quarta-feira, 15 de outubro de 2025

 

“FICA COMIGO

ESTA NOITE”

ou

(UMA COMÉDIA ROMÂNTICA

NO PONTO.)

 

 

 

         Há espetáculos de grande apelo popular que conseguem receber várias montagens, mormente quando se trata de uma boa COMÉDIA. A peça aqui analisada já está na quarta produção. A primeira estreou em 1988, trazendo MARISA ORTH e Carlos Moreno no elenco. Seguiu-se, em 1990, uma, à qual assisti, com Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães, excelente, diga-se de passagem, um dos maiores sucessos da temporada teatral carioca daquele ano; achei-a brilhante, irretocável. Depois, em 2007, MARISA voltou a protagonizar a esposa/viúva, ao lado de Murilo Benício. A atual encenação está em cartaz no Teatro Casa Grande, trazendo, nos papéis dos dois cônjuges, mais uma vez, MARISA ORTH, desta vez, dividindo o protagonismo com MIGUEL FALABELLA.

 

 



 


SINOPSE:

“FICA COMIGO ESTA NOITE” é a história de um casal que revisita o seu relacionamento durante o velório do marido.

Em uma comédia romântica, a viúva (MARISA ORTH) recebe amigos e familiares em casa e, por promessa ao falecido marido (MIGUEL FALABELLA), mantém, por decisão própria, o corpo do defunto no quarto, deixando o caixão na porta, o que acaba atrapalhando a circulação dos convidados.

Ela explica aos que compareceram ao velório, regado a bolo e licores, que precisa passar a última noite com ele – prometera isso ao falecido -, como se vivo ele ainda estivesse, enquanto o morto, como espírito, observa e comenta tudo. 

A esposa recebe visitas de amigos e parentes, até a meia-noite, enquanto o espírito do marido observa o próprio velório, comentando e relembrando momentos da vida a dois.

A peça aborda o relacionamento do casal, ao longo dos anos, explorando os desafios, segredos, desentendimentos, mas também o amor, através de uma mistura de humor e a emoção, de forma leve e sensível.


 



 

         O espetáculo aportou no Rio de Janeiro depois de um estrondoso sucesso, obtido numa boa temporada em São Paulo, no Teatro Bradesco, e passagens vitoriosas por sete cidades de Portugal. Com realização da “Aveia Cômica”, o espetáculo vem registrando lotações esgotadas. É incomensurável o número de pessoas que disputam os ingressos para de divertirem, à farta, com as atuações do icônico casal da COMÉDIA. Depois de duas outras temporadas, ao lado de diferentes atores, a atriz retorna ao papel, ao lado de um dos seus maiores parceiros de palcos e da TV.





         O inteligente e divertido texto, de FLAVIO DE SOUZA, totalmente atemporal e universal, com deliciosas pinceladas de um humor sarcástico, ainda que, a meu juízo, um pouco exagerado no emprego de palavrões, os quais considero desnecessários, gratuitos, recebeu uma primorosa direção de BRUNO GUIDA, que soube explorar o que há de melhor no casal de atores, no tocante à arte de fazer rir.





         Ainda que todo humor seja crítico, não vejo, nesta peça, qualquer outra intenção que não seja apenas divertir, e muito, o que é totalmente válido, e do que tanto carecemos nos dias de hoje. Para isso, contribuem a excelência do texto, de FLÁVIO DE SOUZA, a correta direção de BRUNO GUIDA e a perfeita correção na interpretação de dois dos nossos maiores craques do como fazer bom humor. A química e a grande cumplicidade que existem entre MARISA e FALABELLA levam a uma fluência do texto. A dupla provoca seguidas gargalhadas, não só com aquilo que dizem como também pelas máscaras faciais, as entonações e certas posturas corporais.





         Para dar apoio às ações da dupla, merecem destaque a cenografia, assinada por STELLA TENNEMBAUM, os elegantes figurinos, de THEODORO COCHRANE, e a adequada iluminação, a cargo de ANNA TURRA.

 





 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Flavio de Souza 

Direção: Bruno Guida

 

Elenco: Marisa Orth e Miguel Falabella

 

Cenário: Stella Tennembaum

Figurino: Theodoro Cochrane

Iluminação: Anna Turra

Gestão de Marketing: Rodrigo Medeiros e Fernando Gouvêa (R+ Marketing)

Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes

Fotos: Priscila Prade (estúdio) e Lenise Pinheiro (cena)

Produção Executiva: Robert Litig

Direção de Produção: Theo Fallabella. 

Realização: Aveia Cômica.

 

 



 

 

SERVIÇO:

Temporada: De 10 de outubro a 30 de novembro de 2025.

Local: Teatro Casa Grande.

Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, nº 290 / A – Leblon – Rio de Janeiro.

Dias e Horários: 6ª feira, às 20h; sábado, às 17h e 20h; e domingo, às 19h.

Valor dos Ingressos: Plateia VIP: R$ 220 (inteira) e R$ 110 (meia-entrada); Plateia Setor 1: R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia-entrada); Balcão Setor 2: R$ 180 (inteira) e R$ 90 (meia-entrada); Balcão Setor 3: R$170 (inteira) e R$ 85 (meia-entrada).

Vendashttps://www.eventim.com.br/ (com cobrança de taxa de serviço) ou na Bilheteria do Teatro (sem cobrança de taxa de serviço).

Horário de funcionamento da Bilheteria: 4ª feira, das 12h às 18h; 5ª feira, 6ªfeira e sábado, das 15h às 20h30min; domingo, das 15h às 18h 30min.  

Informações para imprensa: Adriana Balsanelli – (11) 99245.4138 -  imprensa@adrianabalsanelli.com.br

Renato Fernandes – (11) 97286-6703 - renato.fernandesgon@gmail.com

Recomendação Etária: 12 anos.

Gênero: CONMÉDIA Romântica.

 

 




 

         O Rio de Janeiro já vinha, há um bom tempo, carecendo de uma boa COMÉDIA teatral, um gênero difícil de ser feito e que, infelizmente, via de regra, acaba tombando para o lado do “sem-graça”, do “humor” apelativo e duvidoso, o que, absolutamente, não é o caso da produção em tela, que eu RECOMENDO MUITO.

 

 



 

 

 

FOTOS: PRISCILA PRADE (estúdio)

LENISE PINHEIRO (cena).

 

 

 

É preciso ir ao TEATRO, ocupar todas as salas de espetáculo, visto que a arte educa e constrói, sempre; e salva. Faz-se necessário resistir sempre mais. Compartilhem esta crítica, para que, juntos, possamos divulgar o que há de melhor no TEATRO BRASILEIRO!

 






































































































































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