NOSSAS
MULHERES
(UMA AULA DE TEATRO.
ou
É
TEATRO a sua paixão? É ator/atriz o que você deseja ser na
vida? É no, e do, palco que pretende tirar seu sustento? É ter a certeza de que
você contribuirá para fazer os seus semelhantes mais felizes? Duas coisas são
necessárias para isso: para as aulas teóricas, um bom curso de TEATRO, além de muita leitura e estudo.
Para aprender na prática, vá ao Teatro
Ipanema, o quanto antes - para ter a oportunidade de rever, depois - e assista a “NOSSAS MULHERES”, espetáculo lá em cartaz (VER SERVIÇO.). Você terá a grata satisfação
de ver, em cena, três dos maiores e mais
fantásticos atores brasileiros, dando uma aula de como se faz TEATRO, do que é saber representar.
A
peça está fora de qualquer curva,
por sua extremíssima qualidade, o que ganha, ainda, maior destaque por se
tratar de uma comédia, normalmente
vista, por quem não entende de TEATRO,
como uma arte menor e pouco valorizada. O que essas pessoas não sabem é que fazer comédia de qualidade é para poucos,
muito poucos mesmo. E, quando digo “fazer”,
quero me referir a escrever textos
cômicos e saber representá-los.
É tão difícil escrever como interpretar uma boa comédia. Escrever sandices, apelando para o gosto duvidoso e clichês
é fácil; e horroroso. Representar estereótipos e repetir antigas fórmulas, que
se pensa agradar ao público inteligente e exigente, é fácil; e insuportável. Comédia é para quem tem muito TALENTO,
com todas as letras maiúsculas, e muito respeito ao público e a si mesmo.
O
pessoal envolvido na produção e montagem de “NOSSAS MULHERES” tem competência para assumir uma comédia e, para eles, todos os aplausos do mundo ainda serão poucos. O resultado é o que se pode ver no palco do emblemático Teatro Ipanema, no ano em que aquele
tempo da cultura, da liberdade e da resistência comemora seus 50 anos de vida.
O
espetáculo, produzido por dois nomes
da maior relevância no ato de conseguir fazer TEATRO, no Brasil, MARIA SIMAN e FREDERICO REDER, heróis da resistência, dois de nossos maiores produtores, é um dos motivos para a
comemoração de 45 anos de excelentes
serviços prestados ao TEATRO BRASILEIRO,
45 anos de uma brilhante carreira, 45 anos de profissão de EDWIN LUISI, que conta com a total
cumplicidade, em cena, de dois outros grandes companheiros de ofício: ISIO GHELMAN e MÁRCIO VITO, sendo que este, às vezes, por outros compromissos profissionais,
é substituído por EDMILSON BARROS,
também um grande ator, todos sob a
regência de um grande “maestro”: ANDRÉ
PAES LEME.
SINOPSE:
Em
“NOSSAS MULHERES”, a trama narra o
que acontece com a cabeça de um homem, a partir das relações afetivas, e como
se comporta o “olhar masculino”, nos relacionamentos amorosos e casamentos.
Além
disso, o espetáculo confronta os personagens em situações limites e questiona
até onde a intensidade de uma amizade pode ser cúmplice numa situação
indefensável.
MAX (EDWIN LUISI) e PAULO (ÍSIO GHELMAN)
são médicos, radiologista e reumatologista, respectivamente, amigos há 30 anos.
No
início da noite, começam um jogo de cartas, na casa de MAX, marcado para ser iniciado às 21 horas.
MAX
adora música clássica, os cantores mortos - os vivos não lhe interessam - e
vive um relacionamento que não é, realmente, realizado com Magali, uma vez que moram em casas separadas. Ele não teve
filhos.
PAULO, mais
“moderno”, é casado com Carine,
a qual parece que nasceu, e vive, para dormir (O motivo, para isso, será conhecido quase ao final da peça.), e tem dois filhos, um casal.
Atrasado
para o carteado, em quase uma hora, chega SIMÃO (MÁRCIO VITO / EDMILSON
BARROS), completamente bêbado e dizendo ter matado a mulher, Estela, por estrangulamento, após uma
briga. Ela parece ter um temperamento de difícil convivência, segundo os dois
amigos do “assassino”. Este pede a MAX
e PAULO que inventem uma história,
para a polícia, criem um álibi para ele, que seria o principal suspeito do "crime", dizendo que o amigo chegara na hora combinada, para que conseguisse se
livrar de uma condenação por feminicídio, o que os faria seus cúmplices, graças
ao falso testemunho.
Drama anunciado e as verdades começam a vir à tona. Muitas
surpresas estão reservadas ao espectador, com um final bastante inesperado e
assaz surpreendente.
Por
mais que me custe, procurarei ser breve nas minhas considerações, por dois
motivos: estou assoberbado de trabalho, com muitas críticas a serem escritas, já que a safra atual tem sido de muito
boa qualidade, e, também, porque poucas palavras bastam para enaltecer ou “detonar”
um espetáculo teatral. Comigo, “detonar” jamais; enaltecer sempre, desde que a peça
se faça merecedora disso, como é o caso de “NOSSAS
MULHERES”: um espetáculo extraordinário,
impecável, em todos os sentidos.
Com
base no “release” da peça, enviado por BARATA COMUNICAÇÃO (ASSESSORIA DE IMPRENSA), copio as palavras do
seu diretor: “O jogo de três homens / atores de teatro, que brincam e se
divertem por várias vertentes da emoção. Apesar de não estarem em cena,
durante toda a peça, as mulheres são onipresentes, quase palpáveis e
responsáveis pelos sonhos, risos e choros”.
Há uma analogia entre o jogo de
cartas e o jogo posto em prática pelos três personagens, cada um, evidentemente, querendo ser o vencedor. SIMÃO tenta “dar as cartas”, mas esta
tarefa é desejada pelos outros dois também. E, assim, a ação vai acontecendo, sem que
se saiba até onde vai a partida.
Com relação à referência, do diretor, à atuação das três esposas, na
verdade, sua "onipresença", ainda que não materializada, é da maior importância
no decorrer da trama, já que cada
uma, a seu modo, também é uma jogadora daquela partida; ou melhor, vêm jogando
faz tempo; jogaram sempre, na verdade.
As três são tão importantes, que
geraram o título da peça, “Nos Femmes”, no original, um raro exemplo
de um excelente texto cômico,
escrito pelo dramaturgo francês
contemporâneo ÉRIC ASSOUS, de 62
anos, o qual ainda atua como diretor
e roteirista, já tendo escrito 80 peças de radionovela, para a rádio France Inter, e para a TV, assim como roteiros para o cinema.
Um autor muito versátil e consagrado
em seu país, detentor de várias premiações. O texto aqui analisado foi escrito em 2015. ÉRIC ASSOUS ainda
era inédito, no Brasil, até a
montagem de “NOSSAS MULHERES”. No TEATRO,
escreveu e dirigiu mais de 30 peças.
O texto reúne um tema muito interessante e pertinente, tão em voga,
infelizmente, no momento atual, uma arquitetura teatral perfeita e diálogos
ágeis e inteligentes, com um humor refinado, sem apelações e lugares-comuns. É
tudo tão agradável de se ouvir, tão envolvente e instigante, que o tempo cronológico da peça, de 80 minutos, parece se resumir a poucos deslocamentos dos ponteiros
do relógio. O tempo psicológico, o
interior, subjetivo ganha disparado. O público fica atento a tudo, nem pisca e
espera um desfecho interessante para aquela confusão toda, qualquer que seja
ele, sempre, porém, às gargalhadas.
Os diálogos entre MAX e PAULO, antes da chegada atabalhoada de SIMÃO, nos quais o “prato” servido são as reclamações daquele, com relação ao atraso do terceiro jogador, e os
comentários desabonadores, dos dois, quanto ao perfil de Estela, casada com SIMÃO,
parecem conduzir a peça por um outro
atalho. Tudo dá a entender que, com a chegada deste, o enredo se prenderá a cada um desfilando suas lamentações, quanto
aos possíveis casamentos desastrosos. Isso quer dizer que a plateia aguardava
que o “prato principal” do banquete fosse uma sucessão de críticas negativas às
“NOSSAS MULHERES”. O que ocorre, então,
é que isso fica como “entrada”, e o grande “manjar dos deuses” é outro, ou
seja, como resolver um grande problema: SIMÃO
se tornara, “sem querer”, um assassino, um uxoricida.
Após o retumbante sucesso com “Agosto”, um drama com 11 atores de peso em cena, produzido,
corajosamente, por MARIA SIMAN e ANDRÉA ALVES, numa parceria que ainda
espero ver dando outros ótimos frutos, MARIA
desejou produzir uma comédia de
qualidade, o que resolveu fazer, agora em outra parceria, com FREDERICO REDER, após uma conversa
telefônica com EDWIN LUISI, que está
completando 45 anos de carreira,
como já tive a oportunidade de dizer, um vitorioso naquilo que faz, ganhador de
uma infinidade de prêmios de TEATRO.
Concordo,
plenamente, com ANDRÉ PAES LEME, o diretor, quando ele diz que “É
uma comédia elegante, onde a comicidade está na atuação dos atores. Ganhamos a
partida cênica com este elenco talentoso e experiente de TEATRO”. Sim, ANDRÉ, o adjetivo escolhido por você
foi muito bem empregado, entretanto, a “elegância”
a que faz referência, muito merecidamente, recai sobre o brilho do trabalho do
trio de magníficos atores, mas
passa, também, antes, pelo apuro textual
e por sua inquestionável correta direção.
O texto permite que o ator mostre todo o seu potencial e ANDRÉ sabe tirar partido do que cada um tem de
melhor. Nesta montagem, ele imprime
uma linguagem naturalista, ainda que
o texto tenda para o estilo realista. ANDRÉ é um diretor muito
inteligente e sensível, dos melhores que temos. O texto se presta a ser explorado de forma dramática, no sentido do
exagero, e a direção conduz seus
dirigidos a responder ao que o autor
propõe, com o quem escreveu.
É
um enorme privilégio, uma alegria e um prazer incomensuráveis, ver três grandes atores num palco, jogando
de igual para igual, recebendo aplausos em cena aberta e uma prolongada ovação,
ao final do espetáculo, o que, certamente, não se deu pelo fato de a plateia,
naquela noite, ser formada por convidados, todos seus amigos e admiradores,
como eu. Nas sessões destinadas ao público em geral, estou certo de que a reação
não foi/é/será outra, uma vez que o trio se comporta de forma impecável, quanto
ao que significa interpretar um texto
teatral. Seria até uma descortesia ou, no mínimo, injustiça, posicioná-los
em três patamares distintos, porque todos dividem o pódio no degrau referente à
primeira colocação. O texto permite,
porém, que cada um tenha seus momentos de “solo”, de maior oportunidade de “aparecer”,
o que todos fazem, sempre generosa e respeitosamente, com relação aos outros
dois companheiros de cena.
São
três personalidades diferentes, com alguns pontos comuns. Os atores não tentam ser
engraçados. Eles o são, naturalmente, em função do patético que cada um personagem carrega. O autor utiliza os três personagens para fazer denúncias e
propor, aos espectadores, uma reflexão sobre as relações humanas, mais
profundas do que apenas as conjugais. Para isso, os três atores se empenham ao máximo e fazem com que nunca mais nos
esqueçamos de cada um, nesta montagem.
É
interessante notar que EDWIN, ISIO e MÁRCIO dominam tanto o drama como a comédia e é difícil dizer em
qual das duas cada um melhor se destaca. Já os vi em memoráveis papéis dramáticos
e em excelentes personagens cômicos, entretanto acho que os três estão vivendo
seu melhor momento no gênero que existe para fazer rir.
Gostaria
de rever “NOSSAS MULHERES”, com EDMILSON BARROS interpretando SIMÃO, o que deve acontecer com uma
outra “pegada”, visto que são atores bem diferentes, no modo de atuar, porém
equivalentes na competência profissional.
Com
o propósito de contribuir para que fosse levado à cena um grande espetáculo, dos melhores em cartaz, no
momento, no Rio de Janeiro, e, para
mim, uma das melhores comédias a que assisti, em toda a minha vida, entra em
campo a competência de MIGUEL PINTO
GUIMARÃES, com uma bela cenografia,
reproduzindo uma sala de estar moderna, com duas grandes estantes, onde podem
ser vistos objetos de decoração e algumas samambaias de plástico, regadas pelo
dono do apartamento, detalhe que ajuda a entender quem é o personagem; uma mesa,
cadeiras e um sofá, deixando bastante espaço livre para os deslocamentos dos atores. Ao fundo, uma espécie de “cortina”,
ocupando todo o palco, do teto ao chão, feita com vinis, o que me intrigou
bastante, tão logo adentrei o auditório, porém, um detalhe da personalidade de MAX, no texto, explica a inteligente e criativa ideia de MIGUEL.
Junto
com ele, também adentram o gramado BRUNO
PERLATTO, responsável por discretos figurinos,
de fino gosto, bem de acordo com a personalidade de cada um dos três amigos; RENATO MACHADO, com mais um bom
trabalho de iluminação, com um detalhe
de troca de luz a cada momento em que os personagens
interrompem os diálogos e falam, diretamente, à plateia, o que não deve ser
confundido com solilóquios; e RICCO VIANA, com uma boa trilha sonora.
FICHA
TÉCNICA:
Texto: Éric Assous
Tradução: Beatriz Ittah
Direção: André Paes Leme
Diretor Assistente: Anderson Aragón
Elenco: Edwin Luisi, Isio Ghelman, Márcio
Vito e Edmilson Barros
Direção de Produção: Maria Siman
Iluminação: Renato Machado
Trilha Sonora: Ricco Viana
Figurinos: Bruno Perlatto
Cenografia: Miguel Pinto Guimarães
Assistente de Cenografia: Daniel Marques
Projeto Gráfico: Daniel de Jesus
Assistente de Cenografia: Daniel Marques
Projeto Gráfico: Daniel de Jesus
Pesquisa Gráfica: Letícia Andrade
Fotos: Nana Moraes (Estúdio) e Cláudia Ribeiro (Cena)
Assessoria de Imprensa: Barata Comunicação
Comunicação e Marketing: Brain+
Produção Executiva: Fernanda Silva e Felipe
Valle
Assistente de Produção: Dyogo Botelho
Gestão Financeira: Mônica Meira
Participação Afetiva: Bianca Byington (voz de Magali) e Guilherme Siman (voz do policial)
Assistente de Produção: Dyogo Botelho
Gestão Financeira: Mônica Meira
Participação Afetiva: Bianca Byington (voz de Magali) e Guilherme Siman (voz do policial)
Realização: Primeira Página Produções e Brain+
SERVIÇO:
Temporada: De 11 de agosto a 24 de setembro de 2018.
Local: Teatro Ipanema.
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema – Rio de
Janeiro.
Dias e Horários: Sábados, domingos e segundas-feiras, às 20h.
Bilheteria: (21) 2267-3750 (Vendas TicketMais)
Valor dos Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada).
Duração: 80 minutos.
Classificação: Livre.
Gênero: Comédia.
O TEATRO sempre está pronto a nos reservar surpresas, agradáveis ou
desagradáveis. Nem sempre os autores
acertam. Nem sempre os diretores pesam
a mão na medida certa. Nem sempre o elenco
consegue fazer com que os personagens
sejam úteis à proposta da peça. Nem
sempre os elementos técnicos estão
de acordo com a montagem. Em “NOSSAS MULHERES”, nada disso acontece.
Ao contrário, houve um casamento perfeito, de tudo e de todos, bem diferente das relações matrimoniais
dos três personagens, e o que se vê é
um espetáculo limpo, sem nenhum óbice,
que diverte e faz refletir. É o TEATRO
cumprindo sua missão, seu objetivo. É a comédia
na sua plenitude. É uma obra-prima da
difícil arte de fazer rir, o que me faz recomendar
a peça, com o maior empenho. Torço para que consiga rever o espetáculo, pois é assim que costumo
agir, quando me encanto com um trabalho de TEATRO
na maior e melhor acepção da palavra.
E VAMOS AO TEATRO!!!
OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE
ESPETÁCULO DO BRASIL!!!
COMPARTILHEM ESTA CRÍTICA,
PARA QUE, JUNTOS,
(FOTOS:
NANA MORAES - estúdio -
e
CLÁUDIA RIBEIRO - cena.)
e
CLÁUDIA RIBEIRO - cena.)
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