terça-feira, 17 de setembro de 2013


THE AMERICAN SONG BOOK      – VERA DO CANTO E MELLO     

DA CRIADORA PARA AS CRIATURAS, QUE SOMOS TODOS NÓS.
Cartaz do espetáculo
 
            Não há ninguém que ame o teatro musical e/ou viva no meio dele que não se curve diante de um nome: VERA DO CANTO E MELLO.

            Vera é responsável pela preparação vocal da maioria dos grandes nomes que, hoje, despontam no teatro musical, boa parte dessa constelação de astros e estrelas presente, ontem, ao Theatro NET RIO, um dos mais simpáticos e aconchegantes teatros do Rio de Janeiro (ou do Brasil – obrigado, Frederico Reder), para assistir e reverenciar sua grande mestra.

            Trata-se de uma das maiores damas do teatro musical, que, há vinte anos, não se apresentava num espetáculo-solo.  Durante esse tempo, participou do elenco de musicais, com destaque para a Condessa de Goytacases, em IMPÉRIO, obra-prima de Miguel Falabella e Josimar Carneiro (a interpretação de Vera para a canção “Uma Confissão”, que abria o 2º ato, é uma das cenas mais memoráveis do espetáculo e do teatro musical brasileiro) e para a Madre Superiora, em “A NOVIÇA REBELDE”, da dupla imbatível Charles Möller e Cláudio Botelho.

Vera e Kiara Sasso (A Noviça Rebelde)
 
 
Vera (Império)
 
            Além de interpretar canções já defendidas por ela, em vários musicais, ainda nos brindou com outros grandes títulos dos mais renomeados musicais de todos os tempos, dos antigos aos modernos.  E, ainda, simpática e descontraída, divertiu a plateia com algumas falas, tendo sido felicíssima numa bela declaração de amor ao marido.

            No repertório, clássicos de musicais como "So In Love", de "Kiss Me Kate", "Somewhere", de "West Side Story", e Dó-Ré-Mi, de “A Noviça Rebelde”, além de canções de Cole Porter, George Gershwin e Stephen Sondheim, entre outros.  Eis alguns dos “hits” do “set list”: I Could Have Danced All Night,  Someone To Watch Over Me,  Can´t Help Loving That Man, The Man I Love, He Touched Me, You´re The Top, Let´s Do It, Stranger In Paradise, Disney Medley... (momento especial, em que Vera provocou boas risadas da plateia, quando  confessou seu sonho explícito de sempre ter desejado, "como qualquer menina", ser uma das princesas da Disney).
 
Vera
 
            Como se não bastasse tudo isso, o diretor do espetáculo, o jovem e talentoso ator, cantor e bailarino, Darwin del Fabro, de apenas 21 anos, aluno e amigo de Vera, desde que chegou ao Rio, vindo de Santa Maria, RS, aos 17, ainda nos brindou com duas surpresas.

A primeira foi uma participação especial de Cláudio Botelho, cantando sua versão para SOBE A MONTANHA, canção que encerrava o musical “A NOVIÇA REBELDE”, numa atitude de carinho para com Vera, que era a interpretava na peça, no papel da Madre Superiora, e de bastante coragem, já que se trata de uma música de difícil interpretação, por exigir muito do cantor, se bem que, para Cláudio, não deve ter sido lá tarefa das mais complicadas.  Foi lindo e comovente vê-lo cantar, quase o tempo todo, olhando para Vera, como que a agradecer-lhe por tudo o que ela já contribuiu para o sucesso de suas montagens musicais.  Aliás, Cláudio citou o nome de alguns grandes artistas de musicais, alunos de Vera e indicados a ele por essa diva, como, entre outros, Alessandra Maestrini, Alessandra Verney, Cidália Castro, Rodrigo Cirne, Cláudia Raia, preparada para o musical “SWEET CHARITY”, um dos melhores trabalhos de Raia.

Vera e Cláudio Botelho

A segunda foi outra participação, a do próprio Darwin, cantando em dueto com Vera, mestra e discípulo, Let´s Call The Whole Thing Off e Not While I´m Around.
 
Vera e Darwin

O último bloco do espetáculo contou com uma comovente interpretação de So In Love e dos clássicos Somewhere e Over The Rainbow, além de uma gostosa e provocadora versão, bem pessoal, para Hello, Dolly.
Vera
 
A ideia do show surgiu em um ensaio de um dos recitais que Vera promove com seus alunos, ao final de cada ano.  Ocupada em acompanhar os alunos, ao piano, durante os ensaios, Vera permitiu que Darwin, que o havia solicitado, dirigisse os colegas, surgindo daí o jovem diretor.  A partir da experiência, que, segundo ela, foi um sucesso, veio a ideia de voltar aos palcos, num recital-sola, pedindo a Darwin que a dirigisse, convite que ele não recusou, após alguns minutos de estupefação.

Para o acompanhamento de Vera, foi convidado o pianista Márcio Castro (excelente), que já vem atuando em grandes musicais de sucesso, para fazer a direção musical e os arranjos, igualmente excelentes.
Vera e Márcio Castro

 É interessante, também, lembrar que Vera já foi dirigida por grandes diretores e se apresentou em diversos países, como na Áustria, onde, segundo ela mesma, foi estudar ópera e acabou, no terceiro ano de permanência naquele país, fazendo o papel de Maria, numa montagem local de “WEST SIDE STORY”.  Segundo ela, "uma brasileira, na Áustria, cantando, em alemão, num musical escrito por um americano".  Uma perfeita ONU cultural, grifo meu.

Para quem não conhece muito sobre Vera do Canto e Mello, um pouco do seu currículo: Cantora lírica, professora e atriz de musicais,  Participou de espetáculos, como “EVITA”, (substituta de Cláudia, a protagonista); “IMPÉRIO”, de Miguel Falabella, e até da ópera LA TRAVIATA, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigida por um certo senhor Franco Zeffirelli.  Também atuou em uma montagem austríaca de “WEST SIDE STORY”, já citada, onde interpretou a protagonista Maria.  Os mais jovens lembram-se dela como a Madre Superiora, de “A NOVIÇA REBELDE”, com direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho.

            Dentre seus alunos mais ilustres, estão expoentes do teatro musical brasileiro, como Marília Pêra, Kiara Sasso, Cláudia Raia, Alessandra Maestrini, Alessandra Verney, Sabrina Korgut, Cidália Castro, Felipe de Carolis, Rodrigo Cirne, Betto Serrador, Beatriz Lucci, Cláudia Ohana, Maria Netto, Davi Guilhermme, Kiko do Valle, Darwin del Fabro...
 
Carol Puntel, Alessandra Verney, Cláudia Netto, Cláudio Botelho, Totia Meireles, Marya Bravo e Malu Rodrigues
 
Algumas das cantrizes presentes (todas alunas de Vera): Malu Rodrigues, Solange Badin, Alessandra Verney, Gottsha, Cláudia Netto, Marya Bravo e Totia Meireles (constelação)

Também foram alunos de Vera os cantores Marisa Monte, Branco Mello (Titãs), Paula Toller (Kid Abelha), Marina Lima, Léo Jaime, para citar apenas alguns.
Malu Rodrigues e Rodrigo Cirne (dois talentos da nova geração, alunos de Vera)

            Muito bonita a figura de Vera em cena, elegantemente vestida, deslizando no meio de um cenário simples e muito bonito, de Miguel Pinto de Guimarães, e muito bem penteada e maquiada pelo grande visagista Beto Carramanhos.

Alessandra Verney e Miguel Pinto Guimarães  
          Uma noite para ficar marcada na retina, nos ouvidos e no coração de todos os que, como eu, admiram o talento e a simpatia de VERA DO CANTO E MELLO.

Eu com os queridos Carol Puntel e Cássio Pandolfi
 
Não precisa de legenda; apenas de um comentário: QUE HONRA!
Obrigado, Vera! 
Obrigado Darwin!
 
Todas as fotos foram feitas, e gentilmente cedidas, pelo querido fotógrafo e grande amigo LÉO LADEIRA.
 

5 comentários:

  1. Linda matéria Gilberto! Você definiu a nossa emoção com propriedade. Vera é MUST!

    ResponderExcluir
  2. Só fera! Grande MESTRA, seus alunos/discípulos e admiradores.
    Deu para vivenciar a emoção através do seu texto Gilberto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu perdi, mas graças a sua rica matéria, fiquei um pouquinho menos triste!

    ResponderExcluir