VERSÃO
BRASILEIRA MÖELLER
&
BOTELHO
– 25
ANOS DE MUSICAIS
(QUE
DUREM MAIS 25, MAIS 25, MAIS 25...)
Assim
que cheguei a casa, na 4ª feira, dia 2
de dezembro (2015), depois de ter o incomensurável prazer de ter assistido
a “VERSÃO BRASILEIRA MÖELLER &
BOTELHO – 25 ANOS DE MUSICAIS”, fiz uma postagem, exagerada, de propósito,
numa rede social:
Deveriam fazer parte da cesta básica ingressos para espetáculos da
dupla Claudio Botelho e Malu Rodrigues.
Também poderia fazer parte da Constituição um artigo que dissesse que É
DIREITO DE TODO BRASILEIRO ASSISTIR AO ESPETÁCULO "VERSÃO BRASILEIRA MÖELLER
& BOTELHO - 25 ANOS DE MUSICAIS.
É, simplesmente, FANTÁSTICO!!!
CHARLES MÖELLER e CLAUDIO BOTELHO são fundamentais,
essenciais, indispensáveis, ao TEATRO
MUSICAL BRASILEIRO. Não sou eu, apenas, quem o diz; isso é quase uma
unanimidade.
Charles Möeller e Claudio Botelho.
Antes de
iniciar meus comentários sobre o espetáculo em pauta, vou transcrever um trecho
do “release”, que me foi enviado
pela assessoria de imprensa (Factoria Comunicação – Pedro Neves e Laura
Storino), que fala como a dupla se conheceu:
“Em
1990, CLAUDIO BOTELHO estreava o show ‘Hello, Gershwin’, com cenários e
figurinos de CHARLES MÖELLER e direção de Marco Nanini. Ainda que a dupla MÖELLER
& BOTELHO tenha sido, oficialmente, formada anos mais tarde, com a estreia
de ‘As Malvadas’ (1997), este primeiro encontro profissional dos diretores
completa 25 anos.”
A “grife” M&B.
Mosaico de sucessos.
Isso CLAUDIO diz, no texto do “show”, além
de outras tantas coisas, previstas, no roteiro, ou saídas de sua privilegiada
cabeça, improvisadas, ele que, apesar de uma pessoa tímida, sabe, como poucos,
se comunicar com uma plateia.
Para comemorar
esse casamento artístico, que já pôs no mundo uma enorme “prole”, de quase
quatro dezenas de “filhos”, espetáculos FANTÁSTICOS,
A QUASE TOTAL MAIORIA; ótimos, outros; muito bons ou, simplesmente, bons,
alguns; e razoáveis, uma ínfima minoria, quase um pleonasmo (Sim, gênios também,
graças a Deus, têm o direito de errar. Na minha visão, pelo menos.), os dois
resolveram comemorar as bodas num magnífico espetáculo, um “show” musical,
“teatralizado”, dirigido por CHARLES MÖELLER,
reunindo canções de alguns dos espetáculos da dupla.
Deve ter sido
muito doído, para os dois, fazer a seleção das canções, pois são tantas, lindas
e emblemáticas, que o “set list” poderia ocupar horas e horas da atenção do
público, o que, tenho certeza, não seria nenhum sacrifício para ninguém. Ao
contrário, seria um prazer indescritível.
CLAUDIO já havia se apresentado num
outro “VERSAO BRASILEIRA”, tão
delicioso quanto a atual versão, porém sozinho, além dos músicos. Desta vez, CHARLES e CLAUDIO tiveram a genial lembrança de convidar MALU RODRIGUES, para participar da
festa.
Num dos textos
que costuram as canções, CLAUDIO diz
que o casamento dele com CHARLES,
como em toda parceria, não é só um mar de rosas; que eles também brigam, de vez
em quando, e discordam. Disse, porém, que, num aspecto, eles nunca discordaram nem
haverão de discordar. É quando o nome de MALU
RODRIGUES é lembrado para compor um
elenco.
MALU é uma espécie de talismã da dupla,
tendo iniciado os trabalhos em musicais da grife M&B, aos 14 anos,
interpretando uma da filhas da Família
Von Trapp, na inesquecível e tão festejada montagem de “A Noviça Rebelde”. Depois, aos
16, brilhou, como a protagonista de um dos mais lindos espetáculos da
dupla, “O Despertar da Primavera”,
no qual sua Wendla Bergmann reinava,
absoluta, com sua voz indescritível, de tão bela e afinada, perto da qual
poucas cantoras conseguem chegar.
Hoje, aos 22 anos, e já uma cantriz de renomado sucesso, a ponto de
ter ganhado, há poucos dias, o prêmio/título de CARIOCA DO ANO, promovido pela Revista
VEJA-RIO, MALU já participou de
oito produções (espero não ter errado) de CHARLES
e CLAUDIO, aqui relacionadas,
sem preocupação cronológica: “A Noviça Rebelde”,
“O Despertar da Primavera”, “O Mágico de Oz”, “7 – O Musical”, “Beatles
num Céu de Diamantes”, “Um
Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais
de Chico Buarque em 90 Minutos” e “Nine
– Um Musical Felliniano”, a mais recente de todas, sem contar o espetáculo
em tela.
Neste
espetáculo, IMPERDÍVEL, são
apresentadas canções de “A Noviça
Rebelde”, “Sassaricando”, “O Mágico de Oz”, “O Despertar da Primavera”, “Cristal
Bacharach” e “Lado a Lado com
Sondheim”, dentre outros grandes musicais, além de outras, de espetáculos
que não levaram a assinatura da dupla, mas foram vertidos, para o português,
por CLAUDIO BOTELHO, sem dúvida, o
melhor profissional no ramo. São canções extraídas de espetáculos como “Chicago”, “West Side Story”, “Les Misérables”
e “My Fair Lady”, por exemplo.
CLAUDIO e MALU são acompanhados, nesta “VERSÃO...”,
por três excepcionais músicos: EDGAR
DUVIVIER (sopros), MARCELO CASTRO
(teclados) e THIAGO TRAJANO (violão
e afins). Todos, além de amigos de CHARLES
e CLAUDIO, tocam, há muito, em
seus espetáculos, sendo que MARCELO e TRAJANO ainda já trabalharam como arranjadores e diretores musicais, em várias montagens da dupla.
Marcelo Castro, Claudio Botelho, Thiago
Trajano e Edgar Duvivier.
Em solos ou em
duplas, CLAUDIO BOTELHO e MALU RODRIGUES interpretam mais de 20
canções, algumas das quais vão aqui relacionadas, com alguns comentários, por
algum motivo importante para mim:
SIXTEEN GOING ON SEVENTEEN – DUETO (Senti muita saudade de “A
Noviça Rebelde”, um dos melhores trabalhos da dupla M&B.)
THE SOUND OF MUSIC – MALU (A saudade bateu mais forte ainda. MALU
canta este “hino” dos musicais de uma forma tão linda quanto o fazia Kiara Sasso, ao interpretar a jovem
noviça.)
BLUE WIND – MALU (Aqui, meu
coração começou a bater acelerado. “O
Despertar da Primavera” se anunciava e eu via Letícia Colin, e sua Ilse,
na figura de MALU.)
MAMA, WHO BORE ME – MALU (Lembrei-me, com muita saudade, das mais de vinte vezes que fui ao Teatro Villa Lobos, sentado na primeira
fila, sempre na mesma poltrona, todas as 6ªs feiras, para ver “O Despertar da Primavera”. E chorei,
ouvindo aquela letra, forte e belíssima, na voz daquele anjo, chamado MALU.)
IF YOU WERE GAY – CLAUDIO (CLAUDIO dá um “show” de interpretação,
nesta canção hilária, do inesquecível
“Avenida Q”, que me fez dar boas gargalhadas, na voz de Fred Silveira, todas as mais de dez vezes que assisti ao
espetáculo. CLAUDIO faz, do palco,
uma brincadeira com um espectador, da primeira fila, de forma tão leve e
respeitosa, incapaz de constranger o escolhido para participar da brincadeira.)
I WILL WAIT FOR YOU – CLAUDIO (Esta canção foge à proposta do espetáculo, pois pertence a um filme, “Les Parapluies de Cherbourg”, e é o tema da
película, que, no Brasil, ganhou o título de “Os Guarda-Chuvas do Amor”, composto por Michel Legrand. A canção é linda e é uma das preferidas de CLAUDIO BOTELHO, que a interpreta, de
forma brilhante, na versão em inglês.)
I DREAMED A DREAM – CLAUDIO (Sempre que ouço esta canção, de “Les
Misérables”, me comovo, a ponto de chorar bastante. Não foi diferente desta
vez. E não tenho dúvidas de que, de todas as versões, que já ouvi, desta
canção, a interpretada por CLAUDIO é
a mais comovente, visceral.)
IF I WERE A RICH
MAN / MONEY MONEY – CLAUDIO (Um outro
grande momento de descontração do espetáculo, cheio de bom humor, valorizado
pelo talento de CLAUDIO.)
ELE VAI VOLTAR – MALU (Com esta canção, MALU destrói,
no bom sentido, o coração do público. A canção, do musical “7 - O Musical”, é de uma beleza ímpar, composta por Ed Motta, interpretada, naquela
montagem, por outra grande cantriz, Alessandra
Maestrini. MALU e Maestrini se
igualam, na qualidade da interpretação desta obra-prima.)
TATUAGEM – MALU (Não satisfeita em destruir os nossos corações, com a canção anterior, MALU emenda, na sequência, com uma
monumental interpretação da belíssima “Tatuagem”.)
SASSARICANDO – DUETO (Este sucesso de carnaval, há quase dez anos, vem sendo ouvido, sempre numa
nova montagem do musical que leva o mesmo nome. E já estão anunciando SASSARICANDO 2016. Uma alegria só!)
SEND IN THE CLOWNS – CLAUDIO (Antes de interpretar esta canção,
CLAUDIO falou do significado da letra e de sua relação com o momento
político atual brasileiro, no que foi muito aplaudido por quase toda a plateia.
Eu, da primeira filas, aplaudi MUITO!
E que bela interpretação, vinda da alma!)
I’LL NEVER FALL IN LOVE AGAIN – DUETO (Neste momento, bateu um misto de alegria e tristeza. Alegria, por me
recordar de “Cristal Bacarach”, uma
das mais deliciosas comédias musicais da dupla, que reuniu um excelente elenco,
como ocorre, na maioria das produções M&B;
a tristeza ficou por conta de me lembrar que o Teatro Glória, de ótimas memórias, onde o espetáculo fez uma
brilhante carreira, foi demolido e, agora, faz parte de um passado recente,
dentro de um presente negro da história desta cidade e deste país.)
FICHA TÉCNICA:
Roteiro: CHARLES MÖELLER e CLÁUDIO BOTELHO
Intérpretes: CLAUDIO BOTELHO e MALU RODRIGUES
Músicos: EDGAR DUVIVIER, MARCELO CASTRO e THIAGO TRAJANO
Direção: CHARLES MÖELLER
Versões: CLAUDIO BOTELHO
Ambientação: MIGUEL PINTO GUIMARÃES
e CHARLES MÖELLER
Figurinos: CAROL LOBATO
Iluminação: PAULO CÉSAR MEDEIROS
Design de Som: ANDRÉ GARRIDO
Assessoria de Imprensa: FACTORIA COMUNICAÇÃO (PEDRO NEVES e VANESSA
CARDOZO)
UM ESPETÁCULO
CHARLES
MÖELLER
&
CLAUDIO
BOTELHO
Cumplicidade total.
SERVIÇO:
Temporada: Até 17 de dezembro (2015)
Local: Teatro Clara Nunes
Endereço: Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 – 3º piso
Telefone: 2274-9696
Dias e Horários: 4ª feira, às 21h, e 5ª feira, às 17h
Valor do Ingresso: R$70,00 (inteira) – meia-entrada para os que fazem
jus ao benefício.
Vendas na Bilheteria do Teatro ou pelo site ingresso.com
Duração: 60 minutos
Indicação Etária: Livre
Em quatro tempos.
É uma pena que CLAUDIO BOTELHO, por ter-se dedicado
mais à direção (musical, principalmente) e às versões, só se apresente, no
palco, em oportunidades bissextas. Disse-lhe, pessoalmente, que deveria atuar
mais, já que, além de ser um bom cantor, é um ótimo ator, aquilo que, que os franceses
diziam, com relação a Maurice Chevallier:
um “chansonnier”.
Oxalá tenha
aceitado a minha sugestão, para alegria de uma legião de fãs e amigos!
Aplausos! BRAVO!!!
(FOTOS:
LÉO LADEIRA)
Espetacular 👏👏👏👏👏
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