segunda-feira, 5 de agosto de 2013

OS SAPOS


           Encerrou temporada, ontem, no Galpão do Teatro Tom Jobim, um dos melhores espetáculos da atual safra: OS SAPOS, um excelente texto de Renata Mizrahi, com direção da autora e de Priscila Vidca
           No elenco, cinco grandes atores, em atuações irretocáveis: Gisela de Castro, Paula Sandroni, Peter Boos, Ricardo Gonçalves e Verônica Reis
           Felizmente, OS SAPOS vão coaxar, agora, em outro lugar.  A partir do dia 13 próximo, sempre às 3ªs e 4ªs (não foi divulgado o horário, mas, provavelmente, será às 21h), o espetáculo se transfere para o Teatro Laura Alvim, com uma alteração no elenco: sai o ator Peter Boos (Cláudio) e, em seu lugar, assume o papel Fabrício Polido
           MERDA!
 


Foto: Foto antes do público entrar no último dia de peça no Galpão das Artes., nossa casinha na Serra =) Semana que vem estamos de volta no dia 13 (terça) no laura Alvim! Vem! E na estreia, entrando o ator Fabrício Polido. Evoé!
 
(Foto do elenco e de parte da equipe técnica e administrativa que atua em OS SAPOS, ontem, antes do início as última sessão da temporada no Galpão do Tom Jobim)
 
 
           Se você não leu os meus comentários sobre o espetáculo, faça-o agora:
 
 
OS SAPOS - MUITO BOM ENGOLI-LOS
(21 de junho de 2013)
           Ontem, em meio ao pesado clima estabelecido no Rio de Janeiro, houve a estreia do espetáculo OS SAPOS, no Galpão do Espaço Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico.  E lá estava eu, muito curioso para conhecer mais um trabalho da fabulosa Renata Mizrahi, até agora mais reconhecida por sua literatura voltada ao público infantil, tendo sido, inclusive, já premiada por textos desse tipo.
           OS SAPOS é um esplendoroso texto de Renata, que trata da dependência amorosa, envolvendo dois casais (casais?) e uma, digamos, "intrusa", a qual, sem nenhuma intenção, instaura o caos naquelas relações "amorosas". 
           O texto mostra "como as relações podem atingir níveis primitivos, quando as pessoas são colocadas em situação de confinamento.  A trama se desenvolve em uma casa de campo rústica, alugada por um casal com problemas no relacionamento.  O título é uma referência aos anfíbios que teimam em voltar aos banheiros, mesmo depois de colocados para fora.  São como os amantes, que tentam se livrar um do outro, mas não conseguem."
           O texto de Renata é de facílima "digestão", porém não menos "nutritivo", muito por conta da sua capacidade de construir diálogos leves e, ao mesmo tempo, muito contundentes, embalados por um humor cáustico. 
           Por algumas vezes, dei boas gargalhadas, imediatamente caladas por uma reflexão crítica daquilo que me levou ao riso.  E ela, Renata, sem muito esforço, é capaz de nos levar do riso ao drama, sem que, jamais, se perca o foco de suas mensagens, explícitas ou camufladas.  Forte candidata ao sucesso. 
           Renata Mizrahi é uma dramaturga madura, que, ao lado de Júlia Spadaccini, representa uma nova face, jovem, da dramaturgia brasileira, tão carente e bons autores.
           O espetáculo é, corretamente, dirigido pela própria Renata e por Priscila Vidca, sua grande parceira de outros trabalhos.
           Não me importo de ser repetitivo, toda vez que digo que um bom espetáculo teatral começa por um bom texto.  Por outro lado, de nada adianta este, se não há atores competentes para dar vida aos personagens e falar pelo(a) autor(a).  E competência é o que não falta aos cinco atores que representam em OS SAPOS.  As atuações, por ordem alfabética, de GISELA DE CASTRO, PAULA SANDRONI, PETER BOOS, RICARDO GONÇALVES e VERÔNICA REIS são corretíssimas, todos no mesmo patamar de atuação.
           GISELA, queridíssima, Luciana, na peça, é uma pessoa que merece todo o meu carinho e apoio por sua dedicação às artes cênicas.  Apesar de bem jovem, é uma grande empreendedora, sempre às voltas com uma boa produção, ao lado do marido, JÚLIO AUGUSTO ZUCCA.  Além de tudo, é uma excelente atriz e este, com certeza, é seu melhor papel, até hoje.
           PAULA SANDRONI (o DNA ajuda), ultimamente, tem marcado pouco sua presença nos palcos, como atriz, dedicando-se mais à assistência de direção da grande dupla representativa dos musicais, CHARLES MÖELLER e CLÁUDIO BOTELHO.  Mas é tão bom, PAULINHA, vê-la em cena!  Que bela composição de personagem você concebeu para a sua Fabiana!
           PETER BOSS também é um dos grandes atores da nova geração, ainda que já reúna, em seu currículo, grandes trabalhos.  Atualmente, ao lado de outros companheiros, faz um belo trabalho de ocupação e revitalização do Teatro Serrador.  Seu personagem, Cláudio, cresce e surpreende o espectador no decorrer da peça.  Excelente atuação.
           RICARDO GONÇALVES está muito convincente na pele de seu personagem, Marcelo, e é responsável por algumas das melhores cenas do espetáculo.
           VERÔNICA REIS é uma atriz que, já há algum tempo, ocupa uma das minhas preferências, na constelação de estrelas do palco.  Acompanho sua carreira, brilhante, por sinal, na Cia Atores de Laura.  A cada trabalho dela, nessa companhia, mais aumenta minha admiração pela profissional.  Em OS SAPOS, VERÔNICA representa de uma forma muito natural e defende, brilhantemente, sua personagem, Paula, a que "chegou para abalar".  E como abala!
           Para completar o time dos craques que fazem de OS SAPOS um dos melhores espetáculos a que assisti este ano, estão os nomes de NELLO MARRESE e LORENA LIMA, que bolaram, de forma muito criativa, uma casa de campo, na qual se passa toda a ação, e RENATO MACHADO, que fez uma ótima iluminação para o espetáculo, além de outros profissionais.
           OS SAPOS ficará em cartaz até o dia 4 de agosto e merece ser visto por todos.
           Vida longa a esses anfíbios!  Eu, que como todas as pessoas, vivo engolindo sapos indigestos, nunca pensei que fosse tão delicioso engolir estes.
           MERDA! 


Um comentário: