sábado, 16 de julho de 2016


TEATRO CESGRANRIO
- INAUGURAÇÃO
 
(UMA NOVA OPÇÃO DE TEATRO NO RIO DE JANEIRO.
ou
O DIABO FECHA UMA JANELA
E DEUS ABRE TRÊS PORTAS.)
 
 






            Com um atraso de quase três semanas, muito atarefado que estava, e ainda estou, consegui encontrar um tempo, para escrever um pouco sobre uma noite que ficará, para sempre, guardada na minha memória e no meu coração.
 Foi com muita alegria e orgulho que, a convite do meu amigo LEANDRO BELLINI, Secretário Executivo do CENTRO CULTURAL CESGRANRIO, testemunhei, no dia 28 de junho próximo passado (2016), a inauguração oficial do mais novo Teatro no Rio de Janeiro, o TEATRO CESGRANRIO, mais uma grandiosa e generosa contribuição do Professor CARLOS ALBERTO SERPA, em prol da cultura e, em particular, do TEATRO no Rio de Janeiro.
No dia seguinte ao evento, apressei-me a publicar, numa rede social, a seguinte nota:
 
 
Graças a Deus, para cada infeliz (,,,) – omiti, aqui, o nome de um empresário -, que demole teatros (Teatro Glória), há um Carlos Alberto Serpa, para construir TRÊS.
Já existia um "teatrinho", pequeno, para 100 pessoas.
Ontem foi a inauguração do segundo, para cerca de 300, projeto belíssimo, do arquiteto JORGE DELMAS, com consultoria do renomado cenógrafo JOSÉ DIAS. Tecnicamente perfeito!
E já está em prática o projeto para um terceiro, para 700 espectadores, a ser inaugurado no próximo ano (2017).
Foi uma noite belíssima, ao lado de queridos amigos, num ambiente requintado, interna e externamente, com um fantástico "show" de THALITA PERTUZATTI, antecedido por um coquetel e seguido de um jantar.
Tudo com a marca do bom gosto e da generosidade de CARLOS ALBERTO e BETH SERPA.
 
 
 
Carlos Alberto e Beth Serpa.
 

A nova casa de espetáculos carioca fica localizada no Rio Comprido (Rua Santa Alexandrina, 1011), bairro da zona norte carioca, área em que existe o já referido teatro pequeno e também onde está sendo construído o maior de todos.
Já vinha funcionando, o novo TEATRO CESGRANRIO, desde o início de junho, com espetáculos quase que em caráter experimental, para testar os equipamentos e fazer um “esquenta”, antes da inauguração oficial, na qual houve a apresentação do “show” musical “UMA SAUDAÇÃO A WHITNEY HOUSTON”, com a magnífica cantora THALITA PERTUZATTI, interpretando sucessos da atriz e grande cantora americana, infelizmente falecida.
O espetáculo mexeu muito com a emoção da plateia de convidados, entre os quais, destacavam-se nomes de grandes atoes, diretores, produtores, cantores, jornalistas, intelectuais, de uma forma geral, e gente da sociedade carioca, todos unidos, aplaudindo o talento da cantora, no palco, e cumprimentando os anfitriões, pelo belíssimo evento e pelo novo legado à cultura desta cidade.
Impressionou, a mim e a todos, o potencial vocal de THALITA, que atinge notas altíssimas, e as sustenta, sem nenhuma indicação de esforço físico, além de unir a esse feito um belíssimo timbre de voz e muita emoção, ao cantar. "Não satisfeita", ainda levou, consigo, um trio de “back vocals” de primeiríssima qualidade, três moças, que tiveram a oportunidade de, também, fazer seus solos. Tudo isso sob o acompanhamento de uma banda formada por exímios músicos.
 
Thalita Pertuzatti.
 
            O projeto do Teatro foi elaborado pelo conceituado arquiteto JORGE DELMAS, contando com a assessoria técnica, para a construção de teatros, do premiado cenógrafo JOSÉ DIAS, um homem de TEATRO, e, além dos detalhes básicos para o seu funcionamento, os técnicos, obviamente, ainda é cercado por um belo e exuberante jardim e conta com uma área de recepção, já interna, de refinada decoração, bem ao estilo dos SERPA.
             Sem a devida autorização de seu autor, mas certo de que ele não se importará com isso, ouso apropriar-me das palavras do Professor SERPA, que estão no programa de apresentação do Teatro:
             "O TEATRO, na sua essência, tem como objetivo despertar emoções. E, para isso, o público precisa se deixar envolver, ter uma experiência intensa, reflexiva e, muitas vezes, inquietante.
             A experiência do TEATRO é baseada em sentir o que o artista fala, no palco, através de um sussurro ou de um simples olhar.
             O TEATRO, mais do que um palco e uma plateia, precisa ter a paixão impregnada nas paredes.
             E, como muita alegria, entregamos, à cidade do Rio de Janeiro e, em especial, aos moradores do Rio Comprido, um novo Teatro, equipado com os mais modernos equipamentos de sonorização e iluminação; mas o mais importante, a baixo custo, para incentivar novas produções.
            Com este Teatro, mais uma vez, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO reafirma sua convicção de que educação e cultura caminham de mãos dadas." 
            Numa época em que atores, diretores e, principalmente, produtores vivem enlouquecidos, à cata de espaços, de pautas, para seus espetáculos, sob a ameaça de fechamento de mais casas de espetáculo, a existência de mais dois novos teatros, na cidade do Rio de Janeiro, e a promessa de mais um, para o próximo ano, vêm na hora certa e fazem renascer, em todos os que amam a arte de representar, a esperança de dias melhores para o nosso TEATRO, graças a um mecenas do porte do Professor CARLOS ALBERTO SERPA.
 
O Professor Serpa, em momento de agradecimento,
na noite de inauguração do TEATRO CESGRANRIO. 
 
 
Alegria, prazer, honra e orgulho.
 
 
 
(FOTOS: DIVULGAÇÃO.) 

Um comentário:

  1. LINDO TEATRO. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UMA PAUTA PARA LEVAR A CIA DUARTE NA QUAL FAÇO PARTE COM O ESPETÁCULO MALANDRAGEM UMA LONGA ESTRADA.

    ResponderExcluir