quarta-feira, 25 de abril de 2018


TUDO AO CONTRÁRIO – 3
EM PROL DA VIDA!

(UMA NOITE INESQUECÍVEL.
ou
TUDO A FAVOR DO AMOR,
DA TOLERÊNCIA,
DO RESPEITO,
DA SOLIDARIEDADE,
DA DIVERSIDADE.
DA ARTE,
DA PROFISSÃO DE ARTISTA
E
DA “SOCIEDADE VIVA CAZUZA"!






            A noite do dia 17 próximo passado (abril / 2018) (3ª feira) foi especialíssima, para quem ama o TEATRO MUSICAL BRASILEIRO e respeita todos os tipos de diversidades, além de gostar de colaborar com as causas mais justas.

            Realizou-se, no lindo Teatro Riachuelo, a terceira edição de um evento anual, idealizado por CAIO LOKI e realizado pelo CEFTEM (REINER TENENTE) e JOÃO FONSECA, chamado “TUDO AO CONTRÁRIO 3 – A CENA EM PROL DA VIDA”, com a renda total destinada à SOCIEDADE VIVA CAZUZA, que tem à frente uma mulher digna de nosso maior respeito e homenagem: LUCINHA ARAÚJO.

            Antes de tecer comentários sobre o espetáculo, vou tirar algumas “colas” do programa do evento e do “release”, enviado por RIBAMAR FILHO (ASSESSORIA DE IMPRENSA).

            “Inspirado pelo evento anual ‘BROADWAY BACKWARDS’ e autorizado pela BROADWAY CARES / EQUITY FIGHTS AIDS, ONG americana, responsável pelo evento beneficente em Nova York, ‘TUDO AO CONTRÁRIO – A CENA EM PROL DA VIDA’ é um ‘show’, com repertório de musicais nacionais e internacionais, que tem, como principal característica, a celebração da diversidade e da vida”.

            “Assim como no ‘BROADWAY BACKWARDS’, é através da inversão do gênero dos/das personagens, nos números apresentados - atores cantando canções femininas e vice-versa - que encaramos o desafio, cada vez mais necessário, de nos colocarmos no lugar do outro e, através da nossa arte, contribuir para a construção – ou seria desconstrução? – de um mundo mais solidário e empático”, diz REINER TENENTE, um dos responsáveis pelo evento.

            Além do objetivo beneficente, o evento também quer lutar, de maneira artística, a favor da vida e do respeito universal. Esta terceira edição contou com um elemento a mais, qual seja demonstrar a aguerrida briga da classe artística brasileira, para manter uma grande conquista e não permitir que lhe roubem o direito a um registro profissional, o conhecido DRT.




O espetáculo foi dirigido por REINER TENENTE (coordenador e fundador do CEFTEM) e JOÃO FONSECA, de nome consagrado como diretor e ator, no mundo teatral brasileiro. Dentre tantos artistas, do segmento teatral musical, que se apresentaram, constam nomes como os de JORGE MAIA, ANDRÉ DIAS, DIEGO MONTEZ, GABREIEL STAUFFER, IZABELA BICALHO, LAILA GARIN, WLADIMIR PINHEIRO, VICTOR MAIA, TADEU AGUIAR, EVELYN CASTRO, GUSTAVO GASPARANI, LEO BAHIA, HUGO KERTH, ZÉLIA DUNCAN, KACAU GOMES, LÍLIAN VALESKA, HELGA NEMECZYK, THIAGO MACHADO, ANALU PIMENTA, CLÁUDIO LINS, ÍCARO SILVA, SORAYA RAVENLE, STELLA MARIA RODRIGUES e tantos outros, voluntários, em prol de uma boa causa: arrecadar fundos para uma instituição séria, a SOCIEDADE VIVA CAZUZA.

Nesta edição, além da direção de REINER e JOÃO, o evento teve direção musical de TONY LUCCHESI, à frente de uma excelente banda, e coreografias de um “pool” de grandes coreógrafos (VER FICHA TÉCNICA.).
O roteiro inclui trechos de alguns dos mais importantes musicais brasileiros e estrangeiros, principalmente americanos, e, até mesmo, um número extraído do cinema, do filme “La La Land”.
  
Segue o roteiro do “show”, acompanhado de alguns comentários:

1) ABERTURA - FOLLIES (BROADWAY BABY) - CLÁUDIO GALVAN. Versão: BRUNO CAMURATI.

COMENTÁRIO: Foi muito bem escolhido o número de abertura do “show”. GALVAN, com sua voz potente e inconfundível, já deu o tom do que seria aquela noite. O sucesso do evento já estava garantido, pois CLÁUDIO conseguiu mexer com os mil espectadores, que lotaram o Teatro Riachuelo, com seu carisma e talento. No meio do número, o ator/cantor aproveitou a oportunidade para fazer piadas, criticando, de forma profunda, um conhecido político, declaradamente homofóbico, no que foi aplaudidíssimo pelo público.







2) PURO NEY - (HOMEM COM H) - SORAYA RAVENLE. 

COMENTÁRIO: É sempre bom ver o SORAYA em cena. Ela interpretou uma canção de um espetáculo que fez bastante sucesso no ano passado, gravação original de Ney Matogrosso, interpretada, na peça, por Marcos Sacramento. Foi um grande sucesso, pois SORAYA alia o belo canto a uma excelente presença em cena e exploração do palco.







3) 60! DÉCADA DE ARROMBA-DOC.MUSICAL - (BANHO DE LUA) - JORGE MAYA + ENSEMBLE.

COMENTÁRIO: Este foi o primeiro grande momento de humor, de tantos outros, da noite, pois MAYA, um ator negro, soube tirar partido da letra da canção, eternizada por Cely Campelo, na década de 60, que diz “Fui à praia me bronzear / Tomo um banho de lua / Fico branca como a neve”. Além disso, o humor também veio das firulas com a voz, que o grande ator soube fazer, contando com um apoio luxuoso de ANDRÉ SIGOM, LÉO ARAÚJO, RODRIGO MORURA, DANIEL LACK, LEANDRO MASSAFERRI e TAUÃ DELMIRO, alguns deles atuando no musical homenageado, que está, há um ano e meio, em cartaz; no momento, em São Paulo, no Theatro NET.







4) STRIKE UP THE BAND (THE MAN I LOVE ) - ANDRÉ DIAS.

COMENTÁRIO: A canção escolhida por ANDRÉ é uma das minhas favoritas e ele lhe deu uma roupagem bem arranjada, embora tenha interrompido o número, logo no início, por ter esquecido a letra, o que, em nada, manchou sua “performance”. Ele pediu desculpas, ao público e à banda, reiniciou a apresentação e o fez de forma impecável, tendo recebido muitos aplausos. Cabe, aqui, um comentário extra sobre o incidente: ocorre que o espetáculo é montado em tempo recorde, em função de vários fatores, como conciliar as agendas dos inúmeros artistas, o pouco tempo de ocupação do espaço, para os ensaios, e outros “probleminhas”, o que, certamente, justifica pequenas falhas, nada que não possa ser resolvido, com a compreensão de todos. E todos compreenderam e aplaudiram bastante a bela apresentação de ANDRÉ.







5) A NOVIÇA REBELDE (16 & 17) - DIEGO MONTEZ E GABRIEL STAUFFER. Versão: CLAUDIO BOTELHO

COMENTÁRIO: Considero um dos melhores números da noite. DIEGO já faz parte do elenco da montagem de “A Noviça Rebelde”, com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, e interpretou o mesmo papel que defende no musical, o jovem carteiro Rolf, enquanto GABRIEL assumiu a jovem Liesl, arrancando gargalhadas da plateia, com seus trejeitos femininos, ainda que dentro de um figurino masculino. Salvo engano, a letra da canção sofreu leves modificações (“cacos”), como ocorreu em outros números. Um dos melhores momentos da noite.  














6) LA LA LAND (ANOTHER DAY OF SUN / SOU GAY E TUDO BEM) - YASMIN GOMLEVSKY, MARIAH VIAMONTE, UDYLÊ PROCÓPIO, BEL LIMA, CAROL BOTELHO, BRUNO RASA, SAULO SEGRETO, PHILIPE CARNEIRO e GABI PORTO. Versão: BRUNO CAMURATI.
BAILARINOS CONVIDADOS: CLARA DA COSTA, AMANDA GOUVEIA, BELLA MAC, LEANDRO MELO, DÉBORA POLISTCHUCK, TECCA FERREIRA, FLÁVIO FUSCO + ESEMBLE.

COMENTÁRIO: Já apresentado no ano passado, com coreografia e estrutura diferentes, para a atual versão, este número, bastante divertido, deu oportunidade aos atores e bailarinos de mostrar uma grande versatilidade em cena. Uma bela e divertida coreografia, com momentos na plateia, provocando uma integração entre artistas e assistentes.












7) O HOMEM DE LA MANCHA (MEDLEY) - IZABELA BICALHO. Versão: MIGUEL FALABELLA.

COMENTÁRIO: IZABELA, uma das nossas maiores cantrizes, escolheu interpretar canções de um dos mais belos musicais a que já assisti e, sem dúvida, um dos meus favoritos. Letras simples e singelas, cheias de conteúdo e emoção, que se destacam na belíssima voz de IZABELA. A grande intérprete, além de seu belo número, foi muito aplaudida, ao gritar, na saída de cena, “Viva a profissão de artista!”.







8) O CORSÁRIO DO REI - (TANGO DE NANCY) - CLAUDIO LINS E CHARLES FERNANDES. 

COMENTÁRIO: Neste número, com uma canção, CLAUDIO, além de explorar seu enorme talento, como cantor, mostrou um lado sensual, erótico, na interpretação, totalmente aplicável à sua letra, contando com o apoio preciso e talentoso de CHARLES. Um belo número, com certeza.









9) O GRANDE CIRCO MÍSTICO (BEATRIZ) - LAILA GARIN.

COMENTÁRIO: Embora conheça muitas excelentes gravações de “Beatriz”, arrisco-me a dizer que a de LAILA foi a que mais me tocou até hoje, depois da de Mílton Nascimento, não fosse ela dona de um incomensurável talento vocal. LAILA também teve de interromper a sua apresentação, pelo mesmo motivo de ANDRÉ DIAS e, provavelmente, pelas mesmas causas, que tornam tão difícil montar um espetáculo do gabarito deste, o que lhe concede, ainda, maior importância e grandeza. Foi aplaudidíssima, merecidamente.









10) SE MEU APARTAMENTO FALASSE - (SAY A LITTLE PRAYER) - FELIPE HABIB, BRUNO FRAGA, PABLO ÁSCOLI, ANDRÉ GUEDES e RENAN MATOS. Versão: CLAUDIO BOTELHO.

COMENTÁRIO: Canção da autoria de Burt Bacharach, das mais conhecidas do musical ao qual pertence, sucesso, no Rio de Janeiro e em São Paulo, no ano passado, sob a direção de Charles Möeller e Cláudio Botelho, a cena se revestiu de muita graciosidade e feminilidade, para o que caprichou o quinteto de ótimos atores/cantores.












11) O FANTASMA DA ÓPERA (THE PHANTOM OF THE OPERA) - WLADIMIR PINHEIRO E VITOR MAIA + ENSEMBLE. Versão: CLAUDIO BOTELHO.

COMENTÁRIO: Um clássico, entre os musicais, não poderia faltar neste “show”. A canção foi dividida pelos dois intérpretes, de origens artísticas tão distintas. WLADIMIR é dono de um vozeirão e tem formação musical muito aprofundada, inclusive tocando alguns instrumentos musicais. Já VICTOR, embora também cante muito bem, está mais voltado para a dança, sendo um dos mais requisitados coreógrafos brasileiros, apesar de sua juventude. Mas os dois também são ótimos atores. VICTOR está em cartaz, em São Paulo, com “Ayrton Senna – O Musical”, e WLADIMIR já deve estar se preparando para alguma estreia. A canção exige muito de quem a interpreta e os dois, passeando, entre graves, agudos e falsetes, esbanjaram talento na apresentação. Uma obra-prima o trabalho da dupla, com o apoio de um excelente ENSEMBLE!














12) FOLLIES (LOSING MY MIND) - TADEU AGUIAR.

COMENTÁRIO: TADEU AGUIAR, depois do grande sucesso, na direção de “Bibi – Uma Vida Em Musical”, que lotou o Teatro OI Casa Grande, no Rio, e se prepara para repetir o sucesso em São Paulo, a partir da primeira semana de maio, foi o responsável pela versão da letra, interpretada de forma bilíngue, em inglês e português. Apresentação sóbria e elegante, como pede a canção.







13) O REI LEÃO (ESSA NOITE O AMOR CHEGOU) - EVELYN CASTRO e THATI LOPES. PARTICIPAÇÃO: JOÃO FONSECA e PEDRO PEDRUZZI + ENSEMBLE. Versão: GILBERTO GIL.

COMENTÁRIO: Excelente apresentação de EVELYN e THATI, puxando para o lesbianismo, motivo de grande divertimento, para a plateia, graças ao talento das duas, para o humor. Fundamental, como complemento, a participação de JOÃO e PEDRO.












14) SAMBA FUTEBOL CLUBE - (UMA PARTIDA DE FUTEBOL) - MARINA MOTA, JOANA MENDES, THAINÁ GALLO, MAÍRA GARRIDO, CAMILA MATOSO, GIOVANNA RANGEL, CAROL BOTELHO, TECCA FERREIRA, GABI PORTO, BEL LIMA E LYV ZIESE,

COMENTÁRIO: Este número, com variações, também foi apresentado na segunda edição deste evento e obteve muito sucesso. Grande parte das atrizes do ano passado estão nele novamente. Completamente à vontade, em cena, o grupo reviveu uma cena de um dos musicais que mais sucesso fizeram, nos últimos anos, genuinamente brasileiro, com direito a uma postura de empoderamento, quando todas, levantando as camisas de clubes de futebol, que usavam, deixaram, por dois ou três segundos, os seios à mostra, num “desafio” aos moralistas e puritanos, algo, certamente, inesperado, mas muito bem aceito pelo público presente.












15) ÓPERA DOS 3 VINTÉNS - (JENNY DOS PIRATAS) - JOAO FONSECA.

COMENTÁRIO: JOÃO fez uma ótima apresentação e aproveitou para prestar uma homenagem a seu grande mestre, admirado por todos nós, Antônio Abujamra, o Abu.









16) ÓPERA DO MALANDRO - (GENI E O ZEPELLIN ) - STELLA MARIA RODRIGUES  + ENSEMBLE.

COMENTÁRIO: Um dos números mais aplaudidos da noite, esta apresentação só fez ratificar o talento de STELLA, que, no meio da canção, fez uma pausa, como se parecesse ter, também, esquecido a letra, porém aquilo já estava no roteiro e serviu para que ela introduzisse um discurso inflamado e cheio de emoção, em defesa da classe artística: A gente é profissional. Eu sei que manifestação artística é muito importante e acho que todo mundo tem que se manifestar artisticamente: cantar, dançar, fazer teatro... Mas a gente trabalha com isso. São oito sessões por semana, às vezes, dando emoção, repetindo o texto; não é uma brincadeira. A gente batalhou por isso e merece manter nossa dignidade e o direito do nosso registro”. Saiu de cena aclamada pelo público e por seus pares.














17) POSITIVAMENTE MILLE - (ESQUECE ESSE BOY) - REINER TENENTE, VICTOR MAIA, LEONARDO ROCHA, GABRIEL DEMARTINE, LEONARDO ROCHA, RODRIGO M. BOECKER, BRUNO QUIXOTTE, CLÁUDIO GAZANEO, RODRIGO NAICE, RODRIGO MORURA, CARLOS VIEGAS, ALEXEI HENRIQUES e EDUARDO GAZANEO, Versão: BRUNO CAMURATI.

COMENTÁRIO: Uma das melhores coreografias da noite, com direito a solos de sapateado, o que concedeu ao número um destaque especial.












18) BIBI – UMA VIDA EM MUSICAL e PIAF (JE NE REGRETTE RIEN) - GUSTAVO GASPARANI.

COMENTÁRIO: Esta canção exige bastante de um intérprete. GASPARANI, dentro de suas possibilidades vocais, saiu-se bem, porque cantou mais com a alma, tendo dedicado a sua apresentação à querida, talentosa e saudosa Solange Badim.







19) HAIRSPRAY - (MEDLEY) - LEO BAHIA e HUGO KERTH + ENSEMBLE.

COMENTÁRIO: LEO e HUGO são, indiscutivelmente, dois dos melhores atores/cantores de sua geração. Ambos foram apresentados ao público, pela primeira vez, no musical “The Book Of Mormon”, com direção de Rubens Lima Júnior. De lá até hoje, os dois já participaram de inúmeros espetáculos, todos com grande sucesso. Aqui, a dupla fez um excelente número, reunindo trechos muito engraçados de “Haispray”.














20) CAZUZA – PRO DIA NASCER FELIZ, O MUSICAL (FAZ PARTE DO MEU SHOW) - ZELIA DUNCAN.

COMENTÁRIO: Uma linda apresentação, bem discreta, mas muito marcante, cheia de emoção. Foi com isso que nos presenteou ZÉLIA DUNCAN, com sua voz suave e marcante. No palco do Teatro Riachuelo, mais uma das muitas homenagens ao cantor e compositor, que, se vivo fosse, estaria, agora, completando 60 anos.









21) O REI DO SHOW (THIS IS ME) - KACAU GOMES, LILIAN VALESKA, HELGA NEMECZYK, CAIO LOKI
+ ARTISTAS CIRCENSES: LÉO SENNA, NORRANA HADASSA, MARCELLINTON LIMA E DOUGLAS CANTUDO
+ ENSEMBLE.

COMENTÁRIO: Um belo número, em que, além do talento dos artistas nele envolvidos, destacaram-se o figurino e a maquiagem. Um ótimo momento do “show”, reunindo grandes “performers”.

















22) DREAMGIRLS - (LISTEN) - DANILO DE MOURA.

COMENTÁRIO: O número chamou a atenção pela sobriedade, na apresentação, assim como em função da bela e possante voz de DANILO.







23) CHICAGO - (NOWADAYS) - ÍCARO SILVA e THIAGO MACHADO. Versão: CLAUDIO BOTELHO.

COMENTÁRIO: De posse do programa do “show”, este era um dos números mais esperados por mim, porque gosto muito do musical e admiro, profundamente, o trabalho de ÍCARO e THIAGO, ambos em cartaz, no momento, no próprio Teatro Riachuelo, com o musical “Romeu & Julieta”. Os dois superaram as minhas expectativas, com uma “performance” inesquecível.












24) KINKY BOOTS – (MEDLEY) - ANALU PIMENTA e JULIE.
BAILARINOS: CLARA DA COSTA, AMANDA GOUVEIA, DEBORAH POLISTCHUCK, LEANDRO MELO, LÚCIA SANUTO, FLÁVIO FUSCO, WESLEY CARNEIRO, VICTOR ALLI, LEONARDO ROCHA, FLÁVIO MORAES, BO ANDERS, ANDERSON ROSA, QUÉOPS, ERIKA HENRIQUES, BELLA MAC, BRUNO RASA E CAIO GODARD. 
ENSEMBLE: GABI PORTO, BEL LIMA, ANDRÉ SIGOM, MAÍRA GARRIDO, LEO ARAÚJO, LEANDRO MASSAFERRI, TAUÃ DELMIRO, FLÁVIO MORAES, CAROL BOTELHO, DANIEL LACK, CLARA DA COSTA e RODRIGO MORURA.

COMENTÁRIO: Os roteiristas do espetáculo souberam escolher o número de encerramento do “show”, reunindo, numa grande celebração, boa parte do elenco, num número leve e divertido, com destaque para as duas protagonistas, como não poderia deixar de ser.

















FICHA TÉCNICA:

Idealização: Caio Loki
Direção: João Fonseca e Reiner Tenente
Assistente de Direção: Pedro Pedruzzi
Direção Musical: Tony Lucchesi
Coreografias: Victor Maia, Clara da Costa,Bella Mac e Patrícia Carillo
Coreógrafo Convidado: Alex Neoral
Coreografia Circense: Leo Senna
Iluminação: Luiz Paulo Nenen e Dani Sanchez
Canhão: Alexandre Farias e Fernanda Mattos
Cenografia: Nello Marrese
Sound Designer e Operador de Som: Carlos Esteves
Microfonistas: Camille Lago, Marcus Frech e Jamile Mgalhães
Direção de Produção: Joana Mendes e Reiner Tenente
Produção Executiva: Brenda Monteiro
Voluntários: Beatriz Fraga, Caio Lisboa, Carol Vasconcelos, Flora Menezes, Jéssica Amendola, João Miranda, Jordan Cardoso, Juan Menezes, Juliana Scalco, Leonardo Ribeiro, Mafê Massyliouk e Matheus Apolônio
Direção Audiovisual, Filmagem e Finalização: Leonardo Rocha
Fotógrafos: Letycia MIller e Clarissa Ribeiro 
Programação Visual: Leonardo Rocha e Caio Loki
Assessoria de Imprensa: Ribamar Filho e MercadoCom
Marketing: Flávio Fusco   
Realização: CEFTEM








            Todos os números foram acompanhados por uma excelente banda, formada pelos seguintes músicos: TONY LUCCHESI (piano, arranjos e regência); ALEXANDRE QUEIROZ (teclado e co-arranjador); LEO BANDEIRA (bateria e percussão e co-arranjador); PEDRO AUNE (baixo); MÁRCIO CARVALHO (guitarra); GABRIEL QUINTO (violão); LUIZ FELIPE FERREIRA (violino); THAIS FERREIRA (violoncelo) e VÍTOR DE MEDEIROS (sax alto, sax barítono, flauta e clarinete).

Ao todo, foram cerca de cem artistas, apresentando-se com o máximo de garra, amor e talento. Consagrados nomes do TEATRO MUSICAL BRASILEIRO, apresentando-se, misturados a talentosos jovens, iniciantes nesse gênero, e com tanta generosidade e troca, é algo comovente e gratificante.

O evento conta com algumas parcerias, incluindo a valiosa colaboração da AVENTURA ENTRETENIMENTO e o apoio do Teatro Riachuelo.

Tudo funcionou a contento, na festa, e eu quero registrar quatro detalhes técnico-artísticos importantíssimos: a brilhante direção, de JOÃO FONSECA e REINER TENENTE; o cenário, simples e muito significativo, de NELLO MARRESE; a belíssima luz, de LUIZ PAULO NENEN e DANI SANCHEZ, e o desenho de som, de CARLOS ESTEVES.

Apesar de tudo e de todos os que insistem em colocar obstáculos em seu caminho, o TEATRO SOBREVIVERÁ, enquanto houver gente que dá o sangue e o suor por ele, como aquelas mais de 100 pessoas, no total , que se reuniram, para nos proporcionar uma noite inesquecível de arte e solidariedade.






E VIVA O TEATRO MUSICAL BRASILEIRO!!!

E VIVA A SOCIEDADE VIVA CAZUZA!

E VIVA O ARTISTA BRASILEIRO!

EVOÉ!!!




(FOTOS: LETYCIA MILLER 
CLARISSA RIBEIRO.)




















































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário