sábado, 17 de agosto de 2013

DENTRO DA PRÓPRIA CASA   -   NÃO UM LAR
 
Foto: Brenda Jaci, Jacyara de Carvalho, Michelly Barros e Rany Carneiro convidam a todos para "Dentro da própria casa" venham viver essa experiência conosco. Estreia hoje às 20:30
 
           É sempre muito agradável ir à Escola de Teatro da UNIRIO. 
           Ainda que, literalmente caindo aos pedaços, por culpa TOTAL do governo federal, que não cuida dos prédios públicos, menos ainda dos que abrigam instituições ligadas à saúde e à educação (a arte aqui se inclui), é muito gostoso caminhar por aquele espaço e cruzar com alunos e professores, em ambiente de total harmonia, liberdade, descontração e muita sede de criação.  De lá, já foram revelados muito grandes nomes que hoje brilham nos palcos.
           O comentário acima foi motivado pela última vez em que lá estive, na 4ª feira, dia 7, para assistir a um espetáculo dirigido por um aluno, sob a supervisão de seu professor, o grande diretor André Paes Leme.
           O espetáculo chama-se DENTRO DA PRÓPRIA CASA, cuja ficha técnica segue abaixo, acompanhada da sinopse e de comentário do diretor, incluídos no programa.
           Confesso que, com exceção dos espetáculos musicais, montados, a cada ano, pelo querido Rubens Lima Júnior, num excelente projeto de incentivo aos musicais dentro da UNIRIO (todos os que vi são de excelente qualidade), sempre que sou convidado a assistir a um espetáculo feito por alunos da UNIRIO, vou preparado mais para achar tudo uma bizarrice só, como já aconteceu em diversas outras vezes, embora eu considere válidas todas as experiências e formas de espetáculos que eles propõem.  Mas, desta vez, saí de lá muito feliz e bastante surpreendido com o que me proporcionaram as quatro atrizes do espetáculo e todos os envolvidos no projeto.
           Um espetáculo muito "diferente" - ouvi da boca de um jovem casal, quando saíamos da UNIRIO. 
           Sim, diferente.  Mas um diferente positivo ou negativo?  Positivo.  Muito positivo, digo eu.  Sabendo, principalmente, de todas as dificuldades que os alunos vivem e dos poucos recursos financeiros que a Universidade lhes oferece, para fazerem frente aos custos de uma produção, louvo muito o requinte dessa montagem, que ocupa três espaços, três salas de aula, com um cenário muito interessante e criativo, aproveitando, em parte, a própria arquitetura e a natureza do terreno da UNIRIO, assim como destaco o preciosismo dos detalhes técnicos, dos recursos de aparelhagens relativas a som (creio que pertencentes aos próprios envolvidos no projeto). 
           A trilha sonora é fantástica, assim como a iluminação. 
           Aplausos para o rapaz e a moça que operavam a aparelhagem.
           Sensacional a direção de Betho Guedes.  Parabéns, rapaz!  Não tenho dúvidas de que o TEATRO BRASILEIRO está ganhando sangue novo através do teu trabalho.  Espero assistir a muitas outras grandes montagens com a tua assinatura.
           O espetáculo é gratuito e merece ser assistido.  Como prestígio e incentivo aos novos artistas que estão sendo formados pela UNIRIO.  Como uma oportunidade de conhecer um bom trabalho de TEATRO. 
           Quem for assistir à peça entenderá por que seu título é DENTRO DA PRÓPRIA CASA (não DENTRO DO PRÓPRIO LAR).  Fica aí mais uma motivação para você ir à UNIRIO.
 
 
O Processo
           Em Janeiro de 2011, encontrei-me com a Atriz Rany Carneiro, para a nossa primeira conversa sobre a pesquisa que iniciaríamos, chamada de "Amor e Dor" (título provisório que, mais tarde, se transformou em "Dentro da própria casa") em que, em sala de ensaio, na prática, investigaríamos, inicialmente, questões que envolviam alguns personagens femininos do teatro.  Ofélia, Medeia, Antígona estavam entre elas.  À medida que a investigação continuava, percebemos que essas personagens serviram de inspiração inicial para questionarmos a posição da mulher atual.  Utilizamos, em sala de ensaio, pois, em sua maioria, o processo se dava na prática, exercícios sensoriais que estimulavam a percepção das atrizes para aquelas histórias.  A ideia era, inicialmente, o estímulo ao estudo da pesquisa.  Não acharíamos, naquele primeiro momento (nem tínhamos como  foco), a transformação da pesquisa em espetáculo teatral.  A indicação veio quando, nas primeiras reuniões com o meu orientador, André Paes Leme, que sugeriu partíssemos para uma segunda parte do processo, a montagem de um espetáculo, que seria a investigação do nosso material: textos produzidos, fotos, desenhos e partituras corporais.  Era o estímulo que faltava para que garimpássemos todo o nosso material pesquisado e optássemos pelo caminho das atrizes personas narradoras, em que cada uma delas representaria uma etapa de vida de uma mulher (infância, adolescência, adulta e velha), mesmo que essa mulher não fosse a mesma.  O que nos instigava era contar com a possibilidade dessa cronologia de etapa de vida.  Outro ponto de nossa pesquisa era tirar a criação/execução do espetáculo do espaço teatral "convencional", como o teatro de palco italiano, por exemplo. Optamos por um espaço alternativo, tido como principal função, a sala de aula, a sala 200 do prédio do CLA da Unirio.  Seria a possibilidade de investigar novo espaço cênico.
 
                                                                          Sinopse
           Casa – lugar onde, teoricamente, a mulher estaria protegida, mas é onde ela sofre as maiores agressões ao longo de sua vida (segundo a Central de Atendimento à Mulher, com sede em Brasília.)
           A casa sob a ótica do corpo, a casa que habito, desdobrando o conceito casa e levando para uma seara mais ampla, investigando esse corpo, que também serve de abrigo. Mergulhamos no universo feminino dentro de suas próprias casas.  São quatro mulheres em quatro fases diferentes de suas vidas, vivendo sob o mesmo teto (que não é o mesmo) e expondo suas fraquezas, suas limitações, suas angústias, seus desejos, seus amores e suas dores.
           Dentro de uma casa, no seio de nossa família, podemos viver momentos de extrema felicidade e de total abandono...  Quatro destinos.  Cada escolha é capaz de transformar completamente suas trajetórias...  Bem-vindos a este lar repleto de poesia e emoção.
 
 
                                                                        Ficha Técnica:

“Dentro da própria casa” 
Direção: Guedes Betho
Orientação de Direção: André Paes Leme
Elenco: Brenda Jaci, Jacyara de Carvalho, Michelly Barros e Rany Carneiro
Texto: O Grupo
Dramaturgia: Jacyara de Carvalho
Cenografia: Elsa Romero e Isadora Petrauskas
Assistente de Cenografia: Renê Salazar, Gaia Catta, Fernando Blauth Klipel, Olga Zendron e Fabio Kohler 
Cenotécnico: Derô Martín 
Contra-regra: Paulo Barbeto 
Orientação de Cenografia: Luiz Henrique Sá
Figurino: Flávia Sauerbronn e Nathalia Valadares 
Orientação de Figurino: Teresa Devulsky
Costura Cênica: Kátia Salles 
Visagismo: André Valim
Orientação de Visagismo: Mona Magalhães 
Iluminação: Isadora Petrauskas e Guedes Betho
Montagem de luz: Anderson Ratto
Direção de Movimento: Renato de Sena
Direção Musical : Gabriel Carneiro
Fotografia: Rany Carneiro
Programação Visual: André Valim
Produção Executiva: Márcio Leandro Oliveiras
Assistência de Produção: Rany Carneiro
 
 
 

Um comentário:

  1. Caro Gilberto, só tenho agradecer! Vindo de você qualquer apontamento é de tamanha importância uma vez que confio bastante na sua sensibilidade teatral. Muito obrigado!
    Restam ainda as apresentações de hoje (dia 23) e amanhã dia 24.

    ResponderExcluir