VAMPIRAS
LÉSBICAS DE SODOMA
O POLITICAMENTE
MAIS “(IM)POLITICAMENTE” CORRETO OU VICE-VERSA.
Um
espetáculo que esteve na lista das dez melhores peças, no Rio de Janeiro, em
2013, em várias fontes, voltou ao cartaz, no Teatro Café Pequeno, por enquanto, apenas às 4ªs feiras, às
20h.
Trata-se de VAMPIRAS LÉSBICAS DE SODOMA, um texto
que obteve grande sucesso no circuito “off-Broadway”, da autoria de CHARLES BUSCH, autor premiado, com versão brasileira e direção, ambas excelentes, de JONAS KLABIN.
Ensaio
No
original, a peça não é um musical, mas aqui, talvez pela deliciosa febre de
musicais, que vem, felizmente, se firmando no gosto do brasileiro, ela
tomou a forma de um espetáculo de cabaré, o que facilita bastante a integração
ator/plateia, no acanhado e agradável espaço do Teatro Café Pequeno.
É
uma comédia satírica, que se caracteriza por uma série de vinhetas sobre a vida
de duas vampiras em eterna e cômica rivalidade, a saber: a monstruosa SÚCUBO, vivida pela grande cantriz MARYA BRAVO, e a VIRGEM-QUE-VIROU-VAMPIRA, uma criação impagável de THIAGO CHAGAS. Os embates “das duas” são engraçadíssimos e
levam o público a longas e sonoras gargalhadas.
Ensaio
Após a sobrevivência
à queda da mítica cidade bíblica de Sodoma, primeiro contato das duas, elas se
reencontram, ao longo dos séculos, em mais dois períodos: em 1920, na pele de
duas divas estrelas da Broadway e de Hollywood, como LA
CONDESSA (MARYA)
e MADALAINE ASTARTE (THIAGO), e em
1980, em Las Vegas ,
como as “showgirls” MAGDA LEGERDEMAIN
e MADALEINE ANDRÉS, respectivamente,
quando, finalmente, fazem as pazes.
MARYA BRAVO
A
estrutura, muito simples, do espetáculo está dividida em três grandes cenas, com um breve
intervalo: cena 1, em Sodoma; cena 2, na sala de estar da CONDESSA, em
Beverly Hills ; cena 3, a sala de estar de uma casa de shows, em Las Vegas.
Em
cada cena, a dramaturgia, com diálogos de muito humor ferino e cáustico, “kitsch”,
mordaz e satírico, alterna-se com canções, de letras não menos engraçadas, críticas
e interessantes, uma delas, com o toque mágico de CLÁUDIO BOTELHO, na versão.
Assisti
à estreia, nos primeiros dias de dezembro do ano passado, e à reestreia,
anteontem, e notei que o texto sofreu algumas alterações, com piadas mais
atuais, aproveitando o que está se passando ao redor do mundo, todas muito
oportunas, espirituosas e criativas, enriquecendo, mais ainda, o que já era
rico: o bom humor do texto; sem falar nos “cacos’, principalmente por parte de THIAGO CHAGAS, o que, neste tipo de
espetáculo, é totalmente aceitável e cai como uma luva. A plateia adora. Eu também gosto muito.
SÚCUBO morde a virgem.
A
impressão que se leva (para mim, não é só impressão, uma vez que me foi
confidenciado pelos próprios atores) é de que, em cena, eles se divertem tanto, ou mais,
que o público. Apesar de ser um espetáculo
muito cansativo, para os atores, é, ao mesmo tempo, leve, em função dessa
atmosfera de cumplicidade e de companheirismo, explícita entre eles.
E
quem são "eles", além dos já citados MARYA
e THIAGO?
Completam o
elenco ANDRÉ VIEIRA, THADEU MATOS, THUANY PARENTE, DAVI
GUILHERMME e THIAGO PÁSCOA, este
em breve aparição, como um dançarino.
ANDRÉ se sai muito bem como ALI, ETIENNE e ZACK.
ANDRÉ VIEIRA (ensaiando)
THADEU impressiona por sua plástica e
incrível capacidade de trabalhar, corporalmente, seu privilegiado físico, em
demonstrações de extrema flexibilidade e mobilidade, fruto de muita dedicação
aos exercícios e às aulas de dança. Além
disso, sai-se muito bem, interpretando AQUI,
CARLOS ROBERTO e DANNY.
De protagonista
do musical TOMMY, quando ainda aluno
da UNIRIO, onde, antes, já
trabalhara em THE
ROCK HORROR SHOW, ambas com direção de RUBENS LIMA JR., passando por vários
outros espetáculos, com destaque para os musicais AS MIMOSAS DA PRAÇA TIRADENTES, O MÁGICO DE OZ e SHRECK,
até este mais recente trabalho, é visível o progresso deste ator, que já ocupa
um lugar de destaque no cenário dos musicais brasileiros.
THADEU MATOS (ensaiando)
THUANY, uma linda presença feminina em cena,
defende, corretamente, suas duas personagens: RENÉE GLAMOUR e PRISCILLA. Tem uma bela voz e, na peça, aproveita bem a
oportunidade de mostrá-la.
.
THUANY PARENTE
DAVI GUILHERMME, outra feliz descoberta
da dupla MÖLLER & BOTELHO, no
memorável O DESPERTAR DA PRIMAVERA,
é uma grata surpresa (pelo menos o foi para mim), pois, além de se sair bem
como ator, é um exímio pianista e canta maravilhosamente bem, destacando-se num
solo, na abertura do 2º ato, que arranca aplausos em cena aberta.
Não bastasse
tudo isso, seus conhecimentos, com relação à música, o credenciaram a assinar a
direção musical do espetáculo, aos 22 anos de idade. Já não é uma promessa. Feliz realidade, que só tende a se
aperfeiçoar, mais e mais.
DAVI GUILHERMME
DAVI GUILHERMME
Não
se pode deixar de fazer uma alusão e um voto de merecimento aos seguintes profissionais:
JONAS KLABIN, pelas já citadas versão e direção da peça; ALAN
REZENDE, pela coreografia; CÉSAR AUGUSTO, pela supervisão geral; MARTA REIS, pela direção de
arte; LUIZ PAULO NENEN, pela iluminação; GABRIEL D’ÂNGELO, pelo som
e pela sonoplastia, e DANIEL REGGIO, pelo visagismo (muito boas as caracterizações).
As vampiras "inimigas".
É
um espetáculo muito divertido, escrachado e, paradoxalmente, caprichado;
ousado, atrevido e transgressor, ao mesmo tempo, respeitoso com a plateia (os
raros momentos de interatividade, em nada, ofendem ou humilham o espectador,
como, infelizmente, se vê em outras montagens do gênero).
É para ser visto
mais de uma vez, já que, paralelamente ao fio da trama, o elenco parece ter,
por parte da direção, licença para brincar com o texto e criar em cima
ele. Não há fígado que consiga sair do
teatro opilado; muito pelo contrário, lá ficam, talvez, os problemas e as preocupações
que, porventura, nos acompanharam até o Café Pequeno.
Coreografia na cena 3.
Coreografia na cena 3.
Um detalhe que
não pode passar em branco: por conta de um grave problema técnico, do teatro, na reestreia,
os atores tiveram de ser apresentar sem os microfones, o que, praticamente, não
comprometeu o trabalho do grupo, principalmente o de MARYA BRAVO, que tem uma participação maior nos vocais e que dá
conta do recado com seu vozeirão.
Mais
que recomendo.
MARYA BRAVO e detalhe da iluminação.
Tomara que
consigam pautas para esticar a curta temporada de um dia só por semana!
Se quiser
assistir, compre seu ingresso com muita antecedência, pois, desde a primeira
estreia, a casa sempre trabalhou com lotação esgotada.
A sensualidade abunda.
A sensualidade abunda.
Às favas o “politicamente
correto”!
Viva o
humor!
Viva a
alegria!
Viva o
divertimento!
"Espelho, espelho meu!"
Vivam as VIRGENS LÉSBICAS DE SODOMA!
THUANY e THIAGO
DAVI e MARYA
DAVI e ANDRÉ
THIAGO e MARYA
THADEU e THUANY
(FOTOS RETIRADAS DA PÁGINA DA PEÇA, NO FACEBOOK, E DE DIVULGAÇÃO DO ESPETÁCULO.)
O que é esse trabalho corporal de Thadeu Matos?
ResponderExcluir