sábado, 30 de agosto de 2014


LAMPIÃO
E
LANCELOTE
 
 
 
 
(A “BATALHA” DO BEM x O BEM.)
 
 
 
            Com medo de que um determinado espetáculo, grande sucesso de público e de crítica, não viesse para no Rio, ainda mais se tratando de um musical, gênero pelo qual sou apaixonado, quase fui levado a passar um final de semana em São Paulo, o que já fiz por várias vezes.
Infelizmente, não pude ir, mas, depois de algum tempo de expectativa e esperança, eis que, para a minha alegria e sorte de todos os que amamos o bom TEATRO, está em cartaz - pena que por tão pouco tempo - um musical que recomendo, até mesmo àqueles que são avessos a este tipo de espetáculo: LAMPIÃO E LANCELOTE.
A peça, que fez duas temporadas em São Paulo, em 2013 e 2014, além de ter viajado por muitas cidades, como Belo Horizonte, Goiânia e Campinas (depois da curta temporada carioca, ainda seguirá para Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife), sempre lotando os teatros por onde passou, é vencedora de 10 prêmios:
 
Melhor Ator, Figurino, Direção e Espetáculo, no Prêmio Bibi Ferreira, direcionado apenas a musicais;
 
Melhor Espetáculo, no Prêmio APCA;
 
Melhor Ator, no Prêmio Arte Qualidade Brasil;
 
Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Espetáculo, no Prêmio FEMSA-Coca-Cola.
 
Precisa de mais credenciais?
Tem direção de DEBORA DUBOIS e trilha e direção musical de ZECA BALEIRO. 
O espetáculo foi adaptado, por BRÁULIO TAVARES, a partir do livro homônimo, de FERNANDO VILELA, vencedor de dois prêmios Jabuti, quatro prêmios FNLIJ e Menção Honrosa na Feira de Bolonha.
Ainda quer mais credenciais?
No elenco, nomes consagrados do TEATRO, como CÁSSIO SCAPIN, FÁBIO LAGO, MARCOS DAMIGO, LUCIANA CARNIELI, VANESSA PRIETO, ALE PESSÔA e os músicos ANA RODRIGUES e BRUNO MENEGATTI.
Chega de tantas credenciais!!!
 
 
Marcos (Lancelote) Damigo e Fábio (Lampião) Lago.
 
O texto narra o fantástico encontro inusitado entre duas lendas, uma da ficção e outra (metafórica) real, respectivamente, o cavaleiro medieval LANCELOTE e o famigerado cangaceiro LAMPIÃO, apelido de Virgulino Ferreira da Silva.
 
 
SINOPSE
O cavaleiro LANCELOTE (MARCOS DAMIGO), o melhor da Távola Redonda do Rei Arthur, desafia LAMPIÃO (FABIO LAGO), o cangaceiro mais famoso do nordeste brasileiro.  Entretanto, o desafio é, sobretudo, cultural.  Nas linguagens do cordel e da novela de cavalaria, LAMPIÃO e LANCELOTE disputam quem faz o melhor repente, cada um com suas referências particulares.
 
 
Como no livro, a adaptação teatral procura mostrar as sutis semelhanças entre dois universos, que, a princípio, parecem muito distantes – o sertão do início do século XX e a Europa medieval.  FERNANDO VILELA encontrou pontos análogos e relações entre esses mundos, os quais foram mantidos por BRÁULIO TAVARES na construção da dramaturgia, como a mistura dos registros literários, mantendo a rima e o improviso do cordel, com o léxico medieval.  São dois universos paralelos, que se cruzam, através das figuras de seus maiores heróis.
Mas as semelhanças não param por aí.  De acordo com ZECA BALEIRO, A música nordestina bebeu muito nos modos medieval e barroco, informação que nos foi passada pelos mouros através dos tempos.  Logo, o repente e a trova menestrel, o aboio e a canção medieval são gêneros irmãos.
E tudo isso resultou num belo espetáculo, de grande apelo popular, sem ser popularesco, no qual o maior mérito talvez seja a valorização dada à cultura brasileira, no peso atribuído à literatura de cordel e à arte popular do nordeste do Brasil, de uma maneira geral.
A história vai sendo contada por um narrador, o qual lembra muito os cantadores que apregoam as obras de cordel, nas feiras nordestinas.  Mais um dos tantos excelentes trabalhos do grande ator CÁSSIO SCAPIN, por cujo trabalho tenho grande admiração.
 
Cássio Scapin.
 
Cássio (em primeiro plano) e Luciana Carnieli (ao fundo).
 
LAMPIÃO é vivido por FÁBIO LAGO, um ator de grandes recursos, tanto no drama como na comédia, para cujo universo é mais solicitado pelos diretores, e que, neste papel, na minha modesta opinião, está no seu melhor momento, nos palcos.  Interpretação magnífica! 
LANCELOTE é interpretado por MARCOS DAMIGO, que representa o lendário cavaleiro de forma irretocável.  Uma bela presença física em cena, como estamos acostumados a ver os cavaleiros, nas ilustrações dos livros, reforçada por um figurino acertado, uma voz firme, “de herói”, e variações de inflexão perfeitas, de acordo com a exigência das cenas.
 
Marcos Damigo e Fábio Lago.
 
Marcos Damigo e Fábio Lago.
 
 
No papel de MARIA BONITA, LUCIANA CARNIELI defende, muito bem, sua personagem, com alguns momentos de destaque, os quais sabe aproveitar para fazer concentrar em si o foco da ação.
A eterna apaixonada por LANCELOTE é a feiticeira MORGANA, representada pela bela e boa atriz VANESSA PRIETO, muito firme e de presença marcante em todas as suas aparições.
Revezando-se em papéis secundários, na trama, mas de ótimo rendimento em cena, estão ALE PESSÔA (Stand In de LANCELOTE e Bando de LAMPIÃO) e os músicos ANA RODRIGUES (acordeão) e BRUNO MENEGATTI (rabeca, viola e violão), que também acumulam a função de atores, em pequenas participações, também como cangaceiros.
É excelente a música original, assim como a direção musical, a cargo de um dos melhores músicos e compositores surgidos nos últimos anos: ZECA BALEIRO.  Parece-me que estreia nessa função, salvo engano, e já  faz com grandes méritos.
DUDA ARRUK assina o cenário, de grande beleza plástica, praticidade e cheio de marcas da cultura nordestina, como reproduções de xilogravuras de elementos típicos daquela região.  Pesa, na beleza da concepção e construção do cenário, um material rústico, de pouco custo, porém de grande apelo visual.  Elemento muito presente, já há algum tempo, e que conta com a minha total aprovação, enriquecendo e complementando os cenários, há muitas projeções, que ambientam o castelo do Rei Arthur, as batalhas no sertão e a típica seca do agreste.
 
 
Cenário e luz: bela conjunção.
 
A beleza do cenário é realçada pela competente luz de DÉBORA DUBOIS, alternando-se em cores mais quentes e vibrantes, quando há necessidade de ênfase ao sertão, e mais suave e “romântica”, quando a intenção é realçar o personagem LANCELOTE. 
Essa bela luz também faz saltar aos olhos do bom observador os detalhes dos ótimos figurinos de todos os personagens, com destaque para os dos protagonistas, com a predominância dos tons escuros do couro, do cobre e do dourado, para LAMPIÃO, e de cores mais claras, com predominância do prateado, para LANCELOTE.  Um verdadeiro achado os figurinos de MÁRCIO VINÍCIUS.
 
Antes de ser um musical, um dos melhores a que assisti nos últimos tempos, com apenas 60 minutos de duração – e não há a menor necessidade de ser mais extenso do que isso – LAMPIÃO E LANCELOTE é daqueles espetáculos que divertem e fazem o espectador sair do teatro, valorizando o preço pago pelo ingresso. 
 
Recomendo-o com muita ênfase.  Mas corra logo, pois a temporada só vai até o dia 7 de setembro.
  
 
Fábio Lago, Bruno Menegatti, Ale Pessôa, Ana Rodrigues e Marcos Damigo.
 
 
FICHA TÉCNICA COMPLETA:
 
Livre adaptação de BRAULIO TAVARES do livro “LAMPIÃO & LANCELOTE”, de FERNANDO VILELA
Direção e Concepção: DEBORA DUBOIS
Música Original e Direção Musical: ZECA BALEIRO
Assistente de Direção: MÁRCIO MACENA
Elenco – Personagem:
CÁSSIO SCAPIN - NARRADOR
FABIO LAGO - LAMPIÃO
MARCOS DAMIGO - LANCELOTE
LUCIANA CARNIELI – MARIA BONITA
VANESSA PRIETO - MORGANA
ALE PESSÔA – STAND IN LANCELOTE E BANDO DE LAMPIÃO
Músicos: ANA RODRIGUES e BRUNO MENEGATTI
Cenário: DUDA ARRUK
Figurinos: MÁRCIO VINÍCIUS
Pesquisa e Arte Gráfica: FERNANDO VILELA
Iluminação: DEBORA DUBOIS
Fotografia: JOÃO CALDAS
Preparação vocal: TARITA DE SOUZA
Preparação corporal e coreografias: ROBERTO ALENCAR
Vídeo: FILMES PARA BAILAR
Produção Musical: FERNANDO NUNES
Administração: VANESSA CAMPANARI
Assistente de Produção: NICOLE MARANGONI e VANESSA CAMPANARI
Produtores Associados: DEBORA DUBOIS, EDINHO RODRIGUES, ELZA COSTA e VANESSA PRIETO
Direção de Produção: BRANCALYONE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (EDINHO RODRIGUES e ELZA COSTA)
Realização: BRANCALYONE PRODUÇÕES
Assessoria de Imprensa: JSPONTES COMUNICAÇÃO – JOÃO PONTES e STELLA STEPHANY
 

Luciana Carnieli, Marcos Damigo, Bruno Menegatti, Ana Rodrigues e Fábio Lago.
 
 
 
SERVIÇO:
 
TEATRO FASHION MALL, SALA 2 - SHOPPING FASHION MALL
HORÁRIOS: 6ªf, às 21H30; sáb, às 21H; dom, às 19h30min
DURAÇÃO: 60 minutos
INGRESSOS: 6ªf e domingo, R$50,00; sáb, R$70,00
GÊNERO: Musical
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
TEMPORADA: Até 07 de setembro
 
 
(FOTOS: JOÃO CALDAS e PAULA KOSSATZ)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário