terça-feira, 16 de dezembro de 2014


O BRANCO DOS SEUS OLHOS
 
 
(AGRADABILÍSSIMA SURPRESA PARA O ENCERRAMENTO DE UM ANO TEATRAL.)
 
 
 
 
 
 
 
            É natural que os atores, falando de um espetĂĄculo que estĂŁo ensaiando, para futura estreia, se manifestem estusiasticamente, porĂŠm, poucas vezes, vi uma atriz demonstrar tanto prazer e expectativa por um trabalho como AMANDA VIDES VERAS se manifestou comigo, duas ou trĂŞs vezes em que nos encontramos, enquanto ensaiava O BRANCO DOS SEUS OLHOS, espetĂĄculo surpreendente, que estĂĄ em cartaz no Espaço SESC Copacabana (Sala Multiuso), em curtĂ­ssima temporada de apenas trĂŞs semanas, terminando em 21 de dezembro / 2014, no prĂłximo domingo.
 
 
 
 
SINOPSE:
 
ApĂłs uma temporada na Argentina, o casal RAQUEL (KARINE TELES) e LAURO (FABIANO NUNES), volta ao Brasil e lida com a descoberta, por parte de RAQUEL, de uma possĂ­vel traição de LAURO com uma amiga sua, de infância, KARINA (AMANDA VIDES VERAS).  
 
Como a traição “teria ocorrido” apenas no âmbito virtual, o espetáculo traz à tona uma reflexão sobre as novas relações amorosas, a partir da internet e suas redes sociais.
 
RAQUEL, extremamente racional, metĂłdica, sarcĂĄstica, autoritĂĄria, ĂŠ uma alta executiva, que faz carreira, de forma insĂłlita, num banco falido.  LAURO, sensĂ­vel, acomodado (atĂŠ certo ponto), pacĂ­fico e cordato, submisso, por vezes, atĂŠ que lhe atinjam um elĂĄstico limite de tolerância, ĂŠ um dançarino contemporâneo, que deixa o paĂ­s e a carreira, para acompanhar a esposa, dez anos mais velha, a um paĂ­s estranho.  LĂĄ, a relação começa a se deteriorar.  Ela prefere a reclusĂŁo no lar, enquanto ele busca estabelecer novas relaçþes na cidade, com o intuito de conseguir se fazer conhecer e conseguir trabalho, para deixar de depender da esposa.  O distanciamento de interesses causa uma profunda insegurança em RAQUEL, que, para prendĂŞ-lo mais a si, e para nĂŁo perdĂŞ-lo, lhe faz uma proposta: financiar um espetĂĄculo-solo do marido, promovendo o lançamento de sua carreira.
 
O texto brinca com o tempo, real e psicológico, e mostra cenas do encontro entre as duas “rivais’ no apartamento do casal, no Rio de Janeiro, e outras, de “flashback”, mostrando o dia a dia do casal em Buenos Aires.
 
Durante todo o tempo da ação, no Brasil, LAURO ĂŠ aguardado, no apartamento, por KARINA, uma fabricante de chĂĄs artesanais, que nĂŁo sabe de um “pequeno detalhe”, o qual nĂŁo deve ser mencionado, nesta resenha, para nĂŁo roubar, ao espectador, o prazer da surpresa preparada para a plateia, nos dez Ăşltimos minutos da peça. 
 
Enquanto Ê destratada e humilhada por RAQUEL, KARINA só tenta se defender da acusação de traição.
 
 
 
 
 
 
Karina, Lauro e Raquel.
 
 
 
            O espetĂĄculo surpreende por vĂĄrios motivos.  Um deles ĂŠ o excelente texto, o primeiro para TEATRO, do jovem roteirista de TV ÁLVARO CAMPOS, contanto com a luxuosa supervisĂŁo do talento da premiadĂ­ssima JÚLIA SPADACCINI.  O espectador vai sendo conduzido a um raciocĂ­nio, que desmorona, com uma grande surpresa, ao final da peça.  SĂŁo excelentes os diĂĄlogos, dinâmicos e vivos.  Para quem se inicia na dramaturgia teatral, ÁLVARO acertou em cheio e se credencia a outros voos.
 
            Outro aspecto que agrega valor a esta encenação ĂŠ a Ăłtima direção de ALEXANDRE MELLO, que acumula mais de duas dĂŠcadas de experiĂŞncia no teatro, com algumas indicaçþes a prĂŞmios.  ALEXANDRE imprime um ritmo ao espetĂĄculo, que vai num crescendo, prendendo a atenção do espectador, sem, contudo, apelar para os clichĂŞs que costumam ser utilizados com o objetivo de gerar suspense.  É exatamente isso que valoriza a grande surpresa do clĂ­max da peça.  De forma brilhante, soube explorar o espaço fĂ­sico em que a histĂłria ĂŠ contada, criando interferĂŞncias de um espaço no outro, sem tornar nada confuso.
 
            Um Ăłtimo texto e uma brilhante direção nĂŁo sĂŁo capazes de garantir a qualidade de um espetĂĄculo, se o elenco nĂŁo for de primeira linha.  Aqui, o trio ĂŠ formado por trĂŞs excelentes profissionais, perfeitamente nivelados e mergulhados em seus personagens, o que gera um trabalho digno de todos os elogios.
 
 
Divulgação/ Ana Rovalti
Amanda, Karine e Fabiano.
 
 
            KARINE TELES, que vi, recentemente, atuando num equivocado “espetĂĄculo” (Carne, no CCBB), ao qual nĂŁo sei se devo chamar de “teatro”, dĂĄ uma belĂ­ssima aula de atuação, na pele de sua RAQUEL.  A atriz parece brincar com a personagem, a qual representa com uma naturalidade poucas vezes vista em cena.  HĂĄ momentos em que nĂŁo parece teatro, tamanha ĂŠ a verdade como sĂŁo ditas suas falas, quer contracenando com AMANDA, quer com FABIANO.  Uma Ăłtima atriz, pouco conhecida do grande pĂşblico, mas que jĂĄ entrou para a minha galeria de favoritas.
 
 
Karine Teles.
 
 
            AMANDA VIDES VERAS jĂĄ ocupa um posto, nessa mesma galeria, desde que a vi, pela primeira vez, e mais de uma vez, no espetĂĄculo Uma Vida Boa, por cujo trabalho foi indicada a prĂŞmios.  AMANDA ĂŠ uma atriz de grandes possibilidades, de mĂşltiplos recursos e, nesta peça, surpreende, na pele de alguĂŠm que demonstra uma fragilidade, oculta por um sentimento de vingança.  Sabe angariar a simpatia do pĂşblico e nĂŁo a perde, mesmo quando da revelação final do texto.  Carisma e talento nĂŁo faltam a esta jovem grande atriz.
 
 
Amanda Vides Veras.
 
 
            FABIANO NUNES, alĂŠm de bom ator, tem uma presença em cena que me hipnotizou, desde sua primeira aparição, e assim foi atĂŠ o final da peça, em todas as cenas em que dança.  Seus gestos, leves e harmoniosos, demonstram que, ali, naquele trabalho, houve muita preparação e empenho.  Desliza e quase flutua, com uma leveza que faz bem aos olhos e Ă  alma.  Fiquei encantado com o trabalho deste jovem ator.  A princĂ­pio, julguei que seu personagem fosse um mero coadjuvante, o que constatei nĂŁo ser verdade, ao longo da peça.  NĂŁo ĂŠ qualquer ator/dançarino que faria bem o papel de LAURO, muito bem defendido por FABIANO.
 
 
Fabiano Nunes.
 
 
            Este espetĂĄculo ĂŠ uma prova de que uma produção modesta pode ganhar vulto, quando ĂŠ bem cuidada e cercada de excelentes profissionais, como sĂŁo PAULO FRANCISCO PAES, responsĂĄvel pela trilha original e direção musical; ELISA FALHAUBER, que assina os figurinos; PAULA MARACAJÁ, responsĂĄvel pela bela coreografia e pela preparação corporal; GABRIELA IMELK, na direção de produção; e PABLO SANÁBIO, produtor associado.
 
 
A dança que encanta.
 
 
Discutindo a relação.
 
 
            Um espetĂĄculo como O BRANCO DOS SEUS OLHOS nĂŁo pode ocupar uma pauta de apenas trĂŞs semanas.  HĂĄ uma expectativa de nova temporada, em janeiro e fevereiro, em outro teatro da zona sul, entretanto nĂŁo espere pela segunda oportunidade.  VĂĄ, correndo, ao Espaço SESC Copacabana, e confira o que estou dizendo. 
 
É bem provável que você até se surpreenda até mais do que eu.
 
 
 
Descontração, após a tensão.
 
 
 
 
 
FICHA TÉCNICA:
 
Autor: Álvaro Campos
Direção: Alexandre Mello
SupervisĂŁo de Dramaturgia: JĂşlia Spadaccini
Elenco: Amanda Vides Veras (Karina), Fabiano Nunes (Lauro) e Karine Teles (Raquel)
Trilha Sonora e Direção Musical: Paulo Francisco Paes
Figurinos: Elisa Falhauber
Coreografia e Preparação Corporal: Paula Maracajå
Fotografia: Ana Rovati
Direção de Produção: Gabriela Imelk
Produtor Associado: Pablo SanĂĄbio
 
 
 
 
 
SERVIÇO:
 
Espaço SESC  Copacabana – Sala Multiuso – Rua Domingos Ferreira, 160,  Copacabana.  Tel.: 2547-0156.
Ingressos: R$ 5 (associados do Sesc), R$ 10 (estudantes e idosos) e R$ 20 (inteira).
Temporada: AtĂŠ 21 de dezembro.
HorĂĄrios: quinta-feira a sĂĄbado, Ă s 19h; domingo, Ă s 18h.
Capacidade: 80 lugares
Classificação etåria: 14 anos
Duração: 75 min
GĂŞnero: Drama
 
 
 
 
(FOTOS: ANA ROVATI)

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