sexta-feira, 2 de dezembro de 2016


EXPERIÊNCIA YELLOW


(UM “BEATLES TUPINIQUIM FORÉVIS”.

ou

NÃO HÁ LIMITES PARA O SONHO.)







            Com criança, não se brinca; com adolescentes, menos ainda. Quer dizer, é preciso saber como brincar com eles, o que e como fazer para diverti-los. KAREN ACIOLY e seu filho, CIRO ACIOLI, conhecem bem essa máxima, razão pela qual partiram, com muito empenho e talento, para um espetáculo infanto-juvenil, em cartaz no Teatro OI Futuro Ipanema, onde cumprirá carreira até o dia 18 de dezembro (2016), sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.



 



SINOPSE:


“EXPERIÊNCIA YELLOW” é um espetáculo musical, que conta a aventura de um adolescente inquieto, o qual tem sua vida virada do avesso, quando os Beatles aparecem em seu quarto.

No meio de uma crise existencial, típica da adolescência, PAULO (CIRO ACIOLI) está trancado no seu quarto, quando recebe uma visita inesperada da banda que mais ama no mundo: The Beatles.
Sem saber o que fazer com sua paixão por NINA (JÚLIA GORMAN), PAULO se isola em seu quarto, refúgio que chama de “Submarino Amarelo”. Dúvidas, angústias e desejos se multiplicam no seu veloz raciocínio e, como sempre, ele toca, em seu violão, uma versão que compôs para “ I Am The Walrus”.

Poético e rebelde, ele não imaginava que estava prestes a viver a maior aventura de sua vida. Três componentes da banda - RINGO STAR, GEORGE HARRISON e JOHN LENNON – “invadem” seu mundinho, convidam o garoto para fazer um teste, para entrar no grupo, e o encorajam a correr atrás de seus sonhos e a descobrir quem ele é e seu lugar no mundo.

Então, o quarteto embarca em seu “Yellow Submarine” imaginário, rumo a uma viagem inesquecível pelo Rio São Francisco, onde vão viver uma experiência transformadora, a “Experiência Yellow”.




 



O espetáculo marca a primeira parceria entre KAREN e seu filho, CIRO, que, além de ter participado da escritura da peça, interpreta o beatlemaníaco PAULO, protagonista da história.

Segundo KAREN ACIOLY, ‘EXPERIÊNCIA YELLOW’ é um mergulho na busca da identidade de um jovem. Todo adolescente atravessa complexos ritos de passagem, com profundos conflitos existenciais, ao se deparar com o injusto e incompreensível mundo dos adultos. É muito importante que possamos, através da dramaturgia, da música, da experiência teatral, do uso das novas linguagens artísticas, hoje em dia, tão misturadas, chegar perto desse jovem e do adolescente dos nossos dias – por vezes distantes do TEATRO – com temas instigantes e dispositivos digitais que o ajudem a enfrentar suas descobertas para as novas etapas da vida no mundo atual”.

O texto é, ao mesmo tempo, divertido e revestido de tons de seriedade, por trás de algumas falas que podem parecer inconsequentes, porém não o são. O protagonista e seus ídolos/visitantes acabam sendo porta-vozes daquilo em que a plateia pensa e gostaria de dizer.









Adorei as versões, de FRAN PAPATERRA, para as letras de alguns dos grandes “hits” da banda de Liverpool. Logo de cara, dei ótimas gargalhadas com a letra de “I Am The Walrus”, que ganhou o título de “Capivara”, assim como “Eleonor Rigby” virou “Ela Me Inibe” e “When I’m Sisty-Four”, “Se Eu Ficar Gagá”. Muito divertidas. O refrão da canção “Yellow Submarine” (“We all live in a Yellow Submarine, Yellow Submarine, Yellow Submarine”) foi vertido para “Vai por mim, vai ser belo o meu destino / Pintei de amarelo o meu submarino”.

Muito criativo é o cenário, de LÍDIA KOSOVSKI, reproduzindo o quarto “muito louco” de um adolescente, tudo girando em torno da temática do Submarino Amarelo, inclusive a cama.


 


Esse cenário ganha destaque com a iluminação vibrante e frenética, fruto do ótimo desenho de luz, a quatro mãos, dos irmãos FERNANDA MANTOVANI e TIAGO MANTOVANI.



 



Seguindo o critério da criatividade, incluo os divertidos figurinos, de OESTÚDIO, destaque para os paletós, dupla-face, com detalhes ligados ao universo dos Beatles, principalmente à canção “Yellow Submarine” e ao disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

 Não fugindo à regra das modernas montagens, de musicais, principalmente, o espetáculo ganha força com os vários dispositivos digitais inovadores, por meio de videografismos e outros tipos de projeções, que levam as assinaturas de LEO HAAR e LUCAS CANAVARRO, acrescidos de imagens documentais, sob a responsabilidade de GABRIELA ROMEU e AMÉRICO CORDULA.










Por ser mais voltado aos pequenos, as cenas são muito ágeis, dinâmicas, graças ao, como sempre, excelente trabalho de direção de movimento, de SUELI GUERRA.

Por se tratar de um musical, o espetáculo precisa de alguém competente, para assinar a direção musical e a preparação vocal dos atores, sem o que, obviamente, a montagem poderia ser comprometida. Isso não acontece, pois DECO FIORI é um profissional gabaritado, que cuidou dessa parte.

O elenco tem um bom rendimento, com destaque para CIRO ACIOLI, que é bastante carismático, canta bem e consegue uma ótima comunicação com o público. Junto com ele, estão, em cena, EDGAR ARAÚJO (RINGO STARR), JÚLIA GORMAN (NINA), PEDRO SOL (JOHN LENNON) e VICTOR RIBEIRO (GEORGE HARRISON), os quais, além de atuar, cantam e tocam instrumentos musicais.










Faço questão de registrar um profissional, na ficha técnica, que, em geral, não é lembrado nas críticas e que, a meu ver, deveria fazer parte das categorias que envolvem prêmios de TEATRO. Refiro-me a quem cria os programas das peças, o primeiro contato que o espectador tem com o espetáculo. O programa de “EXPERIÊNCIA YELLOW” é lindo, prático, enriquecedor e muito bem elaborado por OESTÚDIO.

Recomendo o espetáculo, com bastante empenho, por se tratar de um projeto muito bem cuidado, que, só por levar a marca de KAREN ACIOLY, um dos nomes mais representativos do TEATRO Infanto-Juvenil Brasileiro, há trinta anos, já é garantia de boa qualidade.

   Para terminar, um recado à produção: terminada a última temporada, eu me candidato a adquirir a maquete que faz parte do cenário. Mas o PAUL tem de fazer parte dela (momento descontração).



 




FICHA TÉCNICA:

Texto: ​Karen Acioly e Ciro Acioli
Direção: Karen Acioly
ELENCO:
Ciro Acioli, como Paulo
Edgar Araújo, como Ringo Starr
Júlia Gorman, como Nina
Pedro Sol, como John Lennon
Victor Ribeiro, como George Harrison

Direção Musical e Preparação Vocal: Deco Fiori
Versões: Fran Papaterra
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Desenho de Luz: Fernanda Mantovani e Tiago Mantovani
Cenário: Lidia Kosovski
Figurino e Design Gráfico: OESTÚDIO
​Criações Digitais​ e Projeções: Leo Haar
​Criações Vídeos, ​Registro e Edição: Lucas Canavarro | Cine Fantasma
​Imagens Documentais: Gabriela Romeu e Américo Cordula 
Assistência de Direção: Kiko do Valle
Assistente de Cenografia: Luna Santos
Cenotécnico: Paulo Fernandes e Equipe
Registro Fotográfico: Andréa Nestrea
Assistente de Iluminação e Operador de Luz: Antônio Diniz
Responsável Técnico (Montagem e Gravação de Luz): Luís de Oliva
Pessoal Técnico: Técnico Profissional - Gabriel Prieto; Técnico Auxiliar - Jhenifer Fagundes
Contrarregra: Alessandro Amaral
Direção de Produção: Gregório Tavares
Assistência de Produção: Yves Baeta
Assessoria de Imprensa: PALAVRA
Redes Sociais: Ana Pinto
Assessoria Jurídica: Nehemias Gueiros e Marcelo Rodrigues
Administrativo e Financeiro: Andreia Fernandes
Realização: Borogodó Empreendimentos Culturais
Correalização: Oi Futuro










SERVIÇO:

Temporada: De 15 de outubro a 18 de dezembro de 2016
Dias: Sábados e domingos
Horários: 16h
Local: Oi Futuro Ipanema | Teatro (3º andar)
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3131-9333
Duração: 60 minutos
Capacidade: 95 lugares
Funcionamento da Bilheteria: De 3ª a 6ª feira e feriados, das 15h às 21h; aos sábados e domingos, das 14h às 21h
Compre ingressos sem sair de casa: ingresso.com ou pelo telefone 4003-2330.
Valor dos Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada)
Classificação Indicativa: Recomendado para crianças acima de 7 anos.




(FOTOS: ANDRÉA NESTREA.

































Um comentário: