O BRANCO DOS SEUS OLHOS
(AGRADABILĂSSIMA SURPRESA
PARA O ENCERRAMENTO DE UM ANO TEATRAL.)
Ă
natural que os atores, falando de um espetĂĄculo que estĂŁo ensaiando, para futura
estreia, se manifestem estusiasticamente, porĂŠm, poucas vezes, vi uma atriz
demonstrar tanto prazer e expectativa por um trabalho como AMANDA VIDES VERAS se manifestou comigo, duas ou trĂŞs vezes em que
nos encontramos, enquanto ensaiava O
BRANCO DOS SEUS OLHOS, espetåculo surpreendente, que estå em cartaz no Espaço SESC Copacabana (Sala Multiuso),
em curtĂssima temporada de apenas trĂŞs semanas, terminando em 21 de dezembro / 2014, no prĂłximo domingo.
SINOPSE:
ApĂłs uma temporada na
Argentina, o casal RAQUEL (KARINE
TELES) e LAURO (FABIANO NUNES),
volta ao Brasil e lida com a descoberta, por parte de RAQUEL, de uma possĂvel traição de LAURO com uma amiga sua, de infância, KARINA (AMANDA VIDES VERAS).
Como a traição âteria
ocorridoâ apenas no âmbito virtual, o espetĂĄculo traz Ă tona uma reflexĂŁo sobre
as novas relaçþes amorosas, a partir da internet e suas redes sociais.
RAQUEL, extremamente racional, metĂłdica, sarcĂĄstica,
autoritĂĄria, ĂŠ uma alta executiva, que faz carreira, de forma insĂłlita, num banco
falido. LAURO, sensĂvel, acomodado (atĂŠ certo ponto), pacĂfico e cordato,
submisso, por vezes, atÊ que lhe atinjam um elåstico limite de tolerância, Ê um dançarino contemporâneo, que deixa
o paĂs e a carreira, para acompanhar a esposa, dez anos mais velha, a um paĂs
estranho. Lå, a relação começa a
se deteriorar. Ela prefere a reclusĂŁo no
lar, enquanto ele busca estabelecer novas relaçþes na cidade, com o intuito de
conseguir se fazer conhecer e conseguir trabalho, para deixar de depender da
esposa. O distanciamento de interesses
causa uma profunda insegurança em RAQUEL,
que, para prendĂŞ-lo mais a si, e para nĂŁo perdĂŞ-lo, lhe faz uma proposta:
financiar um espetåculo-solo do marido, promovendo o lançamento de sua
carreira.
O texto brinca com o tempo, real e psicolĂłgico, e mostra cenas do
encontro entre as duas ârivaisâ no apartamento do casal, no Rio de Janeiro, e
outras, de âflashbackâ, mostrando o dia a dia do casal em Buenos Aires.
Durante todo o tempo da ação, no Brasil, LAURO ĂŠ aguardado, no apartamento, por KARINA, uma fabricante de chĂĄs artesanais, que nĂŁo sabe de um âpequeno
detalheâ, o qual nĂŁo deve ser mencionado, nesta resenha, para nĂŁo roubar, ao
espectador, o prazer da surpresa preparada para a plateia, nos dez Ăşltimos
minutos da peça.
Enquanto ĂŠ destratada e humilhada por RAQUEL, KARINA sĂł tenta se
defender da acusação de traição.
Karina, Lauro e Raquel.
O
espetĂĄculo surpreende por vĂĄrios motivos.
Um deles ĂŠ o excelente texto,
o primeiro para TEATRO, do jovem
roteirista de TV ĂLVARO CAMPOS,
contanto com a luxuosa supervisĂŁo do talento da premiadĂssima JĂLIA SPADACCINI. O espectador vai sendo conduzido a um raciocĂnio,
que desmorona, com uma grande surpresa, ao final da peça. São excelentes os diålogos, dinâmicos e
vivos. Para quem se inicia na
dramaturgia teatral, ĂLVARO acertou
em cheio e se credencia a outros voos.
Outro aspecto que agrega
valor a esta encenação Ê a ótima direção
de ALEXANDRE MELLO, que acumula mais
de duas dÊcadas de experiência no teatro, com algumas indicaçþes a prêmios. ALEXANDRE
imprime um ritmo ao espetåculo, que vai num crescendo, prendendo a atenção do
espectador, sem, contudo, apelar para os clichĂŞs que costumam ser utilizados
com o objetivo de gerar suspense. Ă
exatamente isso que valoriza a grande surpresa do clĂmax da peça. De forma brilhante, soube explorar o espaço fĂsico
em que a história Ê contada, criando interferências de um espaço no outro, sem
tornar nada confuso.
Um Ăłtimo texto e uma brilhante
direção não são capazes de garantir a qualidade de um espetåculo, se o elenco não for de primeira linha. Aqui, o trio Ê formado por três excelentes profissionais,
perfeitamente nivelados e mergulhados em seus personagens, o que gera um
trabalho digno de todos os elogios.
Amanda, Karine e
Fabiano.
KARINE TELES, que vi, recentemente, atuando num equivocado âespetĂĄculoâ
(Carne, no CCBB), ao qual nĂŁo sei se
devo chamar de âteatroâ, dĂĄ uma belĂssima aula de atuação, na pele de sua RAQUEL.
A atriz parece brincar com a personagem, a qual representa com uma
naturalidade poucas vezes vista em cena.
HĂĄ momentos em que nĂŁo parece teatro, tamanha ĂŠ a verdade como sĂŁo ditas
suas falas, quer contracenando com AMANDA,
quer com FABIANO. Uma Ăłtima atriz, pouco conhecida do grande pĂşblico,
mas que jĂĄ entrou para a minha galeria de favoritas.
Karine Teles.
AMANDA VIDES VERAS jĂĄ ocupa um posto, nessa mesma galeria, desde
que a vi, pela primeira vez, e mais de uma vez, no espetĂĄculo Uma Vida Boa, por cujo trabalho foi
indicada a prĂŞmios. AMANDA ĂŠ uma atriz de grandes possibilidades, de mĂşltiplos recursos
e, nesta peça, surpreende, na pele de alguÊm que demonstra uma fragilidade,
oculta por um sentimento de vingança.
Sabe angariar a simpatia do pĂşblico e nĂŁo a perde, mesmo quando da
revelação final do texto. Carisma e
talento nĂŁo faltam a esta jovem grande atriz.
Amanda Vides
Veras.
FABIANO NUNES, alÊm de bom ator, tem uma presença em cena que me
hipnotizou, desde sua primeira aparição, e assim foi atÊ o final da peça, em
todas as cenas em que dança. Seus gestos,
leves e harmoniosos, demonstram que, ali, naquele trabalho, houve muita preparação
e empenho. Desliza e quase flutua, com
uma leveza que faz bem aos olhos e Ă alma.
Fiquei encantado com o trabalho deste jovem ator. A princĂpio, julguei que seu personagem fosse
um mero coadjuvante, o que constatei não ser verdade, ao longo da peça. Não Ê qualquer ator/dançarino que faria bem o
papel de LAURO, muito bem defendido
por FABIANO.
Fabiano Nunes.
Este espetĂĄculo ĂŠ uma
prova de que uma produção modesta pode ganhar vulto, quando Ê bem cuidada e
cercada de excelentes profissionais, como são PAULO FRANCISCO PAES, responsåvel pela trilha original e direção
musical; ELISA FALHAUBER, que
assina os figurinos; PAULA MARACAJĂ, responsĂĄvel pela bela coreografia e pela preparação corporal; GABRIELA
IMELK, na direção de produção; e
PABLO SANĂBIO, produtor associado.
A dança que
encanta.
Discutindo a
relação.
Um espetĂĄculo como O BRANCO DOS SEUS OLHOS nĂŁo pode ocupar
uma pauta de apenas trĂŞs semanas. HĂĄ uma
expectativa de nova temporada, em janeiro e fevereiro, em outro teatro da zona
sul, entretanto não espere pela segunda oportunidade. Vå, correndo, ao Espaço SESC Copacabana, e confira o que estou dizendo.
Ă bem provĂĄvel
que vocĂŞ atĂŠ se surpreenda atĂŠ mais do que eu.
Descontração, após
a tensĂŁo.
FICHA TĂCNICA:
Autor: Ălvaro Campos
Direção: Alexandre Mello
SupervisĂŁo de Dramaturgia: JĂşlia Spadaccini
Elenco: Amanda Vides Veras (Karina), Fabiano Nunes (Lauro) e Karine
Teles (Raquel)
Trilha Sonora e Direção Musical: Paulo Francisco Paes
Figurinos: Elisa Falhauber
Coreografia e Preparação Corporal: Paula Maracajå
Fotografia: Ana Rovati
Direção de Produção: Gabriela Imelk
Produtor Associado: Pablo SanĂĄbio
SERVIĂO:
Espaço SESC Copacabana â Sala Multiuso â Rua Domingos
Ferreira, 160, Copacabana. Tel.: 2547-0156.
Ingressos: R$ 5 (associados do Sesc), R$ 10
(estudantes e idosos) e R$ 20 (inteira).
Temporada: AtĂŠ 21 de dezembro.
HorĂĄrios: quinta-feira a sĂĄbado, Ă s 19h; domingo, Ă s
18h.
Capacidade: 80 lugares
Classificação etåria: 14 anos
Duração: 75 min
GĂŞnero: Drama
(FOTOS:
ANA ROVATI)
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio