“JONATHAN”
ou
(SOBRA
TALENTO POR
TODOS
OS LADOS.)
ou
(A TRADIÇÃO ORAL NO TEATRO)
Tenho por hábito assistir, pelo menos uma vez mais, a
espetáculos que muito me agradam e, ultimamente, venho fazendo isso com uma
certa regularidade, em função da uma considerável quantidade de bons
espetáculos em cartaz no Rio de Janeiro, ainda que muitos outros,
de qualidade bastante discutível, também venham sendo oferecidos. Há público
para todos os gostos, e não acho que essas produções, que jamais contarão
comigo numa poltrona, não devam existir. Eu não gosto delas, não me interessam,
mas há quem as aprove e as aplauda. Tudo bem! “Tudo certo, como dois e
dois são cinco”.
Na onda das montagens que procurei rever, nos últimos tempos,
está “JONATHAN”, um solo, escrito e interpretado por RAFAEL
SOUZA-RIBEIRO, o RAFUDA, para os íntimos e os seus admiradores
(Incluo-me na última rubrica.). O espetáculo é dirigido por DULCE PENNA
e cumpriu uma primeira temporada de sucesso, no Teatro Ipanema,
e, atualmente, está em cartaz no Teatro Glaucio Gill, até o
dia 28 de julho de 2023 (VER SERVIÇO.).
Só encontrei disponibilidade, na agenda, para assistir ao
espetáculo na última semana da primeira temporada e, como gostei muito do que vi,
senti o desejo de escrever uma crítica sobre ele, o que não foi possível à
época. Torci muito, então, para que houvesse uma segunda temporada e o meu
desejo pudesse ser concretizado.
SINOPSE:
A vida
de JONATHAN se transforma, a partir do momento em que ele se vê impelido
a cuidar da tartaruga mais velha do mundo e ter que zelar por sua vida, numa
ilha perigosamente reacionária.
O
monólogo parte da história real daquela tartaruga, para abordar, com acidez e
lirismo, temas como colonialismo, intolerância, moralidade e, sobretudo, a
passagem do tempo.
Na
peça, a vida da tartaruga JONATHAN cruza com a vida de outro JONATHAN,
o tratador de animais, que herdou o nome do bicho e o ofício do avô, ainda que
contra sua vontade.
Enquanto passa a limpo a história da ilha onde vivem, da tartaruga e da família, ele se vê às voltas com os próprios sonhos e a chegada da vida adulta.
Sobre
a tartaruga JONATHAN, a verdadeira, um quelônio gigante, estima-se que
tenha nascido em 1832, nas Ilhas Seychelles,
entretanto alguns estudiosos acreditam que o animal já tenha alcançado a marca
dos 200 anos, porque as informações
relativas à sua chegada ao local onde hoje se encontra não são exatas e não há
nenhum registo real do seu nascimento. Ela foi oferecida, como presente
da Coroa Britânica, ainda no século XIX, à Ilha
de Santa Helena. De acordo com o “Livro dos Recordes”, JONATHAN
detém o título de a tartaruga mais velha do mundo e o mais longevo testudine,
grupo que inclui todas as tartarugas, cágados e jabutis, já registrado na
história. Desde seu nascimento, o mundo
mudou imensamente, em quase dois séculos, porém, para ele, isso pouco importa. “Seus
principais interesses continuam a ser dormir, comer e acasalar. Jonathan é
alimentado a mão, pois a velhice deixou-o cego e sem olfato, de modo que desconhece
a comida, se esta for, simplesmente, colocada no chão. A sua audição, porém, é
excelente, e responde bem ao som da voz do seu veterinário, segundo o ‘Guinness’”.
Seu tratador afirma que apesar da sua idade, JONATHAN ainda tem uma boa
libido e é visto, frequentemente, acasalando com duas tartarugas companheiras, Emma
e, por vezes, Fred (?), visto que “os animais, muitas vezes,
não são, particularmente, sensíveis ao gênero”.
A tartaruga JONATHAN.
Sempre admirei o trabalho
de RAFAEL SOUZA-RIBEIRO como dramaturgo, principalmente por conta de
quatro de seus textos: “Homem Feito”, “Gisberta” (o
melhor de todos, a meu juízo), “Tá Com Medo De Quê? (infantojuvenil)
e “Cerca Viva”. Não sabia que ele também era ator. E dos bons!
Além de querer checar o mais recente texto de um autor que tanto admiro, havia,
também, uma enorme curiosidade para conhecer o seu lado intérprete, que, de
saída, já vou logo dizendo que aprovo, sem pestanejar.
Lendo a SINOPSE,
dentro do “release” que me foi enviado por LYVIA RODRIGUES (“Aquela
que Divulga” – Assessoria de imprensa”), fiquei tentando imaginar como
o tema poderia render uma história interessante, e para ser representada, que
não fizesse com que eu me arrependesse de ter aceitado o convite. Mas acontece
que RAFUDA é um sujeito privilegiado, em inteligência e criatividade, e fui,
com muita curiosidade, reforço, mas achando que ficaria satisfeito com a peça.
Fiquei, e muito! Com o texto, a direção, de DULCE PENNA, e
a interpretação. Valeu muito a pena!
No já mencionado “release”,
há um trecho que diz como, para o RAFUDA, surgiu a ideia de escrever
esta peça de TEATRO. Num determinado dia, em 2017, lendo um
jornal, o autor tomou conhecimento da história de uma tartaruga, o mais
velho animal terrestre do planeta, então somando 185 anos de vida.
Chamava-se JONATHAN
e vivia na Ilha de Santa Helena, um território ultramarino
britânico, no meio do Atlântico Sul, situada bem no meio da distância entre a África e
a América do Sul, considerado
um dos locais mais ermos do mundo. Hoje, aos 191 anos, a tartaruga é tida
como uma “celebridade” e, por décadas, vem sendo o “garoto-propaganda”
da ilhota, com, aproximadamente, 4500 habitantes. Sua imagem estampa
camisetas, bonés, bem como a moeda de 5 centavos da libra local e os selos do
órgão de imigração.
Prossegue
o material de divulgação da peça: “Quando leu o perfil de JONATHAN,
traçado pelo jornal, do temperamento agressivo, em jogos de críquete, à
pacificação, após a chegada de uma parceira da mesma espécie, passando pela
voraz indústria do turismo desenvolvida ao redor do animal e todo o panorama
histórico em que ele se insere, RAFAEL pensou: ‘Tem TEATRO aí!’”.
Um estalo o despertou para a criação de seu mais recente texto teatral. Conquanto
haja algo concreto como gatilho que fez disparar a criação do texto, o
dramaturgo trabalhou da forma mais livre e independente possível, criando
personagens, locais e situações diversas, numa obra de ficção com começo, meio
e fim definidos. E como voa a sua imaginação! RAFUDA criou uma
dramaturgia documental, mas, ao mesmo tempo, também fantástica, fabular,
alegórica, em forma de TEATRO.
Nessa
linha, o autor criou Frederica, uma fêmea (?) para JONATHAN,
com a qual o quelônio “matusalém” praticava o “cruzo”
(relação sexual) todas as sextas-feiras, àa vistas de qualquer um, escandalizando
a população local. Criou, também, uma mocinha, que seria o primeiro amor de JONATHAN,
o rapaz, evidentemente. E vieram, ainda, o avô do jovem, que era o tratador do
animal, função que foi passada ao neto, e o “Intendente”, o “ditador”
da ilha, com sotaque de português (Precisa desenhar?). E muitas
outras deliciosas “viagens”.
Toda
a narrativa, uma verdadeira saga, demora, cronologicamente, 80 minutos, o
que, para um solo, é considerada uma duração excessiva, entretanto a história
vai se desenvolvendo de forma tão agradável, curiosa e engraçada, que o tempo se torna mais etéreo do que, normalmente, é. O ator vai ligando uma ação à
outra como se a estivesse inventando na hora, improvisando,
tão natural é sua interpretação.
Quem
conhece o palco do Teatro Ipanema e o espaço cênico do Teatro Glaucio Gill sabe
que há uma grande diferença entre eles, no tocante às suas dimensões. Isso
implica dizer que a mesma peça ganha notas diferentes, quando é levada de um
local, o “Ipanema”, para outro, o “Glaucio Gill”, este mais amplo. Se lá,
RAFUDA, sozinho, já ocupava o espaço por inteiro, aqui, ele domina, com muito
mais propriedade o chão em que pisa. Ademais, para esse tipo de espetáculo,
julgo ser o atual Teatro mais adequado que o anterior, visto que o público fica bem mais próximo ao ator e tem uma visão de cima para baixo, ao passo que, durante a
primeira temporada, havia uma certa distância, entre palco e plateia, e as
pessoas olhavam de baixo para cima. Pode parecer um detalhe insignificante,
porém faz grande diferença.
DULCE
PENNA, que também é atriz, depois de ter se exercitado bastante, como
assistente de direção de alguns dos melhores diretores do Brasil
e de ter feito um ou outro trabalho, assinando sua própria direção, assume as
rédeas desta montagem com lucidez e competência, cônscia de que tinha, nas
mãos, uma ótima história, assim como uma dramaturgia bem “redonda”
e um ator de muitas possibilidades. Assim, soube aproveitar o que estrava à sua
disposição, incluindo os parcos recursos para os elementos de criação (cenário,
figurino, luz etc.), e pensou numa direção bem simples, sem querer “inventar
a roda”, em que o ator, bem solto, se torna um “amigo” de
quem está na plateia, a contar, a estes, suas peripécias. Um bom trabalho de
direção, que valoriza o conceito de que “menos é mais”.
Um
palco nu, com uma construção, em madeira, em forma de um praticável, bem rústico, à esquerad e ao fundo, é o que temos como cenário, contudo RAFUDA vai descrevendo com
tanta verdade os locais por onde passa o personagem e o seu conteúdo cenográfico, que é fácil
“ver” tudo em cena.
Foto: Gilberto Bartholo.
Como
figurino, JONATHAN, o homem, veste roupas simples, despojadas,
coloridas, adaptadas à nossa cultura. Para completar a composição do
personagem, vale o registro do visagismo, que comporta cabelos azuis (Na primeira vez, eram multicoloridos.), os
quais podem remontar a várias interpretações, até mesmo a nada de mais
importante, que não seja um gosto pessoal do ator.
Gostei bastante dos recursos, que não são sofisticados, mas funcionam muito bem, utilizados por PAULO DENIZOT, um ótimo profissional da iluminação.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Rafael Souza-Ribeiro
Direção: Dulce Penna
Atuação: Rafael Souza-Ribeiro
Cenografia: Dulce Penna e Dodô
Giovanetti
Cenotecnia: Dianny Pereira e Dodô Giovanetti
Figurino: Carla Ferraz
Desenho de Estampa: Verônica Bechara
Costura: Ateliê das Meninas
Iluminação: Paulo Denizot
Trilha Sonora: Arthur Ferreira
Operação de Som: Eder Martins de Souza
Preparação Corporal: Luciano
Caten
Visagismo e Maquiagem: Diego Nardes
Cabelo / Corte: Kauã Guimarães
Direção de Produção: Damiana
Inês
Assistência de Produção: Denie Oliveira
Arte Gráfica: Ludmila Valente (“Brainstorm Design”)
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues ("Aquela Que Divulga")
Fotografia: Renato Mangolin
SERVIÇO:
Temporada: De 06 a 28 de julho de 2023.
Local: Teatro Glaucio Gill.
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/nº -
Copacabana – Rio de Janeiro.
Telefone: (21)2332-7904.
Dias e Horários: 5ªs e 6ªs feiras, às 20h.
Valor dos Ingressos: R$40,00 (inteira) e 20,00
(meia-entrada).
Venda “online”: Sympla.
Capacidade: 150 pessoas.
Duração: 80 minutos.
Classificação: 12 anos.
Gênero: Drama Tropical.
Instagram: @jonathan.teatro
*Dia 21/07 - apresentação com intérprete de LIBRAS.
Gosto muito, quando sou surpreendido, indo a um Teatro
com uma expectativa, mesmo que já seja boa, e volto para casa com a certeza de
que ela foi bastante ampliada, como ocorreu com esta peça. Chamou-me muito a
atenção uma frase, que é dita mais de uma vez, no texto, a qual existe para que reflitamos
sobre seu conteúdo. É possível que algumas pessoas não consigam mergulhar no
seu significado, mas, para mim, pelo menos, ela é de grande importância: “Não
é porque você nasceu numa ilha, que não pode sair dela”. Devia ser
repetida, por todos, como um mantra, no sentido de que não devemos nos acomodar
e, sim, pensar em “voos” mais altos. O homem JONATHAN
tinha tudo para se tornar um “herpetólogo”, profissional que se
dedica ao estudo de anfíbios e répteis, mas ele não cuidava
da tartaruga por prazer ou vontade própria. Havia sido nomeado, pelo “Intendente”,
o opressor, após o avô ter ficado cego. Seus planos eram outros.
Tanto na primeira noite em que assisti à peça quanto na segunda vez, voltei para casa com uma canção na cabeça, “Avec Moi” – que não faz parte da trilha sonora da peça –, a qual diz, num certo trecho: “Se arruma, amor, vamo sair / Nós vamo por aí / Sair da ilha, cê precisa me ouvir”. Seu intérprete, o “rapper” Froid, naqueles dois momentos, repetia uma espécie de desafio que RAFUDA me fazia, no palco. Eu estava precisando ouvir que “é preciso sair da ilha”. Recomendo, com o maior empenho o espetáculo!
FOTOS: RENATO
MANGOLIN
GALERIA PARTICULAR
Com Rafael Souza-Ribeiro.
VAMOS AO TEATRO!
OCUPEMOS TODAS AS SALAS
DE ESPETÁCULO
DO BRASIL!
A ARTE EDUCA E CONSTRÓI,
SEMPRE!
RESISTAMOS, SEMPRE MAIS!
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PARA QUE, JUNTOS,
POSSAMOS DIVULGAR
O QUE HÁ DE MELHOR
NO TEATRO BRASILEIRO!
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