terça-feira, 31 de dezembro de 2013


(5)  NA COXIA COM... - NELLO MARRESE
 
Nello Marrese
 
           Até o presente momento, são 26 anos dedicados ao TEATRO, com grande sucesso na carreira, iniciada como ator, em São Paulo, em 1987, hoje, mais dedicada à cenografia, terreno em que NELLO MARRESE vem fincando profundas e fortes raízes, a ponto de se tornar um dos mais requisitados profissionais nesse setor.  Só no ano que hoje se encerra, NELLO assinou nada menos que doze trabalhos para TEATRO e um para uma cerimônia de entrega do PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
           Das peças que contaram, em 2013, com os cenários de NELLO, pelo menos a metade se tornou campeã de crítica e de público e recebeu indicações para prêmios.
           Além de ator e cenógrafo, NELLO também põe seus dedos mágicos em outras searas do TEATRO, sempre com muita competência e sensibilidade.
           Trabalhou, e ainda trabalha, com os mais renomados diretores, como ULYSSES CRUZ, JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA, RENATO BORGHI, ANTÔNIO ABUJAMRA, AMIR HADDAD, DOMINGOS DE OLVEIRA, dentre outros, mas é com JOÃO FONSECA, amigo de longa data, que fixou uma parceria constante, desde a fundação do grupo OS FODIDOS PRIVILEGIADOS, responsável por grandes e inesquecíveis encenações.
           Desde 1999, vem-se dedicando ao trabalho de cenógrafo.
           Apenas alguns dos espetáculos que formam seu extenso currículo:
          UM QORPO SANTO DOIS (REVISITANDO);    O CASAMENTO;    TUDO NO TIMING;    A PENA E A LEI;    O CASAMENTO DO PEQUENO BURGUÊS;    PANO DE BOCA;    ÉDIPO UNPLUGGED;    HAMLET;    UM BEIJO, UM ABRAÇO, UM APERTO DE MÃO;    A GERAÇÃO TRIANON;    JOÃO TERNURA;    ESSES ANOS ESTÚPIDOS E PERIGOSOS;    O JOGO;    VALSA Nº 6;    VEREDA DA SALVAÇÃO;    A RATOEIRA;    RITA FORMIGA;    ESCRAVAS DO AMOR;     MINHA MÃE É UMA PEÇA;    AUTO DOS ANGICOS;    GOTA D'ÁGUA;    A FALECIDA;    O SANTO E  PORCA;    OPERETA CARIOCA;    UM CERTO VAN GOGH;    FICA COMIGO ESTA NOITE;    VIRGULINO E MARIA - AUTO DE ANGICOS;    COMÉDIA RUSSA;    O GATO BRANCO;    NÃO SOBRE ROUXINÓIS;    R&J DE SHAKESPEARE - JUVENTUDE INTERROMPIDA;    DOROTEIA;    TIM MAIA - VALE TUDO, O MUSICAL;    ROCK IN RIO - O MUSICAL;    EDUKATORS;    AOS DOMINGOS;    PAI;    RANDEVU DO AVESSO;    A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO;    OS SAPOS;    MULHERES DO BRASIL;    INTIMIDADES;    DESPERTAR DA PRIMAVERA (não a montagem de MÖLLER & BOTELHO);    CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA, O MUSICAL;    O MÉDICO QUE TINHA LETRA BONITA...
 
Nello Marrese
 
Nello ator

Pessoa ou Personagem?
 
           Vamos à conversa com NELLO MARRESE, que respondeu às perguntas de forma bem objetiva e segura:

O TEATRO ME REPRESENTA - MERDA (OTMRM) - Eu o conheci, como ator, no grupo OS FODIDOS PRIVILEGIADOS, e sempre admirei o seu trabalho, atuando.  Um belo dia, surgiu, para mim, o NELLO MARRESE cenógrafo.  Quem veio primeiro: o ator ou o cenógrafo?
NELLO MARRESE (NM) - O ator, porém o gosto pela cenografia apareceu rapidamente.
 
OTMRM - Você vem se dedicando, quase que exclusivamente, aos cenários.  Isso lhe dá mais prazer do que atuar?
NM - Sim.
 
OTMRM - Como foi a sua formação profissional nas duas áreas?
NM - Minha formação não foi acadêmica.   Ela se deu através do palco.  Tive a oportunidade de trabalhar com grandes nomes e, quando o interesse é verdadeiro, a gente corre atrás e aprende um pouquinho.
 
OTMRM - Pode parecer meio óbvio, mas você seria capaz de sintetizar qual é a função do cenário num espetáculo teatral?
NM - Ajudar a contar uma história, localizando o espaço da ação.
 
OTMRM - Você já fez cenários para outros tipos de espetáculo, além de TEATRO?
NM - Sim.
 
A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO
 
A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO

OTMRM - O ano está terminando e podem-se contabilizar muitos trabalhos assinados por você em 2013.  Quantos foram ao todo?
NM - Acho que 12. 
 
OTMRM - Dá para enumerá-los?
NM - ROCK IN RIO - O MUSICAL;   EDUKATORS;   AOS DOMINGOS;   PAI;   RANDEVU DO AVESSO;   A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO;   OS SAPOS;   MULHERES DO BRASIL;   INTIMIDADES;   O DESPERTAR DA PRIMAVERA;   CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA, O MUSICAL;   O MÉDICO QUE TINHA LETRA BONITA e o cenário para a cerimônia de entrega do PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO.
 
OTMRM - Quantos cenários você faz, em média, por ano?
NM - Oito
 
OTMRM - O seu nome está sempre ligado ao do grande diretor JOÃO FONSECA.  Essa parceria profissional já dura há muitos anos.  A que se deve isso?
NM - Cumplicidade, comprometimento profissional.
 
OTMRM - O cenógrafo tem liberdade total de criação ou as ideias para os cenários estão na dependência direta da concepção do diretor para o espetáculo?
NM - Isso é relativo, pois há trabalhos em que a concepção já está pronta pela direção e/ou o autor.  Aí, é trabalhar a ideia, e, em outras, a concepção se faz em parceria ou mesmo só.
 
AOS DOMINGOS
 
COMÉDIA RUSSA

OTMRM O trabalho do cenógrafo termina com a estreia do espetáculo ou continua durante toda a temporada?  Neste caso, de que maneira?
NM - Em geral, termina, porém somos acionados, quando o espetáculo vai para um palco de dimensões muito diferentes.

OTMRM - Que cenário você considera ter sido o mais trabalhoso para ser criado?  Por quê?
NM - ROCK IN RIO, porque o texto exigia muitos ambientes e muitas trocas rápidas.
 
OTMRM - E o mais difícil de ser confeccionado?  Por quê?
NM - ROCK IN RIO, porque o tempo era muito curto e tudo era muito grande.
 
OTMRM - Qual cenário você considera sua “obra-prima”?  Por quê?
NM - ???

OTMRM - Como você reage às críticas a algum trabalho seu?
NM - Bem.
 
OTMRM - Você trabalha com uma equipe fixa, para a confecção dos cenários, ou com diferentes profissionais em função de algum detalhe?
NM - Sempre que possível, sim, quanto à equipe de cenotécnicos,  porém sempre precisamos de mão de obra especializada para alguns itens.
 
OS SAPOS
 
O GATO BRANCO
 
UM CERTO VAN GOGH

OTMRM Você faz maquetes dos cenários ou só os traça no papel?
NM - Sempre que possível, faço maquetes.  Adoro!

OTMRM O cenógrafo participa dos ensaios de uma peça ou trabalha isoladamente, em seu atelier, escritório ou coisa parecida?
NM - Eu gosto de participar de ensaios, mas, às vezes, isso não é possível, pela falta de tempo. Ultimamente, as encomendas têm sido "para ontem".

OTMRM - Como há muitos espetáculos para poucas salas, torna-se difícil encontrar uma pauta nas grandes cidades, como Rio e São Paulo.  Alguns teatros, pejorativamente chamados, por alguns, de “teatros de alta rotatividade”, chegam a abrigar, simultaneamente, quase uma dezena de espetáculos, em dias e horários alternativos, contando com os infantis.  Isso passou a ser mais uma preocupação para o cenógrafo, que se vê na contingência de ter de fazer algo fácil de ser montado e desmontado?  O mesmo se aplica a espetáculos que se destinam a viajar?  Isso limita a criatividade do cenógrafo?
NM - Sim, e muito!  Muitos trabalhos começam pelas medidas dos bagageiros dos aviões e depósitos/coxias, para armazenamento, e tempo de montagem.  Jesus!

OTMRM Já tem algum projeto acertado para o próximo ano?  Pode nos antecipar?
NM - O GRANDE CIRCO MÍSTICO.
 
OTMRM - Você gostaria de acrescentar algum detalhe sobre o qual não lhe foi perguntado?
NM - Maior comprometimento, afinidade, jogo, entre cenário x luz.

 
TIM  MAIA - VALE TUDO, O MUSICAL
 
ROCK IN RIO - O MUSICAL
 
RANDEVU DO AVESSO
 
R&J DE SHAKESPEARE - JUVENTUDE INTERROMPIDA
 
PAI

MINHA MÃE É UMA PEÇA
 
ESCRAVAS DO AMOR
 
ESCRAVAS DO AMOR
 
GOTA D'ÁGUA
 
EDUKATORS
 
DOROTEIA
 
NÃO AOS ROUXINÓIS


 
(FOTOS DE DIVULGAÇÃO DOS ESPETÁCULOS E COLHIDAS EM SITES DA INTERNET)

Um comentário: