terça-feira, 5 de abril de 2022

 

“URUTU”

ou

(O CIRCO CHEGOU.)

ou

(VIVA O CIRCO!)














        Quem me conhece sabe que a minha “praia” é o TEATRO. Ele é o meu “oxigênio”. Mas, se eu tivesse de escolher outro elemento para, também, “respirar” e “garantir a minha sobrevivência”, não seria apenas um, porém três, e na mesma proporção e intensidade de paixão: CIRCO, MÚSICA e DANÇA, não, obrigatoriamente, nessa ordem; mas quase. Depois do TEATRO, são essas três ARTES aquelas pelas quais me interesso mais.





        Não leiam este texto como uma crítica de TEATRO, porque não vou falar sobre um espetáculo teatral, mas sobre um grande “show”, com um viés teatral, envolvendo o CIRCO, por sua vez, acompanhado da MÚSICA e da DANÇA. Não é uma crítica circense, até porque desconheço que haja alguém que escreva, especificamente, sobre o assunto, mas é mais um depoimento de alguém que ama o CIRCO, é louco por um picadeiro e se deixou embalar e encantar, quando assistiu, no último sábado, dia 02 de abril de 2022, ao espetáculo “URUTU”, que estava sendo apresentado na área externa do CCBB – Rio de Janeiro, GRATUITAMENTE, o que permitia agrupar muita gente para uma experiência para lá de excitante e linda, que, infelizmente, encerrou a temporada  ontem, domingo, 03 de abril de 2022.





        Amo o CIRCO, desde a mais tenra idade, por tantos motivos, e um deles é o fato de minha mãe ter sido amiga do grande falecido palhaço FRED, o qual, durante décadas, fez uma das mais famosas duplas de palhaços deste país, se não a maior, CAREQUINHA & FRED ou FRED & CAREQUINHA, que ainda tinham, na sua trupe, outros palhaços, que lhes faziam “escada” (Se não sabe o que é isso, “dê um Google”.) como Zumbi, Zumbizinho e Meio-Quilo. Por conta disso, frequentei muito o CIRCO, durante a minha infância e pré-adolescência, levado por meus pais, quando pude conhecer, também, os amigos palhaços do FRED (Frederico Viola), e constatar como era difícil a vida para eles, naquela profissão, assim como para todos os artistas circenses. E é assim até os nossos dias. Depois, já crescido, ia por conta própria, e, até hoje, aos 72 anos de idade, não deixo de ir a algum CIRCO, quando sei de sua presença no Rio de Janeiro. Tanto me agradam os grandes “shows” do “Cirque du Soleil” e similares, como me deixo encantar, facilmente, pelos bem mambembes, de interior. Já fui a muitos, pelas minhas viagens, Brasil a dentro.





        Fico bastante incomodado, irritado, até, quando chamam de “palhaço” alguém desprezível, que fez algo errado, como um político, por exemplo, por ver nisso uma grande ofensa aos palhaços, profissionais honestos e dignos de todo o nosso carinho, respeito e admiração.





        Minha mais recente incursão num espetáculo circense, como já disse, é de poucos dias, e foi bastante diferente, uma vez que a estrutura montada para a as funções fugia, totalmente, à que conhecemos tradicionalmente, ou seja, um ambiente redondo, com cadeiras e arquibancadas à volta de um picadeiro circular, coberto por um toldo colorido. Desta vez, não era um CIRCO “hightech”, mas era diferente. Contribuíram, para isso, o CCBB do Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Circo, a FUNARTE, o diretor RENATO ROCHA e a CIRANDA DE 3 TRUPE PRODUÇÕES.






      Não posso fazer uma análise técnica do trabalho, mas me proponho a expor alguns comentários e traduzir o meu imenso grau de satisfação, por ter assistido a “URUTU”, partindo de um “release”, que me foi enviado por NEY MOTTA (Assessoria de Imprensa). A bem da verdade, talvez o conteúdo maior destes escritos provenha de lá, e estarão destacados, em negrito e itálico.





        Promete o CCBB, em 2022, ser a “casa do CIRCO brasileiro”, uma informação muito alvissareira, já que carecemos, e muito, de apoio a essa ARTE, bastante prestigiada, fora das nossas fronteiras, mas quase ignorada no nosso país. E, quanto a “URUTU”, diz o “release” que se trata de um “espetáculo que busca pensar a identidade do novo CIRCO contemporâneo brasileiro, a partir de uma linguagem transdisciplinar e sensorial, entre a cultura popular e urbana, as artes visuais, as experiências sonoras e uma estética carnavalizada...”.





O evento marca o início das efemérides, a serem promovidas pelo CCBB, que merece o centenário da “Semana de Arte Moderna”, a qual não durou “uma semana”, exatamente, mas que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, envolvendo música, poesia (literatura, em geral), pintura e dança, entre outros tipos de ARTE, cuja proposta era “explorar a brasilidade e valorizar o território nacional, como berço de inspiração cultural”. Também será, para o CCBB, um ano de comemoração do bicentenário da Independência do Brasil. Com “URUTU”, espera o CCBB criar “uma vitrine para o circo brasileiro, nas relações internacionais, colocando, assim, o Brasil no mapa do cenário circense mundial”







Trata-se de um projeto tão arrojado quanto democrático, popular, uma vez que não há cobrança de ingresso, já que o evento ocorre na área externa do CCBB, mais propriamente, na frente de sua linda fachada, ocupando o espaço destinado ao estacionamento. Lá foi montado um palco-picadeiro, com estrutura de aço, no qual se apresentam 35 artistasformados na Escola Nacional de Circo, pessoas de diversos países da América Latina, entre Venezuela, Equador, Argentina, Chile, Colômbia, e das 5 regiões do Brasil, do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, “alguns deles com antepassados pertencentes a povos originários. Eles emprestam alma e corpos latino-americanos, para encenarem o espetáculo ‘URUTU’”. Há cerca de 50 cadeiras, dispostas dentro da parte cercada, porém um incalculável número de espectadores pode assistir aos números circenses, do lado de fora.






Assim como, por exemplo, o “Cirque du Soleil” dá um nome a cada um de seus “shows”, baseado num enredo, era necessário nomear o nosso espetáculo, batizado de “URUTU”, que, na cultura dos povos originários (indígenas), diz respeito a “cobra-grande”, que é símbolo da deglutição e da gestação de algo novo. “E é nesse sentido, digamos, ‘antropofágico’, que ‘URUTU’ está sendo concebido como um espetáculo de alto nível técnico e de extremo impacto físico e visual, que mistura as artes visuais, a dança, a música, o TEATRO, a cultura popular e o próprio CIRCO, para criar uma experiência estética que una o carisma, o vigor e o risco do CIRCO clássico com a pesquisa, inovação, visceralidade e a beleza, estética e sensorial, do CIRCO contemporâneo. Uma obra de dramaturgia aberta, que só se completa no corpo e na imaginação dos espectadores, convidando-os para um universo de sensações, em que eles próprios possam criar associações, a partir de suas vivências e experiências pessoais”.






Ninguém sai “incólume”, depois de ter assistido a “URUTU”. Todos os espectadores deixam aquele espaço “mexidos”, com a autoestima elevada e a esperança de que ainda podemos ter um país com o qual sonhamos, de liberdade total, de pensamento e expressão dele, de igualdade social e humanitária, um país do qual possamos nos orgulhar, muito diferente do pesadelo que estamos vivendo, há três “longos” anos, desde o fatídico dia 1º de janeiro de 2019, principalmente para quem vive da ARTE, algo que tanto incomoda o atual (DES)governo federal.








Ainda é desejo do CCBB apresentar “um trabalho diferenciado, sofisticado e de grande alcance popular, que possa restabelecer o debate sobre a identidade do novo CIRCO contemporâneo brasileiro, a cena circense atual, o mercado nacional, e o investimento para esta linguagem de tão grande alcance junto ao público e sua internacionalização, visto a precariedade do segmento no cenário brasileiro atual”. Tanto é verdade que muitos dos grandes artistas circenses que trabalham em circos estrangeiros, são brasileiros, os quais se viram obrigados a procurar uma melhor condição de vida, trabalhando e morando no exterior, assim como ocorre, por exemplo, com tantos brilhantes cientistas brasileiros, ainda que a comparação possa parecer, aos olhos de alguns, meio esdrúxula. Mas o motivo do êxodo é o mesmo. E precisamos resgatar esses grandes valores e repatriá-los, para que trabalhem em prol do desenvolvimento do nosso país.





“Chegou a hora de pensar qual a identidade do CIRCO brasileiro no cenário circense mundial e o mercado para a linguagem no cenário nacional e suas oportunidades. Qual a construção da identidade da linguagem circense que será capaz de traduzir a brasilidade que tanto encanta o mundo? E como é possível fomentar esse segmento tão popular e, ao mesmo tempo, tão precarizado? Resolvemos criar um projeto inédito, que mergulhe de cabeça na cultura brasileira com a linguagem do circo contemporâneo, composto por artistas oriundos da 'Escola Nacional de Circo', A MAIOR ESCOLA DE CIRCO DA AMÉRICA-LATINA. Dessa forma, o projeto vira, também, uma plataforma para a formação, fortalecimento do mercado do CIRCO no Brasil, de intercâmbio, debate e fortalecimento da linguagem e do setor circense nacional” – comenta o diretor RENATO ROCHA.






“A concepção de RENATO ROCHA, artista articulador no Brasil e no cenário internacional, de um espetáculo que represente toda a potência e diversidade de nossa produção cultural, criando uma vitrine para o CIRCO brasileiro nas relações internacionais, ao promover uma ação coordenada em diferentes níveis, propõe uma ação reflexiva, como a da “Semana de Arte Moderna”, que se dará para além de uma montagem de um espetáculo de CIRCO.”




 

“Precisamos fortalecer a cena circense brasileira, com ações formativas, intercâmbios, mesas de debate com temas de extrema importância para o CIRCO, como a segurança, técnica, formação, linguagem, público, festivais, patrocínio, internacionalização e mercado para os artistas brasileiros, além de compartilhamentos de metodologias e dispositivos para processos criativos, e pensamentos de diferentes dramaturgias possíveis para o CIRCO. Produzir pensamento sobre a estética, formação e o fazer artístico do CIRCO hoje, através da criação de um produto artístico que se pretende de alta qualidade. Um espetáculo que represente toda a potência e diversidade de nossa produção cultural. E atrair os investimentos necessários para alavancar esse setor.”, completa RENATO.





Apesar de não ser considerado um trabalho de TEATRO, devemos admitir que, nele, podemos encontrar uma dramaturgia, sim, entretanto completamente distante do sentido que, normalmente, é atribuído a esse vocábulo. RENATO ROCHA, em seus espetáculos, como um também recentemente encerrado, no SESC Copacabana, “Respira”, caminha para além do que as artes cênicas costumam pensar a respeito da palavra “dramaturgia”“Em seu processo, RENATO cria suas (próprias) “dramaturgias”, a partir do material humano do artista, suas ferramentas criativas, em como este se relaciona com o mundo hoje, e com o tema proposto, como ponto de partida, tendo sua biografia como matéria-prima afetiva”.





Vejamos, pela boca do próprio artista, RENATO ROCHA, a sua visão/proposta de “dramaturgia”, empregada em seus trabalhos: “A dramaturgia a que me refiro é transdisciplinar, aberta, não linear, subjetiva e emocional, e abrange diversas dramaturgias, como a da palavra, a do ‘performer’ em cena, a da imagem, a da própria cena, a da sonoridade, a da especulação e da produção de significados do espectador. E quando se fala de CIRCO: Qual a dramaturgia possível, para as variadas técnicas circenses? Qual a de um aparato circense, como o trapézio, por exemplo? Como tratar o espaço aéreo como um lugar a ser habitado? Qual a produção de universo sensível, a partir da fricção entre um corpo e um aparelho aéreo? É uma discussão.”.






Um pouco, apenas, sobre o admirável trabalho de RENATO ROCHA: “Criou espetáculos para a ‘Royal Shakespeare Company’, ‘The Roundhouse’, ‘Lift’, ‘Circolombia’, para a ‘Bienal Internacional de Artes de Marselha’, o ‘National Theatre of Scotland’, o ‘Festival Internacional de Leicester’, a União Européia e Unicef. Dirigiu projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste e Colômbia. Foi diretor artístico da ‘Organização Street Child United' e do 'Circus Incubator’, colaboração entre França, Finlândia, Suécia, Espanha, Canadá e Brasil. Em 2016, fundou o ‘NAI – Núcleo de Artes Integradas', no Brasil, onde criou ‘Before Everything Ends’, para o ‘Festival Home/Away’, em Glasgow; ‘S’blood’, indicado ao ‘Prêmio Shell-RJ’, de 2018, na categoria inovação; ‘Entre Cinzas, Ossos e Elefantes’; ‘Estar Fora do Mapa Também é Existir’, para a ArtRio, na C.Galeria; ‘Fragmentos de Emaranhados e Esquecimentos, para o ‘ArtCore’, no MAM-RJ; e a plataforma internacional ‘A Conferência dos Pássaros”, para a programação artística da ‘COP26’, em Glasgow. Dirigiu ‘Rastros’, com o ‘Circo Crescer e Viver’, ‘Ayrton Senna’ e ‘O Meu Destino é Ser Star’, com a ‘Aventura Entretenimento’; e, em 2019, ‘Eu, Moby Dick’, com o Oi Futuro. Recebeu 16 indicações nas mais importantes premiações do país, ganhando o ‘Prêmio Cesgranrio de Teatro’, de Melhor Cenografia. Nos anos 1990, RENATO ROCHA montou espetáculos com elencos numerosos, que fizeram temporadas em espaços ao ar livre. Integrou a ‘Intrépida Trupe’ e o ‘Nós do Morro’, experiências que o catapultaram para trabalhos na Europa, Ásia e África. Em 2021, desenvolveu o projeto ‘Casa Comum’. Financiado pelo ‘British Council’, o projeto aconteceu no coração da Amazônia, com o povo indígena Sateré Mawé, entre rios, floresta e cidade, onde os 10 artistas amazônicos, juntamente com o diretor artístico RENATO ROCHA, o estúdio londrino SDNA, os cineastas Takumã Kuikuro e Rafael Ramos e o artista sonoro Daniel Castanheira, criaram ‘vídeos performances’, que refletiram sobre a cosmovisão indígena do planeta, como uma casa comum, iluminada por Ailton Krenak. O projeto fez parte, também, da programação artística do ‘Casa Festival’, em Londres, da ‘COP26’, em Glasgow, e do ‘Festival Amazônia Mapping’, no Pará, e contou com as parcerias da ‘Pipe Factory’, ‘The Theatre of the Opportunity’, ‘The Necessary Space e LABEA’”.


RENATO ROCHA.








 

FICHA TÉCNICA:

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Dramaturgia e Direção Artística: Renato Rocha

Diretor Assistente: Orlando Caldeira

 

ELENCO (por ordem alfabética): Alex D, Aline Fortunato, Andru, Caroline Meurer, Digão, Eduardo Estrada, Elias Oliveira, Ezequiel Freitas, Felipe Cerqueira, Francine Rosa, Gui Oliveira, Ingrid Bogotá, Isabella Steffen, Jajá, Jéssica Oscar, Juan Pizarro, JC Barbosa, Juliana Fernandes, Leonora Cardani, Mística, Maga Martinez, Matheus Gabriel, Murillo Atalaia, Nat Az, Paolla Ollitsak, Patrick, Pedro Freitas, Pedro Vinícius, Rafaela Duarte, Rick Almodi, Sinead Daniela Rojas, Thaís Ventorini, Victor Versuth e Vini Reis

 

Coreografias e Direção de Movimento: Rômulo Vlad

Direção Musical: Daniel Castanheira

Trilha Sonora Original: Abel Duarte, Daniel Castanheira, Fernando Del Papa

Cenografia: Cachalote Mattos

Figurinos: Isaac Neves

Desenho de Luz: Renato Machado

Direção Técnica e “rigger” acrobático: Daniel Elias

Consultor Técnico e Acrobático: Rodolfo Rangel

Projeto Técnico e “Design de Rigging”: VRS – Vertical Rigging Solution

“Rigger” Acrobático e Operador de Guincho: Bruno Gandelman

Trilha Sonora Original gravada no Estúdio Garimpo, por Emiliano 7 – Rio de Janeiro

Músicos: Nana Carneiro da Cunha (violoncelos), Rene Ferrer (percussões), Abel Duarte (“sampler drum machine”, sintetizadores), Daniel Castanheira (“sampler”, sintetizadores, percussões), Fernando Del Papa (cavaquinho, violão, tenor, vozes, efeitos)

Sonorização: BDT – Boca do Trombone

Assistente de Coreografias: Gabriel Querino

Cenógrafo Assistente: Zitto Bedat

Cenotécnico: Moisés Cupertino

Assistente de Figurino: Marina Menezes

Aderecistas: William Ferreira e Matheus da Cunha

Costureiras: Sra. Elza Souza e Janaína da Hora

Assistente de Iluminação e Operação de Luz: Maurício Fuziyama

Técnicos de Iluminação: Antônio Carlos Ensa, Orlando Schaider, Rodrigo Emanuel da Silva, Rommel Equer, William Moscoso

Iluminação: Elétrica Cênica

Engenharia Elétrica: IlumiRio – Carlos Alberto T Moreira

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

“Designer” Gráfico: Rafaela Gama Lira

Fotografia: Renato Mangolin

Registro Vídeos: Johnny Luz

Estagiário de Produção: Daniel Santos Silva, Fernando França Teixeira Leite, Giulia Gonzales, Miguel Ângelo Pereira Costa, Naya Vingolli Linhares dos Santos

Assistência de Produção: Naomi Savage

Produção Executiva – Carlos Chapéu

Direção de Produção: Dadá Maia

Produção: Ciranda de 3 Trupe Produções

 

EQUIPE ESCOLA NACIONAL DE CIRCO LUIZ OLIMECHA:

PROFESSORES RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E COCRIADORES DOS NÚMEROS CIRCENSES (por ordem alfabética): Alex Machado, Alexander Khudyakova, Alexandre Souto, Alexis Reyes, Antônio Rigoberto, Bruma Saboya, Bruno Carneiro, Edson Silva, Ernesto Trujillo, Luciana Belchior, Marisa Khudyakova, Paulo Emanuel, Rodolfo Rangel, Rodrigo Garcez, Thalita Nakadomari

PROFESSORES COLABORADORES: Felipe Reznik (Música), Nayanne Cavalcante (Dança), Raquel Castro (Dança), Gustavo Damasceno (Teatro).

Preparadores Físicos: Felipe Bedran e João Solano

Fisioterapeuta: Rafael Gonçalves

Professor de Educação Física: João Solano

Direção ENC: Renata Januzzi

Coordenação Pedagógica: Lilian Lopes

Equipe Administrativa: Alexandre França e Oliveira Silva, Anderson da Costa Pereira, Gladys Coimbra, Paulo André Mota de Azevedo, Paulo Roberto Pinto Guimarães

Equipe de Limpeza: Carlos Dias Pereira, Cláudia Regina dos Santos Galvão, Fabiano dos Santos Severino, Janaína Gallo da Silva, Joelson Bonifácio Malaquias, Rogério Luiz de Moura, Sidnéa Pinto de Queiroz, Viviane Silva de Oliveira

Equipe de Portaria: Erinelton Mendes dos Santos, João Paulo dos Santos, Marcondes José da Silva Santos, Marcus Vinícius de Carvalho

Equipe de Brigadistas: Charlene Queiroz, Cíntia Maria, Darcler Batista, Rafael Nunes, Sérgio da Silva, Welton Luiz

Equipe de Vigilantes: Luiz Cláudio da Silva, Márcio José Ferreira, Wagner Barreto de Araújo, William Henrique da Silva

 








     Aplaudo, efusivamente, tudo o que vi lá, todos os números circenses, as criativas coreografias, a iluminação frenética, a trilha sonora versátil, original e contemplando obras como “O Trenzinho Caipira” e “Bachianas Brasileiras nº 5, ambas do grande maestro Heitor Villa Lobos, os lindos e coloridos figurinos e todo o trabalho de um batalhão de profissionais envolvidos nesse fantástico projeto.








        Pena que acabou!!!















FOTOS: RENATO MANGOLIN




E VAMOS AO TEATRO,

COM TODOS OS CUIDADOS!!!

 

OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE ESPETÁCULO

 DO BRASIL,

COM TODOS OS CUIDADOS!!!

 

A ARTE EDUCA E CONSTRÓI, SEMPRE!!!

 

RESISTAMOS, SEMPRE MAIS!!!

 

COMPARTILHEM ESTE TEXTO,

PARA QUE, JUNTOS,

POSSAMOS DIVULGAR

O QUE HÁ DE MELHOR NO

TEATRO BRASILEIRO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário