quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019


6º PRÊMIO CESGRANRIO 
DE TEATRO


(SOBRA TALENTO, 
SOBRA ALEGRIA, 
SOBRA ‘GLAMOUR’!!!
ou
O TEATRO EM NOITE 
DE GRANDE GALA!!!

 










           Por motivos totalmente alheios à minha vontade, pois não dependia só de mim, esta matéria só pôde ser concluída e publicada agora, mais de duas semanas após o evento do qual ela trata, que aconteceu no dia 21 de janeiro de 2019, porém sempre é tempo para uma louvação e um agradecimento. De antemão, agradeço à Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Cesgranrio, na pessoa de FABÍOLA BLAISO, pelo material a mim enviado.

Não encontro um jeito de substituir, por outros melhores, os subtítulos deste artigo e acho que os terei de usar em todas as próximas edições.






Mais uma vez, estive presente à grandiosa festa de premiação dos melhores do TEATRO BRASILEIRO, na 6ª edição do PRÊMIO CESGRANRIO DE TEATRO, referente ao ano teatral de 2018, criado e organizado pela Fundação Cesgranrio, na figura de seu fundador, presidente e grande mecenas das artes, no Brasil, principalmente do TEATRO, o Professor CARLOS ALBERTO SERPA.



O Professor Carlos Alberto Serpa e sua esposa, Dona Beth Serpa,
os grandes anfitriões da noite.



          O júri do PRÊMIO, que conta com sete nomes intimamente ligados ao TEATRO e de notório conhecimento e bom gosto, formado por CAROLINA VIRGÜEZDANIEL SCHENKERJACQUELINE LAURENCELIONEL FISCHERMACKSEN LUIZRAFAEL TEIXEIRA e TÂNIA BRANDÃO, escolheu o que considerou o melhor em cada uma das doze categorias previstas.

  Como sempre, o evento aconteceu nas dependências do emblemático Golden Room do Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro, o qual, já há algum tempo, teve seu nome trocado para Belmond Copacabana Palace, o que “não emplaca”, de jeito nenhum. O espaço principal em que se realiza a festa foi a primeira casa de espetáculos da América Latina, e, na sua história, de 95 anos, teve a honra e o privilégio de já ter sido palco para apresentações de alguns dos maiores nomes do “show business” mundial, como Marlene DietrichMaurice ChevalierRay CharlesEdith Piaf , Ella Fitzgerald Nat King Cole, entre outros.






            A premiação teve como apresentadores, JÚLIA LEMMERTZ, uma das grandes atrizes do TEATRO BRASILEIRO, e o ator JÔNATAS FARO, os quais conduziram a premiação com alegria, leveza e competência, como dois grandes artistas que são.



       A cada ano, o PRÊMIO homenageia um grande nome do TEATRO. Já foram alvo de homenagens Glória Menezes e Tarcísio Meira (2012, ano de lançamento do PRÊMIO)Mílton Gonçalves (2013)Ney Latorraca (2014)Nathália Thimberg (2015), Nicette Bruno (2016) e Antônio Fagundes (2017). Nesta 6ª edição, a honraria coube a uma das maiores damas dos palcos, a atriz FERNANDA MONTENEGRO, a “DONA FERNANDONA”, que fez um belíssimo e comovente discurso de agradecimento, uma verdadeira aula, principalmente para os que se iniciam no ofício de representar, tendo sido ovacionada, de pé, durante muitos minutos, por todos os presentes, e recebeu uma condecoração, das mãos do Professor SERPA, a Medalha do Mérito Cesgranrio, honraria da qual poucos desfrutam.

Falar da importância da Fundação Cesgranrio para a cultura brasileira, e, em especial, a carioca, já se torna desnecessário por tudo quanto ela vem fazendo, nos últimos anos, fomentando as artes, em vários segmentos, suprindo, com total sucesso, o vazio deixado pelos governos, nos três âmbitos. Sugiro, ou melhor, peço a todos que acessem o site oficial da Fundação Cesgranrio, para conhecer todos os benefícios que ela oferece a crianças, jovens e adultos, no campo da educação, da cultura e das artes, mormente o TEATRO (www.cesgranrio.org.br).






Vou repetir, aqui, uma frase, dita pelo Professor SERPA, há dois anos, na mesma celebração, que serve de norte para as realizações da Fundação: “Já ressaltamos nossa convicção de que o TEATRO é o ‘locus’ preferencial de vivenciar emoções memoráveis, que transformam as pessoas e as preparam para o cotidiano da vida”. Assinamos embaixo, Professor.

A organização do PRÊMIO fica a cargo do competente Secretário Executivo de Cultura da Fundação CesgranrioLEANDRO BELLINI, o qual, no programa da festa, diz que “O caminho para dar a este projeto a dimensão e o reconhecimento que, em tão pouco tempo, ele conquistou não foi simples nem fácil (...) Vários foram os desafios que encontramos, mas tínhamos a obrigação de ser coerentes com aqueles a quem queríamos premiar e, dessa forma, não vacilamos (...) Estamos orgulhosos! Enche-nos de alegria ver que, apesar de novo, nosso Prêmio retrata a credibilidade típica dos projetos desenvolvidos pela Fundação Cesgranrio, seja na área da educação ou da cultura.”.

É preciso dizer mais alguma coisa? LEANDRO também é o responsável pelos textos lidos pelos apresentadores, ou seja, o roteiro.



Leandro Bellini.



Todos os anos, a cada nova edição do PRÊMIO, nossos corações são mais testados do que no ano anterior, uma vez que tudo é preparado para que não consigamos conter as lágrimas, em vários momentos. Frequento, com a maior honra, alegria e prazer, o evento, desde a primeira edição, e estou sempre pronto para mais e mais emoção, ou pela revelação dos nomes dos premiados, ou, principalmente, pelos discursos, de quem quer que seja. Neste ano, quem contribuiu para a minha quase desidratação, foram a homenageada, DONA FERNANDONA, com toda a sua sabedoria e sensibilidade, o iluminador RUSSINHO, ao contar sua trajetória de menino humilde do subúrbio até seu atual “status” profissional, e o ator, dramaturgo e diretor, LEONARDO NETTO, ao falar da atual crise por que passa o TEATRO BRASILEIRO e a conclamar todos os presentes a resistir, não permitindo que a grande arte milenar desapareça, pisoteada por canalhas, insensíveis e desejosos de que o povo permaneça desinformado, prato cheio para os seus golpes e desmandos.


Material (com cortes, adaptações e acréscimos) cedido por FABÍOLA BLAISO, da Assessoria de imprensa do Centro Cultural Cesgranrio:



Ao som de “Beatriz”, de Chico Buarque e Edu Lobo, belissimamente interpretada por MALU RODRIGUESestrela de musicais, como "Beatles Num Céu De Diamantes" e "A Noviça Rebelde", dentre tantos outros, começou a 6ª edição do PRÊMIO CESGRANRIO DE TEATRO. MALU, acompanhada por parte dos integrantes da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, adentrou o Golden Room e atravessou-o, entre o público convidado, entoando, como uma cotovia, a belíssima canção, num oferecimento à grande homenageada da noite, sentada na primeira fila do auditório. Chegou à sua frente, quase ao término do número, fitando-a, docemente, enquanto cantava, numa reverência que era, também, o desejo de todos ali presentes. Quase ao final do número musical, a apresentadora da festa, JÚLIA LEMMERTZ, entrou e se pôs ao lado de MALU, para, ao final da interpretação, emendar, com um poema, escrito por LEANDRO BELLINI, em homenagem à DONA FERNANDA MONTENEGRO, sem título:














Venho de outras eras,
De outras esferas,
E o que trago na alma pode preencher toda uma vida,
Ou várias, se preciso for.

Atravesso o tempo.
Tenho pacto com a eternidade.
Sim, eu sou dessas que vagam pelo passado,
Que esbarram no futuro
E se entregam aos presentes que a vida deu.
Eu invento os presentes que a vida não soube dar.

Quando subo ali, naquele palco,
Flerto e seduzo os sonhos dos homens,
Mas, também, sei ser espelho e falo dos pesadelos
Que esses homens não ousam confessar.

Eu me alimento do que é fugaz.
Namoro as palavras e posso até devorar.
Meu apetite vai além do que é dito.
Para o não dito, eu trago um olhar.
É assim que traduzo a alma impura do mundo.

Meu nome? Me chamam de atriz.
E ser o que sou faz de mim do tamanho da vida.
Sei ser cada esquina que você cruzar.

Eu sou você!
Somos uma, somos a mesma e somos várias; somos todas!
Somos qualquer uma e podemos ser uma qualquer.
Basta que haja, sempre, um espaço vazio na alma,
Aguardando pelo novo.

Vejam bem, todos vocês!
Aqui, na minha frente, há alguém que me obriga a parar,
Eu olho para ela, olho para esses olhos que já percorreram a humanidade,
E gosto dessa ousadia que eles trazem.
Reconheço, nesses olhos, a mesma ousadia que me inquieta,
Desde os primeiros dias.

Vejam bem, todos vocês!
Aqui, na minha frente, há alguém que ousou passar a vida
Transbordando.
E, vendo essa mulher, eu também ouso transbordar.
Sou como ela, sou como você.
Somos atrizes e temos a audácia de passar pela vida
E mudar tudo de lugar.

Atenção! Por favor, todos vocês, olhem com muita atenção!
Aqui, na minha frente, há uma FERNANDA,
E há tanta gente, que eu nem sei contar.
Pois cabem quantas dentro dela?
Não! Não serão números que darão conta dessa resposta.
Para saber quantas ela guarda, é preciso mais que matemática.
É preciso abertura, entrega; é preciso TEATRO.
Senhoras e senhores, eis aqui, na minha frente, um tal de TEATRO,
Do qual eu não posso me esquivar.
Salve o TEATRO BRASLEIRO!
Salve FERNANDA MONTENEGRO!


















A declamação emocionou a todos. E não havia, apenas, uma declamação ali. JÚLIA o fez despudoradamente emocionada e agradecida, por ser a portadora de milhões de vozes espalhadas por este Brasil. Eu sou uma das maiores. Beijo os pés dessa diva e não ouso poupar-lhe o tratamento de “DONA”, quando a ela me refiro ou me dirijo.

Em seguida, os músicos presentes, da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, tocaram os primeiros acordes da canção “Roda Viva”, de Chico Buarque, enquanto JÔNATAS FARO entrava, do fundo do auditório, cantando a música, acompanhado por um coro, de 30 cantores, do Coral Cesgranrio, até então, espalhados pela plateia, na condição de público, que iam se levantando, um a um, em pequenos intervalos. Outra belíssima surpresa daquela inesquecível noite.

E deu-se início às premiações, que se seguem. Cada vencedor, além de um lindo troféu, criado pelo artista plástico Yutaka Toyoya, levou, para casa, um prêmio no valor de R$25.000,00. O valor total das premiações é de R$300.000,00, o maior pago no país.









MELHOR FIGURINO (prêmio entregue por Cissa Guimarães e Mouhamed Harfouch): JOÃO PIMENTA, por “ROMEU + JULIETA AO SOM DE MARISA MONTE”





MELHOR CENOGRAFIA (prêmio entregue por Sérgio Marone): DINA SALÉM LEVY, por "CÉREBROCORAÇÃO" 





MELHOR ILUMINAÇÃO (prêmio entregue por Zezé Motta e Guilherme Fontes): RUSSINHO, por "MEMÓRIA DO ESQUECIMENTO"





MELHOR ATOR (prêmio entregue por Rodrigo Simas): DANIEL DANTAS, por "O INOPORTUNO"


João Polessa Dantas recebe o prêmio, pelo pai.

                              
MELHOR ATOR EM MUSICAL (prêmio entregue por Gottsha e Lúcio Mauro Filho): CLÁUDIO GALVAN, por "ROMEU + JULIETA AO SOM DE MARISA MONTE"









MELHOR ATRIZ (prêmio entregue por Antônio Calloni): MARIANA LIMA, por "CÉREBROCORACAO" 


Renato Linhares, um dos diretores da peça, recebe o prêmio, por Mariana Lima.


MELHOR ATRIZ EM MUSICAL (prêmio entregue por Letícia Sabatella, a qual, antes de anunciar a vencedora, interpretou “Rien de Rien”): AMANDA ACOSTA, por "BIBI - UMA VIDA EM MUSICAL" 









MELHOR TEXTO NACIONAL INÉDITO (prêmio entregue por Rômulo Estrela): LEONARDO NETTO, por "A ORDEM NATURAL DAS COISAS" 








(Aqui, a premiação sofreu um rápido intervalo, para uma homenagem póstuma a todos os artistas falecidos em 2018. Ao som de uma canção, executada pela Orquestra Sinfônica Cesgranrio, foram exibidas fotos de todos os queridos artistas de TEATRO que nos deixaram no ano passado, mas que deverão ser, sempre, lembrados por todos nós.).






         A cerimônia prosseguiu com a homenagem, programada, a FERNANDA MONTENEGRO, no ano em que completa 90 anos de idade e 75 de carreira. Após um longo e muito bem produzido vídeo sobre a homenageada, com momentos importantes e marcantes de sua trajetória no TEATRO e depoimentos de grandes amigos, ela foi chamada ao palco, de onde, profundamente emocionada, agradeceu a homenagem e proferiu, de improviso, um lindo discurso, parabenizando os artistas mais jovens, do qual extraímos um trecho: “O momento dessa geração mais jovem é de resistência, de fazer um ofício com o qual não pode se manter. Tem que viver que nem mendigo, pedindo aqui e ali, submetendo-se a comissões, que são direcionadas, com um caminho ideológico, de atendimento político. Eu respeito esses jovens atores, todos que estão aqui batalhando, diante da destruição de uma arte eterna.”. A atriz também ressaltou que não é possível separar cultura da educação. "A cultura é a carnificação deste esqueleto, que é a educação.", disse.

      Depois disso, o Professor SERPA subiu ao palco, para condecorar FERNANDA, com a Medalha do Mérito Cesgranrio, não deixando, evidentemente, também, de registrar, numa fala, seu agradecimento à homenageada, por tudo o que elas representa para o Brasil e faz por ele.





















            E a premiação continuou:


CATEGORIA ESPECIAL (prêmio entregue por Luís Miranda): ELENCO DE “ELZA”







MELHOR DIREÇÃO MUSICAL (prêmio entregue por Zélia Duncan): JULES VANDYSTADT, por "O HOMEM NO ESPELHO", "PIPPIN" e "70? DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO"











MELHOR DIREÇÃO (prêmio entregue por Gabriela Duarte e Caio Paduan): DUDA MAIA, por "ELZA”









MELHOR ESPETÁCULO (prêmio entregue por Débora Bloch e Ney Latorraca): "A INVENÇÃO DO NORDESTE"










FICHA TÉCNICA:

Um projeto idealizado pelo Professor Carlos Alberto Serpa

Roteiro e Direção: Leandro Bellini
Coordenador de Produção: Mariana Schmidt, Marília Nogueira, Marcus Brandão e Roberto Padula
Coordenação de Produção Audiovisual: Alexandre Machafer
Coordenação de Produção Musical: Priscila Melo
Design Gráfico e Comunicação: Welton Moraes
Produção: Hellen Carso, Pedro Borba, Raphael Maciel, Victor Zott e Welton Moraes
Produção Audiovisual: Paulo Miguez e Ricardo Soares
Produção Musical: Felipe Marcelino e Renan Ferreira Brito
Assessoria Administrativa: Urbano Lopes e Nilclécia Lira
Assessoria Jurídica: Eliane Chantre
Equipe de Audiovisual: Alberto de Moraes, Carlos Augusto, Carlos Alberto Santa Rita, Jorge Niny, Luís Araújo Simpson, Nilson Queiroz e Raphael Nogueira
Cenografia: Marisa Monteiro, Rogério Madruga e Michel Sant’Anna
Decoração: Eugênia Guerrera
Assessoria de imprensa: Cláudio Pompeu, Fabíola Blaiso, Letícia Koeler e José Renato Antunes
Assessoria de Imprensa / Convidados: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Arranjos e Trilha Sonora: Mário Ferraro
Locução: Carlos Alberto Santa Rita
Colaboração: Aline Santos, Ana Carla de Mendonça, Dulce Pirajá, Ricardo Delgado e Samara Silveira
Realização: Centro Cultural Cesgranrio

  


Cissa Guimarães e João Velho, seu filho.



           Não importa se os nomes dos vencedores foram, ou não, aprovados por todos. Aliás, tenho a certeza de que não foram, da mesma forma como, para mim, TODOS SÃO VENCEDORES. Não porque, segundo Nelson Rodrigues, “Toda unanimidade é burra.”. Jamais concordei com ele, e a prova maior disso é o nome da querida homenageada, DONA FERNANDA MONTENEGRO. O que importa, de verdade, é que o PRÊMIO CESGRANRIO DE TEATRO é, sem dúvida, um evento aguardado, com ansiedade, pela classe artística e por todos os amantes do TEATRO, e, mal termina uma premiação, já começam os preparativos para a próxima e a curiosidade de todos, aguardando o próximo janeiro, e que todos nos sentimos vitoriosos e com a alma lavada, após o balanço final da festa, que, a cada ano, se aprimora.

Ney Latorraca

Zezé Motta

           Esperamos que se perpetue este evento.

Gottsha e Lúcio Mauro Filho

(FOTOS CEDIDAS PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CENTRO CULTURAL CESGRANRIO (a maioria) 
e
outras, de arquivos pessoal e/ou particulares, 
extraídas de redes sociais, com ou sem créditos.)



(GALERIA PARTICULAR -
FOTOS DE ALEXANDRE POMAZALI.)









 









Com Alexandre Pomazali e Roberto Amaral



E VAMOS AO TEATRO!!!


OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE ESPETÁCULO DO BRASIL!!!


A ARTE EDUCA E CONSTRÓI!!!


RESISTAMOS!!!


COMPARTILHEM ESTE TEXTO, PARA QUE, JUNTOS,

POSSAMOS DIVULGAR O QUE HÁ DE MELHOR NO

TEATRO BRASILEIRO!!!







































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário