palavras sobre a profissão que abraçou e sua importância para uma vida saudável e harmônica.



(Foto: Alexandre Pomazali.)



(Foto: Luiz Maurício Monteiro.)



Para finalizar a cerimônia, a premiação de GRANDE HOMENAGEADA da noite a uma das mais dignas e antigas representantes femininas no HUMOR: BERTA LORAN, a qual, ainda que visivelmente emocionada, pela homenagem, divertiu-nos, à larga, contando uma sequência de piadas, que arrancaram muitas gargalhadas dos presentes. A entrega do troféu coube a duas grandes atrizes HUMORISTASHeloisa Perissé e Maria Clara Gueiros, velhas amigas, as quais, em discursos breves e bastante emotivos, embora leves, homenagearam os grandes mestres do HUMOR da emblemática “Escolinha do Professor Raimundo”, um dos clássicos do HUMOR, na TV brasileira, programa por meio do qual seu idealizador e condutor “âncora” do HUMORÍSTICOChico Anysio, homenageava os grandes nomes do HUMOR brasileiro, os veteranosiniciado no rádio, oferecendo-lhes um emprego digno e a oportunidade de serem conhecidos e admirados por gerações mais novas.



(Foto: Alexandre Pomazali.)






O grande vencedor da noite foi o espetáculo "A INVENÇÃO DO NORDESTE", indicado em quatro, das cinco categorias, e vencedor em três delas.

O júri do “PRÊMIO DO HUMOR – 2019 – RJ é formado por Aloísio de Abreu, Cláudio Torres Gonzaga, Bemvindo Sequeira, Sura Berditchevsky e Rafael Teixeira.

Foi uma noite divertidíssima e inesquecível, por tudo de bom que a festa nos ofereceu: a alegria de encontrar tantos amigos e fazer novas amizades; a delícia das comidas e bebidas servidas; o animado DJ, que nos “obrigava”, praticamente, a correr para a pista de danças; a generosidade de FÁBIO PORCHAT, que recebia cada um dos convidados com um sorriso largo e que demonstrou, do início ao fim da festa, uma felicidade contagiante; e, sobretudo, o “PRÊMIO” em si, por sua existência e importância.

E, parafraseando o velho, saudoso e bom Dorival Caymmi, quem não gosta de HUMOR bom sujeito não é.



(FOTOS OFICIAIS - sem legenda: 
RICARDO CASSIANO.)




E VAMOS AO TEATRO!!!

OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE ESPETÁCULO DO BRASIL!!!

A ARTE EDUCA E CONSTRÓI!!!

RESISTAMOS!!!

E VIVA O HUMOR E OS HUMORISTAS!!!

COMPARTILHEM ESTE TEXTO, PARA QUE, JUNTOS,
POSSAMOS DIVULGAR O QUE HÁ DE MELHOR NO
TEATRO DE COMÉDIA BRASILEIRO!!!




GALERIA PARTICULAR:


Mais feliz que pinto no lixo 
ou 
político brasileiro que sempre consegue se livrar da cadeia.


Com o anfitrião FÁBIO PORCHAT, em plena pista de dança. 
(Selfie feita pelo FÁBIO.)



Foto oficial, registrada e oferecida pela produção do evento. 
Com meus amigos Wagner Corrêa de Araújo e Alexandre Pomazali.



Com o querido amigo Marcelo Nogueira.


Com a querida amiga Daniela Fontan.



OBSERVAÇÃO: estou aguardando fotos da entrega dos prêmios, para adição.




































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário