domingo, 15 de setembro de 2013

CALANGO DEU - OS CAUSOS DE DONA ZANINHA
(BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO)
(Este texto foi escrito há algum tempo, quando da penúltima temporada do espetáculo, no Teatro Café Pequeno, mas você ainda tem uma semana para conferir o que eu disse, no Teatro Poeirinha)
 
Uma temporada, mais ou menos curta, no final do ano passado, e eu, infelizmente, não pude assistir.  Há poucos dias, duas únicas apresentações, no Galpão Gamboa, e eu, mais uma vez, muito triste, não pude estar presente. 
Felizmente, voltou ao cartaz, no Teatro Café Pequeno, e lá ficará, de 6ª a domingo, até o dia 14 de abril, um dos melhores espetáculos em cartaz no momento e dos últimos tempos.  DE VERDADE MESMO. 
Tive o prazer de assistir ontem (já é domingo) a um espetáculo que nos dá orgulho da nossa brasilidade.  Trata-se de CALANGO DEU – OS CAUSOS DE DONA ZANINHA, texto fantástico, escrito por uma talentosíssima autora, Suzana Nascimento, que também interpreta, de forma arrebatadora, esse monólogo, com alguns “diálogos” com a plateia. 
Pouca gente conhece Suzana, porque ela não frequenta a telinha nem conta com muito espaço na mídia.  Isso é o que mais acontece, infelizmente, no Brasil.  Artistas com “A maiúsculo”, que não conseguem lotar uma plateia, em desempenhos incríveis, em peças excelentes, mas que conseguem mexer com a emoção dos espectadores que conhecem e admiram a arte de representar.
É um espetáculo que deveria ficar em cena por uma longa temporada, por sua excelência (e tenho certeza de que ficará), dando oportunidade a um número maior de pessoas de conhecer um pouco da nossa cultura, no caso, o universo do interior de Minas, muito bem explorado por Suzana, tanto no texto quanto na interpretação, até porque Dona Zaninha é o alterego de Suzana. 
 
 
Lá estão presentes, no palco do Teatro Café Pequeno, os pais, os avós, demais familiares e amigos e conhecidos de Suzana, evidentemente, enriquecidos pela excelente ficção. 
Sempre que assisto a uma peça ou a um filme, ou que leio um excelente livro, não sossego enquanto não faço a recomendação ao maior número de parentes e amigos.  Fico querendo dividir com as pessoas que me são caras o prazer que tive ao saborear aquela obra de arte.  Não poderia, portanto, deixar de torcer para que todos os meus queridos e queridas acreditem nestas minhas mais que sinceras palavras e procurem, o mais rápido possível, ver CALANGO DEU.
Cinco elementos, sem sombra de dúvidas, fazem com que eu recomende muito este espetáculo.  Além do texto e da atuação de Suzana Nascimento, há de ser, igualmente, destacado o competente trabalho de direção do também grande ator Isaac Bernat, que brilha pelo excesso de simplicidade e, consequente, liberdade dada à atriz, para dar vida à personagem.  Isaac pôs o seu dedo de diretor com a justa pressão, nem a mais, nem a menos. 
Os outros dois elementos são o cenário e o figurino, lindos, poéticos e igualmente simples, entretanto de muito bom gosto, acerto duplo de uma só grande profissional do ramo, Desirée Bastos.
 
 
Eu me confesso perdidamente apaixonado pelo talento e pela sensibilidade de Suzana Nascimento e espero que, em bem curto tempo, o nome dela esteja ocupando, merecidamente, os espaços destinados ao teatro. 
Em tempo, ela, e mais alguns companheiros, excelentes atores e atrizes, também está em cartaz, às 4ªs e 5ªs, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal, com um outro também ótimo e imperdível espetáculo, chamado O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FICASSE?.
Vá assistir aos dois e, depois, me digam se não tenho razão.
Viva Dona Zaninha!
 


 
FICHA TÉCNICA:
Concepção, texto, direção musical e atuação: Suzana Nascimento
Direção: Isaac Bernat
Direção de movimento: Marcelle Sampaio
Cenário e Figurino Desirée Bastos
Cenotécnicos: Articulação Cenografia & Eventos
Bonecos: Suzana Nascimento
Preparação musical: Pedro Amorim
Edição de som: André Poyart
Sanfona na gravação de O Trenzinho do Caipira: Chico Werneck
Iluminação: Aurélio de Simoni
Operador de luz: João Gioia
Fotografia: Sergio Santoian e Julio Ricardo
Participação na foto do cartaz: Maria Mirabel
Projeto gráfico: Raquel Alvarenga
Coordenação do projeto: Suzana Nascimento
Administração do projeto: Amanda Cesarina
Assistência de produção: Heder Braga
Produção executiva: Diana Behrens
Direção de produção: Aline Mohamad
Realização: Luminis Produções Artísticas LTDA
 
 
SERVIÇO: de 5ª a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.  (APENAS MAIS UMA SEMANA)

 

Um comentário:

  1. Dª Zaninha é puro deleite. Ri, chorei,voltei no tempo das histórias de minha famíla,senti saudades, senti conforto,vivenciei momentos de total entrega de uma atriz e sua própria história, mas que tb é remete à minha, a sua a de cada um de nós. Uma delicadeza comovente. Não bastasse tudo isso, ainda tomei um cafezinho delicioso! Pronto me ganhou definitivamente. Dá vontade de convidar DªZaninha para vir me visitar. Retribuir o cafezinho...

    ResponderExcluir