(5) NA COXIA COM... - NELLO MARRESE
Nello Marrese
Até o presente momento, são 26 anos dedicados ao TEATRO, com grande sucesso na carreira, iniciada como ator, em São Paulo, em 1987, hoje, mais dedicada à cenografia, terreno em que NELLO MARRESE vem fincando profundas e fortes raízes, a ponto de se tornar um dos mais requisitados profissionais nesse setor. Só no ano que hoje se encerra, NELLO assinou nada menos que doze trabalhos para TEATRO e um para uma cerimônia de entrega do PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO.
Das peças que contaram, em 2013, com os cenários de NELLO, pelo menos a metade se tornou campeã de crítica e de público e recebeu indicações para prêmios.
Além de ator e cenógrafo, NELLO também põe seus dedos mágicos em outras searas do TEATRO, sempre com muita competência e sensibilidade.
Trabalhou, e ainda trabalha, com os mais renomados diretores, como ULYSSES CRUZ, JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA, RENATO BORGHI, ANTÔNIO ABUJAMRA, AMIR HADDAD, DOMINGOS DE OLVEIRA, dentre outros, mas é com JOÃO FONSECA, amigo de longa data, que fixou uma parceria constante, desde a fundação do grupo OS FODIDOS PRIVILEGIADOS, responsável por grandes e inesquecíveis encenações.
Desde 1999, vem-se dedicando ao trabalho de cenógrafo.
Apenas alguns dos espetáculos que formam seu extenso currículo:
UM QORPO SANTO DOIS (REVISITANDO); O CASAMENTO; TUDO NO TIMING; A PENA E A LEI; O CASAMENTO DO PEQUENO BURGUÊS; PANO DE BOCA; ÉDIPO UNPLUGGED; HAMLET; UM BEIJO, UM ABRAÇO, UM APERTO DE MÃO; A GERAÇÃO TRIANON; JOÃO TERNURA; ESSES ANOS ESTÚPIDOS E PERIGOSOS; O JOGO; VALSA Nº 6; VEREDA DA SALVAÇÃO; A RATOEIRA; RITA FORMIGA; ESCRAVAS DO AMOR; MINHA MÃE É UMA PEÇA; AUTO DOS ANGICOS; GOTA D'ÁGUA; A FALECIDA; O SANTO E PORCA; OPERETA CARIOCA; UM CERTO VAN GOGH; FICA COMIGO ESTA NOITE; VIRGULINO E MARIA - AUTO DE ANGICOS; COMÉDIA RUSSA; O GATO BRANCO; NÃO SOBRE ROUXINÓIS; R&J DE SHAKESPEARE - JUVENTUDE INTERROMPIDA; DOROTEIA; TIM MAIA - VALE TUDO, O MUSICAL; ROCK IN RIO - O MUSICAL; EDUKATORS; AOS DOMINGOS; PAI; RANDEVU DO AVESSO; A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO; OS SAPOS; MULHERES DO BRASIL; INTIMIDADES; DESPERTAR DA PRIMAVERA (não a montagem de MÖLLER & BOTELHO); CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA, O MUSICAL; O MÉDICO QUE TINHA LETRA BONITA...
Nello Marrese
Nello ator
Pessoa ou Personagem?
Vamos à conversa com NELLO MARRESE, que respondeu às perguntas de forma bem objetiva e segura:
O TEATRO ME REPRESENTA - MERDA (OTMRM) - Eu
o conheci, como ator, no grupo OS
FODIDOS PRIVILEGIADOS, e sempre admirei o seu trabalho, atuando. Um belo dia, surgiu, para mim, o NELLO MARRESE
cenógrafo. Quem veio primeiro: o ator ou
o cenógrafo?
NELLO MARRESE (NM) - O ator, porém o gosto
pela cenografia apareceu rapidamente.
OTMRM - Você vem se dedicando, quase que exclusivamente, aos
cenários. Isso lhe dá mais prazer do que
atuar?
NM - Sim.
OTMRM - Como
foi a sua formação profissional nas duas áreas?
NM - Minha formação não foi acadêmica. Ela se deu através do palco. Tive a
oportunidade de trabalhar com grandes nomes e, quando o interesse é verdadeiro,
a gente corre atrás e aprende um pouquinho.
OTMRM - Pode
parecer meio óbvio, mas você seria capaz de sintetizar qual é a função do
cenário num espetáculo teatral?
NM - Ajudar a
contar uma história, localizando o espaço da ação.
OTMRM - Você já fez cenários para outros tipos de espetáculo,
além de TEATRO?
NM - Sim.
A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO
A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO
OTMRM - O
ano está terminando e podem-se contabilizar muitos trabalhos assinados por você
em 2013. Quantos foram ao todo?
NM - Acho que 12.
OTMRM - Dá para enumerá-los?
NM - ROCK IN RIO - O MUSICAL; EDUKATORS; AOS DOMINGOS; PAI; RANDEVU DO AVESSO; A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO; OS SAPOS; MULHERES DO BRASIL; INTIMIDADES; O DESPERTAR DA PRIMAVERA; CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA, O MUSICAL; O MÉDICO QUE TINHA LETRA BONITA e o cenário para a cerimônia de entrega do PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO.
OTMRM - Quantos cenários você faz, em média, por ano?
NM - Oito
OTMRM - O
seu nome está sempre ligado ao do grande diretor JOÃO FONSECA. Essa parceria
profissional já dura há muitos anos. A
que se deve isso?
NM - Cumplicidade,
comprometimento profissional.
OTMRM - O
cenógrafo tem liberdade total de criação ou as ideias para os cenários estão na
dependência direta da concepção do diretor para o espetáculo?
NM - Isso é relativo, pois há trabalhos em que a
concepção já está pronta pela direção e/ou o autor. Aí, é trabalhar a ideia, e, em
outras, a concepção se faz em parceria ou mesmo só.
AOS DOMINGOS
COMÉDIA RUSSA
NM - Em geral, termina, porém somos
acionados, quando o espetáculo vai para um palco de dimensões muito diferentes.
NM - ROCK IN RIO, porque o texto exigia muitos ambientes e muitas trocas rápidas.
OTMRM - E o
mais difícil de ser confeccionado? Por
quê?
NM - ROCK IN RIO, porque o tempo era muito
curto e tudo era muito grande.
OTMRM - Qual
cenário você considera sua “obra-prima”?
Por quê?
NM - ???
NM - Bem.
OTMRM - Você
trabalha com uma equipe fixa, para a confecção dos cenários, ou com diferentes
profissionais em função de algum detalhe?
NM - Sempre
que possível, sim, quanto à equipe de cenotécnicos, porém sempre precisamos de mão de obra
especializada para alguns itens.
OS SAPOS
O GATO BRANCO
UM CERTO VAN GOGH
NM - Sempre que possível, faço maquetes. Adoro!
NM - Eu
gosto de participar de ensaios, mas, às vezes, isso não é possível, pela falta de
tempo. Ultimamente, as encomendas têm sido "para ontem".
NM - Sim, e muito! Muitos trabalhos começam pelas medidas dos bagageiros dos
aviões e depósitos/coxias, para armazenamento, e tempo de montagem. Jesus!
NM - O GRANDE CIRCO MÍSTICO.
OTMRM - Você
gostaria de acrescentar algum detalhe sobre o qual não lhe foi perguntado?
NM - Maior comprometimento, afinidade, jogo,
entre cenário x luz.
TIM MAIA - VALE TUDO, O MUSICAL
ROCK IN RIO - O MUSICAL
RANDEVU DO AVESSO
R&J DE SHAKESPEARE - JUVENTUDE INTERROMPIDA
PAI
MINHA MÃE É UMA PEÇA
ESCRAVAS DO AMOR
ESCRAVAS DO AMOR
GOTA D'ÁGUA
EDUKATORS
DOROTEIA
NÃO AOS ROUXINÓIS
Bravoooooooooooooooooooooo!!!!!
ResponderExcluir