domingo, 15 de maio de 2016


ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO

 

 

(“MINHA MISSÃO É REVELAR A VERDADE.”

– ESTAMIRA GOMES DE SOUZA

ou

“ESTAMIRA É UM ACERTO DE CONTAS.”

- DANI BARROS.)

 

 


 

 

 

            Eu tinha uma dívida com DANI BARROS, mas a pior dívida é a que temos conosco. Eu tinha uma, do “tamanho do mundo”, que me era cobrada, incessantemente, por mim mesmo, sempre que o assunto “ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO” vinha à tona.

 

            É que, tendo assistido à peça, quando de sua estreia, em 2011, no Teatro Laura Alvim, duas vezes, na mesma semana, e, numa outra temporada, no Teatro do Leblon (Sala Tônia Carrero, infelizmente já fechada), eu nunca havia escrito sobre um dos espetáculos mais impactantes a que assisti em toda a minha vida. Aqui estou, para me redimir e aliviar o meu coração.

 

 



Dani Barros.

 

 

 

 
SINOPSE:
 
Estamira Gomes de Souza ou, simplesmente, ESTAMIRA (1941 / 2011), foi uma catadora de lixo, doente mental crônica, com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora.
 
ESTAMIRA morreu com 70 anos e DANI BARROS a conheceu, no seu “habitat”, o meio do qual conseguia retirar o mínimo para a sua mísera sobrevivência. Tão pobre de bens materiais; tão rica de interioridade.
 
A peça é livremente inspirada no filme “Estamira”, de Marcos Prado, documentário, lançado em 2005, que ganhou 23 prêmios nacionais e internacionais e retrata a história de ESTAMIRA, a profetisa do lixão, carregada de tragédia e humor, delirante e sábia, atordoante e provocadora de reflexão.
 
A peça não só é um documentário sobre ESTAMIRA, mas também um depoimento pessoal e artístico de DANI BARROS, que reconheceu, na história da personagem da vida real, parte da sua experiência pessoal.
 
O pano de fundo da história é o Lixão do Jardim Gramacho (Duque de Caxias, Rio de Janeiro), porta pela qual adentramos o universo de ESTAMIRA. Lá são encontradas cartas, memórias, histórias que não conseguimos jogar fora.
 
Mais do que uma adaptação, o projeto é também um depoimento pessoal e artístico, fala sobre os que se encontram à margem da sociedade, no meio do lixo do descaso e que são tratados como restos, na maior parte da vida.
 

 

 


 

Estamira, a inspiradora (Foto: Divulgação)

Estamira Gomes de Souza – a própria.

 


 

            Revi a peça no último domingo, quando se comemorava o Dia das Mães, e estava certo de que, tão logo chegasse a casa, iniciaria esta crítica. Faz hoje uma semana e, cada vez que me sentava, diante do computador, para dar forma aos meus pensamentos, estes se embaralhavam, vinham-me, à mente, as imagens e a voz se DANI, dando vida (vida?) àquela mulher, agora personagem, a ponto de eu me confundir, sem saber quem era quem. DANI BARROS é ESTAMIRA e ESTAMIRA é DANI BARROS.

 

            Foi uma sessão linda a daquele dia, como todas as outras, mas com um tempero especial, porque, naquele domingo, como já disse, eram homenageadas as mães, e DANI já não tem mais a sua, que, em comum com a personagem, também sofria de distúrbios mentais e passou boa parte de sua vida internada e nas mãos do “copiadores de receitas, que não sabem nada”, chegando ao suicídio, com pouco mais de cinquenta anos. A emoção, mais que nas outras vezes em que assisti à peça, era, notadamente, potencializada.

 

Pude notar algumas diferenças, na evolução do espetáculo, o que é muito natural, quando uma peça consegue atravessar anos em cena, inclusive encontrando uma DANI mais solta, até interagindo mais, de forma deliciosa, com a plateia, em especial com uma senhora, na primeira fila, perto de mim, a qual entrou no jogo, fazendo com que o espetáculo rendesse mais ainda.

 

 


(Foto: Reprodução)

 


 

(Foto: Emi Hoshi)

 

 


 

“ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO” não é daqueles espetáculos para serem vistos apenas uma vez nem daqueles que servem para distrair, após um dia de trabalho cansativo. Ele faz pensar, ele provoca, ele mexe com as emoções, ele vai buscar, lá no fundo de cada espectador, e trazer para o palco, a poucos metros da atriz/personagem, a porção ESTAMIRA que há dentro de cada um de nós.

 

            Pela boca de DANI BARROS/ESTAMIRA, ouve-se um grito, de socorro e de alerta, contra a negligência dos “governantes” para com a loucura e a população em geral, principalmente a mais desfavorecida. A peça é uma metáfora ampliada, uma alegoria, da precária e desassistida condição em que vivem milhões de, ditos, “seres humanos”. O Lixão do Jardim Gramacho é a metáfora do Brasil, e ESTAMIRA é a metáfora dos brasileiros. Pelo menos, de uma considerável parte deles.

 

            O espetáculo foi criado e idealizado por DANI BARROS e BEATRIZ SAYAD, que também dirige a peça, e, desde sua estreia, vem colecionando prêmios e indicações, além de ter figurado na lista dos dez melhores espetáculos na seleção do jornal “O Globo”; entre as três melhores peças em cartaz, na seleção da revista “Veja Rio”; e entre os melhores espetáculos, na seleção da revista “Bravo!”. Dentre os principais prêmios, DANI BARROS, como atriz, ganhou o “Questão de Crítica”, o “Shell”, o “APTR” e o “APCA”. Já a peça foi indicada ao “Questão de Crítica”, como “espetáculo”, e ao “APTR”, nas categorias “texto”, “espetáculo” e “produção”.

 

 

 



 

 

Estamira

 

 



 

 



 

 


 

            Passemos a comentar a ficha técnica do espetáculo.

 

            A dramaturgia, que foi criada, a quatro mãos, por DANI BARROS e BEATRIZ SAYAD, consegue concentrar, em cerca de 85 minutos, todo o universo da protagonista, alternando momentos de profunda tristeza e tensão com falas que levam o público a dar boas gargalhadas, porque, pela boca de ESTAMIRA, são feitas críticas, é dito aquilo que todos gostaríamos de dizer, mas somos “lúcidos” demais, para ter a coragem de fazê-lo. Não há diálogos, mas o texto é construído dentro de uma carpintaria própria dos monólogos, sem permitir um minuto sequer de lentidão ou de qualquer coisa que não desperte interesse.

 

            No dramaturgia, foram inseridos trechos de Ana Cristina César, Antonin Artaud, Estamira Gomes de Souza, Manoel de Barros, Michel Foucault e Nuno Ramos. Uma salada, a princípio, soando como improvável, porém mais que concreta.

 

            BEATRIZ SAYAD também assina a direção da peça, e a impressão que dá é a de, pelo fato de DANI ter participado da dramaturgia e de estar, intimamente, ligada àquela situação, no que diz respeito ao seu convívio com a problemática dos distúrbios da mente (parece-me - pode ser que eu esteja errado) ter dado uma certa liberdade à atriz, para criar a personagem e dar-lhe voz. Não parece que existem marcações rígidas a serem seguidas, a não ser algumas, importantes na peça e que dependem de estar concentradas em pontos onde a luz atue. Trabalho de duas grandes cúmplices e inquestionáveis artistas.

 

            DANI BARROS já era considerada, por mim, uma boa atriz, antes de ESTAMIRA. Aqui, ela conquistou, completamente, o seu espaço, na galeria das nossas melhores atrizes, por sua entrega total à personagem, por mesclar realidade e ficção, de forma tão sutil e profunda, que nos dá a impressão de que estamos sendo ouvintes das lições de ESTAMIRA, passadas pela própria. Um dos mais brilhantes trabalhos de atriz que já tive a oportunidade de ver, durante toda a minha vida de “rato-de-teatro”.

 

DANI usa e abusa do corpo e da voz, passando por posturas diferentes, visto que, vez por outra, á a atriz que fala, abandonando, por um tempinho a personagem, momentos em que também muda de voz. Há de se creditar um mérito a GEORGETTE FADEL, responsável pela preparação de ator, e a LUCIANA OLIVEIRA, que, como fonoaudióloga, assina a preparação vocal da atriz. Dois belos trabalhos, que se complementam.

 

 

 


 


 

Estamira - Beira do Mundo

 

 

 


            Quando o público adentra o teatro, já se depara com a atriz, sentada, concentrando-se, sem deixar de observar os movimentos das pessoas, que vão se acomodando, lançando-lhes olhares enigmáticos - eu diria -, provocadores da nossa curiosidade. O espetáculo começa, propriamente, quando DANI inicia um processo de automaquigem, sujando-se com uma tinta preta, à medida que vai permitindo que a personagem assuma o seu lugar.

 

            Há uma cena muito impactante e que chega a incomodar e a preocupar a plateia, momento em que a personagem “começa a passar mal”, dando a impressão de que lhe falta o ar, acrescido de fortes dores, levando a atriz a se dirigir à plateia, apoiando-se numa das paredes laterais, implorando que alguém a socorra, perguntando se há um médico ali. Vocês vão ficar aí, só olhando e ninguém sabe o que fazer?”. Aí, a cabeça do espectador “pira”, deixando-o ficar entre acreditar naquela “verdade”, e manifestar algum socorro, ou deixar que o “faz de conta” chegue a um final, a qualquer momento, naturalmente. Muitas vezes, algum espectador, ou mais de um, se dirige à atriz, não para socorrê-la de um mal físico, mas com o objetivo de confortá-la - a personagem -, aliviar-lhe o peso daquele sofrimento. É um momento único, para mim, no TEATRO. Unem-se, num afago, num abraço, em palavras, a realidade à ficção. Ou seriam duas realidades ou duas ficções?

 


 


(Foto: Reprodução)

Luz.

 

 

            O cenário, assinado por AURORA DOS CAMPOS, com a colaboração de DANI e BEATRIZ, é fascinante. Pensem num “lixão poético”, se é que tal imagem possa se formar, na mente de quem não viu a peça.

 

No centro do palco, apenas um tosco banco estofado, de três lugares, sujo e manchado, uma minúscula mesinha, ao lado, tudo isso cercado por centenas de sacos plásticos, cheios de ar, multicoloridos, talvez chegando ou ultrapassar a casa do milhar. Um detalhe: nesse “caos poético”, destaca-se uma garça, de louça, representando os animais que costumam habitar os lixões, além dos urubus e ratos, não presentes em forma cenográfica. Ventiladores, posicionados estrategicamente, quando acionados, num determinado momento do espetáculo, provocam uma beleza estética ímpar, quando as sacolas flutuam, ao sabor do vento, envolvendo, completamente a personagem, algumas sendo levadas até a plateia. Ou seja, estamos todos no lixão, somos todos vizinhos de ESTAMIRA.

 

            Não há muita variação de luz, porque isso não se faz necessário, porém TOMÁS RIBAS, como sempre, faz um belo trabalho, na iluminação do espetáculo.

 

 

 


Cenário.

 

 

            Quanto ao figurino, de JULIANA NICOLAY, não poderia ser mais adequado. Lembra o que é usado por pessoas com comprometimentos mentais e catadores de detritos, com as quais nos deparamos, a toda hora, nas ruas da cidade. Totalmente dentro do contexto da peça, compõe-se de duas camisetas sobrepostas, a de cima cheia der aplicações de bugigangas, e uma bermuda surrada. Por cima de tudo, uma capa de chuva, certamente, tudo garimpado no lixão.

 

 

 


Figurino.

 

 

 

Há, na peça, uma ótima direção musical, a cargo de FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER, além do bom “design” de som, de ANDREA ZENI.

 

Também marcante, no espetáculo, é a cena, sublinhada por um lindo fado, em gravação, cantado por Soraya Ravenle.

 

Além das duas temporadas anteriores, em teatros do Rio de Janeiro, o espetáculo foi apresentado em São Paulo, no SESC Pompéia, em vários festivais, por todo o Brasil, com uma segunda temporada paulista, no SESC Ipiranga, além de apresentações pontuais nos CAPSs (Centro de Atenção Psicossocial) do Rio de Janeiro, em hospitais psiquiátricos, manicômio judiciário e em universidades, como s PUC do Rio de Janeiro e a UNIRIO. A peça também marcou os palcos de Portugal e Espanha, com a mesma receptividade como sempre foi recebida no Brasil.   

 

            Agora, todos ainda têm tempo de um encontro com ESTAMIRA, no Teatro Poerira, até o dia 29 de maio (ver SERVIÇO), mas espero que outras temporadas venham por aí, já que “ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO” é atemporal e terá, sempre, um grande público interessado em conhecê-la.

 

            Vida longa a ESTAMIRA e a DANI BARROS!

 

 

 


Desconfiada.

 

 


Agressiva ou acusadora?

 

 

 


FICHA TÉCNICA:
 
 
Direção e dramaturgia: Beatriz Sayad
 
Atuação, dramaturgia e idealização: Dani Barros
 
Trechos de: Ana Cristina Cesar, Antonin Artaud, Estamira Gomes de Souza, Manoel de Barros, Michel Foucault e Nuno Ramos
Luz: Tomás Ribas
Cenário: Aurora dos Campos, com colaboração de Beatriz Sayad e Dani Barros
Figurino: Juliana Nicolay
Direção musical: Fabiano Krieger e Lucas Marcier
Design de Som:  Andrea Zeni
Assistente de Direção: Marina Provenzzano
Preparação de Ator: Georgette Fadel
Preparação Vocal: Luciana Oliveira (fonoaudióloga)
Voz do fado: Soraya Ravenle
Preparador vocal (Soraya): Felipe Abreu
Técnico, Operador de Luz e Som, Contrarregra: Sandro Lima
Técnico e Operador de Luz: Walece Furtado
Microfonista: Allan Moniz
Boneca: Confeccionada por Getúlio Damado  
Projeto Gráfico: Cubículo
Edição de Vídeo: Antonio Baines
Assistente de Cenografia: Camila Cristina
Costureira: Cleide Moreira
Colaborou para esta criação: Ana Achcar
Direção de Produção:  Verônica Prates
Produção: Quintal Produções
Gerente de Projetos Quintal: Maitê Medeiros
Assistente de Produção Quintal: Thiago Miyamoto
Coordenação Geral do Projeto: Dani Barros 
Realização: Momoenddas Produções Artísticas
 

 

 

 

 


 


 


 

 



 

 


 

 
SERVIÇO:
 
Temporada: De 31 de março a 29 de maio (2016).
Local: Teatro Poeira.
Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Rio de Janeiro.
Capacidade: 162 lugares.
Duração: 85 minutos.
Informações: (21) 2537-8053.
Dias e Horários: De 5ª feira a sábado, às 21h; domingo, às 19h.
Valores dos Ingressos: 5ªs e 6ªs feiras = R$50,00 (meia-entrada = R$25,00)
                                       Sábados e domingos – R$70,00 (meia-entrada = R$35,00)
Classificação Etária: 12 anos
 

 

 



Invadi o “lixão póético”, com Dani Barros.

(Foto particular.)

 


Com direito a efeito especial.

(Foto particular.)

 

 


Uma honra e grande alegria para mim.

 

 

 

(FOTOS: BÁRBARA COPQUE,

FELIPE ARAÚJO LIMA,

ADRIANO HORTA, EMI HOSHI

e LUÍS ALBERTO GONÇALVES – DIVULGAÇÃO.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário