segunda-feira, 9 de setembro de 2013


EDUKATORS – TEATRO DE PRIMEIRO MUNDO
(Este texto foi escrito no dia 17 de janeiro deste ano, quando da estreia do espetáculo, no Teatro OI Futuro Flamengo, após cuja temporada já viajou por todo o Brasil e está de volta, no palco do Teatro Ipanema)
 
 
           Hoje, estreia, oficialmente, EDUKATORS, espetáculo que ficará em cartaz, no Teatro OI Futuro – Flamengo, até 31 de março. 

           Entretanto, ontem, houve uma pré-estreia para convidados, para a qual eu tive a honra de ter sido convidado, convite este já feito no apagar das luzes do ano passado, quando encontrei meu amigo PABLO SANÁBIO na plateia de um outro espetáculo. 

           Desde o início do segundo semestre de 2012, PABLO e outro grande e querido amigo, FABRÍCIO BELSOF, haviam me falado desse projeto, mas, na última vez em que estive com o PABLO, ele me falou com tanto entusiasmo, sua marca registrada em tudo em que se envolve profissionalmente, e com um brilho no olhar tão comovente e cativante, que, a partir daquela noite, passei a contar os dias para a estreia de EDUKATORS. 

           Naquele dia, PABLO me disse que eu seria seu convidado especial para a estreia.  Mesmo sem me achar merecedor de tal distinção, convite de PABLO SANÁBIO, para a estreia de um projeto seu, e, ainda por cima, com o bônus “especial”, é totalmente irrecusável.  E lá fui eu, ontem, conferir, ou melhor, ratificar aquilo que já esperava ver: uma peça que merece a criação de um adjetivo especial para qualificá-la.



           EDUKATORS é um primoroso texto de RAFAEL GOMES, baseado no filme THE EDUKATORS, de HANS WEINGARTNER, em parceria com KAHUUNA FILMS.     

           Quando o filme foi lançado, em 2004, cercado de grande polêmica, por parte do público e da crítica, algo como “ame-o ou deteste-o”, ouvi algumas pessoas do PD (Partido do Detesto) dizendo não achar a menor graça num filme que nada mais era do que “uma cópia de Laranja Mecânica”, que também fora transposto para o palco.  Absurdo total!  Nada a ver com o consagrado filme de STANLEY KUBRICK. 

           O único ponto em comum entre os personagens de ambos os filmes é o caráter da rebeldia de seus personagens principais.  Rebeldes todos são, nos dois filmes, por causas diversas. 

           O Alex, da Laranja, é um líder de uma gangue, que, mais do que subverter a ordem social, tem fixação pela violência, pelo sadismo, e não mede esforços para humilhar e punir suas pobres vítimas até a morte, com altos requintes de perversidade, de crueldade; totalmente amorais. 

           O trio JAN, JULE e PETER, os “educadores” primam por uma causa, única e exclusivamente, social.  Seu objetivo é subverter, sim, a ordem instituída pela burguesia e tentar fazer com que esta classe perceba o quanto deixam de viver em função de seus valores materiais e o quanto prejudicam e fazem sofrer outros seres humanos, seus semelhantes.
 
Pablo Sanábio, Natália Lage e Fabrício Belsoff

           Vamos a uma despretensiosa análise do espetáculo:

           Em primeiro lugar, deixo bem claro que jamais me deixo levar por fatores externos ao espetáculo, quando me proponho a analisá-lo.  Isento-me das emoções com relações a laços afetivos com as pessoas que fazem o espetáculo.  É ótimo poder dizer aos amigos: seu espetáculo é fantástico!  Da mesma forma, embora com tristeza, é obrigação de um amigo dizer ao outro: Não gostei de tal e tal detalhe; é preciso mudar, melhorar...  Assim devem agir os amigos.  Mas isso não se aplica a EDUKATORS.

           O texto, já mencionado e que deve ter custado muito a seu autor, prende o espectador, do início ao fim, reservando-lhe, sempre, surpresas na linguagem, extremamente simples e de fácil decodificação, o que é fundamental para um espectador comum.  O texto de RAFAEL GOMES prova que não é preciso ser hermético, para impressionar e ser agradável ao público; é simples, profundo e muito bem construído do ponto de vista estrutural.

           A direção é de JOÃO FONSECA.  Preciso dizer alguma coisa?  Mas vou.  O JOÃO faz parte da minha coleção de grandes profissionais do teatro, na sua praia, qual seja, a de dirigir.  Acompanho sua carreira longa, ainda que ele seja jovem, desde a fundação do grupo OS FODIDOS PRIVILEGIADOS, há cerca de vinte anos, se não me falha a matemática. 

           Nos últimos anos, JOÃO vem colecionando vários sucessos, dentre os quais, a meu juízo, merecem destaque MARIA DO CARITÓ, R&J DE SHAKESPEARE – JUVENTUDE INTERROMPIDA e NÃO SOBRE ROUXINÓIS.  Após ROUXINÓIS, nós, seus grandes admiradores, ficamos a nos perguntar:  E, agora, o que o JOÃO pode fazer de mais sensacional?  Mas ele consegue.  A direção de EDUKATORS é digna de todos os elogios, contando com o auxílio luxuoso de RAFAELA AMADO, na direção de movimento.  Cada nova cena é uma agradável e emocionante surpresa.

           NELLO MARRESE assina os geniais cenários, dignos de premiação.  Conheço NELLO, como ator, nos FODIDOS, mas, nos últimos anos, tenho aplaudido, de pé, os belos e práticos cenários dele.  Tenho certeza de que já é um nome de respeito nesse setor, a julgar, apenas, pelos cinco ou seis maravilhosos trabalhos que fez em 2012, com destaque para os de NÃO SOBRE ROUXINÓIS e DOROTEIA, ambos dirigidos pelo JOÃO FONSECA.

           Neste espetáculo, a luz é um elemento importantíssimo, para criar a variação de climas que cada cena exige, trabalho muito bem executado pelo veterano LUIZ PAULO NENEN.

           Os figurinos, de BRUNO PERLATTO, estão bem de acordo com os personagens e a trama.

           Não se pode deixar de pôr em evidência, de modo algum, a trilha sonora, a cargo do craque RODRIGO PENNA, o inventor do Bailinho, que já criou excelentes trilhas para outros espetáculos e, agora, parece estar em sua fase áurea, dentro do ofício que escolheu.  A música de RODRIGO embala, de forma muito coerente e correta, as cenas e a nós, os espectadores.  Ajuda a nos transportar para o universo da peça. 

           Não chega a ser um espetáculo multimídia, mas os vídeos, de PAOLA BARRETO e DAVID COLE, acrescentam valores ao espetáculo.
 
Os três protagonistas, em primeiro plano, e, ao fundo, Edmílson Barros
           Ficaram para o final as palavras sobre os quarto atores, por ordem alfabética, que formam o elenco de EDUKATORS.  Muito fácil:

           EDMÍLSON BARROS tem uma participação mais discreta na trama, mas não menos importante, e desempenha o seu papel com muita correção.  Bom ator, sempre competente nos papéis que tem desempenhado.

           FABRÍCIO BELSOFF é um dos melhores atores do teatro brasileiro que eu conheço, até mesmo quando, sem fala, participa de uma cena, ainda que, como diz JOÃO FONSECA, no belíssimo programa da peça, “...quando lembro que ele ainda não tem nem trinta anos, fico pensando do que será capaz esse menino”.  Realmente, FABRÍCIO é, como dizia minha avó, um “azougue” (indivíduo muito agitado e esperto) em cena.  Ele parece hipnotizar o espectador, com tanta força que atribui a seus personagens.  Seu JAN é digno de muitos aplausos de pé.  BRAVO!

           NATÁLIA LAGE, a JULE, é um capítulo à parte.  Nos seus 26 anos de carreira, (informação do programa), a moça é muito mais conhecida pelos papéis que interpreta na telinha, entretanto é no teatro que o ator(atriz) mostra que “tem garrafas vazias pra vender” (outra vez, minha avó baixou em mim).  No palco é que a pessoa mostra que sabe representar, sabe explorar seu potencial dramático, sua voz, seu corpo, todas as suas expressões...  NATÁLIA é uma atriz de teatro e assim deve ser reverenciada.  Mais ainda: uma grande atriz de teatro.  Já tive a oportunidade de vê-la representando em alguns espetáculos, mas é em EDUKATORS, que ela tem a oportunidade de se jogar de cabeça no personagem, proporcionando-nos belos momentos de grande emoção.  Muito boa a escolha da atriz.

           PABLO SANÁBIO, por coincidência, ficou para o final, obedecendo à já expressa ordem alfabética, mas, de qualquer forma, fosse outro o critério, ele seria o último a ser comentado.  Por quê?  Simplesmente porque ele é PABLO SANÁBIO, um ser iluminado, como profissional e como pessoa.  É dele o projeto deste EDUKATORS e foi ele que correu atrás da compra dos direitos da peça, procurou parceiros para o projeto...  Mais uma vez, parafraseando JOÃO FONSECA, “ele parece não conhecer limites para realizar seus sonhos.   Ele produz, atua (maravilhosamente, acrescento eu), cria, inventa, é um verdadeiro ‘doido’”.  Já foi assim em R&J DE SHAKESPEARE – JUVENTUDE INTERROMPIDA e em O MENINO QUE VENDIA PALAVRAS.  Não sei onde há mais espaço naquela cabecinha de criança/adulta para caber tantas ideias, tanta criatividade, tantas gostosa loucuras.  Mas sempre há.  Ele, cada vez mais, nos surpreende com um trabalho mais estupendo que outro.  Merece todas as glórias, todas as homenagens, todos os aplausos, todos os prêmios.  Merece tudo de bom, porque é uma das pessoas que mais amam o teatro e se dedicam a ele.  MUITA MERDA, meu queridíssimo amigo.

           Parece que não há mais nada a merecer destaque, mas isso não é verdade.  O sucesso que, certamente, será a temporada de EDUKATORS no Rio, depois em São Paulo e, novamente no Rio, se os deuses do teatro permitirem (e eles haverão de) depende muito de um nome: MARIA SIMAN, diretora de produção, no comando da sua PRIMEIRA PAGINA PRODUÇÕES. MARIA é uma das mais importantes produtoras do teatro brasileiro.  Para quem não consegue ligar o nome à pessoa, ela produziu ENSINA-ME A VIVER (ao lado de um outro grande e talentoso amigo empreendedor, ARLINDO LOPES, e GLÓRIA MENEZES), A PEÇA DO CASAMENTO, MACBETH, DOIDAS E SANTAS, MARIA DO CARITÓ, CLANDESTINOS...  MARIA é aquela pessoa com quem se tem vontade de trabalhar.  Eu gostaria, e muito.  Ela só se envolve, com muita garra e paixão, em grandes produções, e conta com excelentes colaboradores, como BRUNA AYRES, LUCIANO MARCELO, PAULA SALLES e tantos outros, sempre gentis e generosos.

           Mais alguma coisa a falar?  Sim. 

           Como todas as produções que levam a assinatura de MARIA SIMAN, o programa da peça, já citado anteriormente, é lindo, de um enorme bom gosto, em todos os aspectos, principalmente pelos belos textos nele contidos.

           EDUKATORS será, certamente (ou melhor, já é) um dos maiores acontecimentos teatrais deste ano, que apenas começa. 

           Deve ser visto e compartilhado por todos. 

           Nada melhor do que EDUKATORS para se acreditar que, no Brasil, também se faz teatro de primeiro mundo.

           VIDA LONGA A EDUKATORS! 
 
           MIL VEZES MERDA!!!  
 
 

APROVEITE PARA CONFERIR O QUE EU DISSE, NO TEATRO IPANEMA, EM CURTA TEMPORADA.  VEJA, NA MÍDIA, DIAS E HORÁRIOS.
          
  

  

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