BALANÇO
TEATRAL – 2019
(APESAR DOS PESARES
- E FORAM MUITOS PERCALÇOS –,
UM ANO DE GRANDES
REALIZAÇÕES TEATRAIS.)
REALIZAÇÕES TEATRAIS.)
Por total cansaço, falta de tempo, preguiça e
uma certa acomodação, confesso, descarada e despudoradamente, que farei esta retrospectiva,
este balanço do que foi, para mim, o ano teatral de 2019, da
forma mais resumida possível, mês a mês, copiando, praticamente, a introdução
do texto que publiquei no ano passado.
Antes,
muito antes, mesmo, de os indefectíveis fogos de artifício, os quais eu
detesto, anunciarem a entrada do ano de 2020, eu já me punha a
pensar em como foi difícil, em termos de produções teatrais, o ano
que se apressa em terminar. Como a ARTE e a CULTURA,
definitiva e comprovadamente, não são áreas do interesse dos, ditos, governantes,
e com a “guerra” declarada aos “artistas que gostam de mamar nas
tetas do Governo, de se locupletarem com o dinheiro público, via Lei Rouanet” (SANTA IGNORÂNCIA!!!), os calotes, as empresas negando patrocínios e tantos outros reveses,
tudo indicava que 2019 seria um ano de aridez total, para
o TEATRO. Mas os que os seus inimigos ignoravam, e continuam
ignorando, é que “Os DEUSES DO TEATRO não abandonam seus filhos e
não perdoam aos seus inimigos”. E que esse “povo do TEATRO” é
muito “macho”, atrevido e unido (Poderia ser
mais.) E foi assim, com as pessoas colocando dinheiro do próprio bolso,
assumindo dívidas, os colegas se dando as mãos, muitos trabalhando de graça ou
por uma remuneração baixa, praticamente, simbólica, que tivemos
um bom ano teatral, superando as minhas pessimistas expectativas. E isso
tudo, de bom, que aconteceu no ano que está terminando, só serve
para que aplaudamos, DE PÉ, cada vez mais, a garra, o talento e a
perseverança do artista brasileiro; no caso específico, aqui, refiro-me aos
meus queridos amigos, que formam o “povo do TEATRO”, tribo da
qual, orgulhosamente, faço parte e de cujo clube tenho carteirinha.
Para quem está acostumado a assistir
a mais de 300 espetáculos por ano (Já cheguei a atingir a marca de mais de 350),
dois ou três no mesmo dia, às vezes, este 2019 foi parecido,
para mim, embora tenha sido obrigado a ficar, por cerca de 20 dias, de
repouso, em abstinência teatral (Momento descontração!), por conta de
uma cirurgia na coluna vertebral. Tão logo, porém, convenci o médico a me dar
alta e me liberar para sair de casa, e dirigir, depois de um breve período
utilizando aplicativos, lá estava eu, nas primeiras filas, sentindo fortes
dores, à base de analgésicos, e fazendo uso de um andador e, posteriormente, de
duas muletas, para me locomover. Fui 314 vezes ao Teatro, revi algumas peças,
duas, três ou mais vezes, num total de 290 diferentes, incluindo as infantojuvenis.
Foi um ano de muitos solos, 50, ao todo, o último ontem (22 de
dezembro), a maioria de boa ou excelente qualidade, felizmente.
O segundo
semestre foi muito melhor que o primeiro, qualitativamente falando. Como jurado
de dois prêmios, no primeiro, senti um pouco de dificuldade, para fazer até
três indicações, em cada categoria, seguindo os regulamentos. Foi um
sofrimento, confesso. Em compensação, no segundo, o sofrimento foi maior, porém
pelo oposto. Para apontar até três indicados, sofri muito, tendo de
escolher, às vezes, entre até seis ou sete fortes candidatos, em várias
categorias. Faz parte... O coração aperta, mas...
JANEIRO: Este foi um mês que tinha tudo para ser “fraco”, e o
foi, de certa forma, porque estávamos iniciando uma era de incertezas, de
incógnitas, por conta de uma eleição presidencial equivocada, esdrúxula, com um
Presidente da República idem, de poucas letras, inimigo
público nº 1 das ARTES e da CULTURA, e poucas
novas boas produções surgiram. Ao contrário do ano
anterior, quase não tivemos reestreias, mas houve, sim, bons e ótimos
espetáculos. Foram 24 peças diferentes as que eu vi.
Destaques: “ESPELHOS” (Monólogo), “O CEGO E O LOUCO”, “A
GIGANTEIA” (Infantojuvenil), “70?! – DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO –
DOC.MUSICAL” (Reestreia; vi pela quinta vez,), “AS CRIANÇAS”, “O
LADO B”, “MALDITOS” (Dança.), “A IRA DE NARCISO” (Monólogo.),
“TSUNANY” (Monólogo.), “TEBAS LAND” (Reestreia; vi pela quinta
vez.), “A PONTE GOLDEN GATE” (Reestreia.), “40 ANOS ESTA NOITE” e
“SEGREDO DE JUSTIÇA”. Houve 2 decepções (PÉSSIMAS).
Melhores espetáculos: “O CEGO E O LOUCO”, “70?! –
DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO – DOC.MUSICAL”, “AS CRIANÇAS”, “A
IRA DE NARCISO”, “TEBAS LAND” e “40 ANOS ESTA NOITE”.
GRANDES
DESTAQUES: “AS CRIANÇAS”, “TEBAS LAND” e “A IRA DE NARCISO”.
Observação: Houve a festa do “Prêmio CESGRANRIO de TEATRO”, como sempre, um grande acontecimento, muito esperado pela classe
teatral.
FEVEREIRO: Sempre é uma época “ruim”,
para o TEATRO, por causa do carnaval, caia ele nesse mês ou no início de
março, como ocorreu este ano. Não foi diferente dos outros. Assisti a 22
peças. Até que não foi tão ruim; poderia ter sido pior.
Destaques: “AS CRIANÇAS” (Revi.), “PERFUME DE MULHER”, “A PRÓXIMA
ESTAÇÃO – UM ESPETÁCULO PARA LER” (Monólogo.), “PANGEIA”
(Infantojuvenil.), “ESPERANÇA NA REVOLTA”, “TEBAS LAND” (Vi pela
sexta vez.) e “SUSTO”. Nesse mês, as decepções (PÉSSIMAS) foram em
maior número: 5.
Melhores espetáculos: “AS CRIANÇAS”, “A
PRÓXIMA ESTAÇÃO – UM ESPETÁCULO PARA LER”, “ESPERANÇA NA REVOLTA”, “TEBAS LAND”
e “SUSTO”.
GRANDES
DESTAQUES: “AS CRIANÇAS”, “TEBAS LAND” e “SUSTO”.
Observação: Nesse mês, pela primeira vez, o “PRÊMIO BOTEQUIM CULTURAL”, de cujo júri faço parte, teve uma festa de entrega dos troféus
aos vencedores, que foi um enorme sucesso e se repetirá, no próximo ano.
MARÇO: Mês do carnaval.
Precisa dizer mais alguma coisa? A programação de TEATRO só foi iniciada
no dia 8. Assisti a 16 peças.
Destaques:
“COMO SE UM TREM PASSASSE”, “AUTO EUS” (Monólogo.), “O SOM E A SÍLABA”, “O PREÇO”,
“COLE PORTER – ELE NUNCA DISSE QUE ME AMAVA”, “MEU SERIDÓ” (Assisti
em Natal, Rio Grande do Norte, a convite do SESC, na
abertura do “Projeto Palco Giratório”.) e “AO SOM DE RAUL SEIXAS –
MERLIN E ARTHUR – UM SONHO DE LIBERDADE”. De
negativo, mesmo, apenas 1 PÉSSIMA.
Melhores
espetáculos: “COMO SE UM TREM PASSASSE”, “O SOM E A SÍLABA”, “COLE
PORTER – ELE NUNCA DISSE QUE ME AMAVA”, “MEU SERIDÓ” e “AO
SOM DE RAUL SEIXAS – MERLIN E ARTHUR – UM SONHO DE LIBERDADE”.
GRANDES
DESTAQUES:
“O SOM E A SÍLABA”, “COLE PORTER – ELE NUNCA DISSE QUE ME AMAVA”, “MEU SERIDÓ
e "AO SOM DE RAUL SEIXAS – MERLIN E ARTHUR – UM SONHO DE LIBERDADE".
Observação:
Pela primeira vez, fui convidado para a festa de dois grandes prêmios de
TEATRO: o “Prêmio
do HUMOR”, organizado por Fábio Porchat,
e o “Prêmio
CEBETIJ de TEATRO para Crianças”, voltado para o Teatro
Infantojuvenil. Foram duas ótimas confraternizações, para as quais espero
ser sempre convidado, pelo prazer e a alegria que me proporcionaram.
ABRIL: Em abril,
fiz uma viagem a São Paulo, para assistir a alguns espetáculos de
lá, que não são trazidos para o Rio, a grande maioria, principalmente os
musicais; 7,
em 4 dias. Durante todo o mês, vi 26 espetáculos
diferentes. Foi um dos melhores meses do ano.
Destaques: “COLE PORTER – ELE NUNCA DISSE QUE ME AMAVA” (Revi. Pena que não pude
assistir a ele mais outras vezes.), "AO SOM DE RAUL SEIXAS - MERLIN E ARTHUR
– UM SONHO DE LIBERDADE" (Revi.), “O SOM E A SÍLABA” (Revi.), “TUDO
AO CONTRÁRIO” (Espetáculo idealizado e organizado pelo CEFTEM,
com o objetivo de arrecadar fundos para o “Projeto Sociedade Viva Cazuza”
), “O BOSQUE SOTURNO”, “O JARDIM DAS CEREJEIRAS” (Vi em São
Paulo.), “TATÁ, O TRAVESSEIRO” (Encantador espetáculo
infantojuvenil, que vi em São Paulo e que será encenado, em 2020,
no Rio de Janeiro.), “SUNSET BOULEVARD” (Assisti em São Paulo.),
“CARMEN – A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL” (Espetáculo “infantojuvenil”, para
toda a família, que também vi em São Paulo.), “O MISTÉRIO DE IRMA
VAPP” (Outro da leva de São Paulo. Estreou lá e, depois, veio para o
Rio.), “BILLY ELLIOT – O MUSICAL” (Uma das grandes paixões da
minha vida. Assisti, em São Paulo, duas vezes, no mesmo dia, em
sessões diferentes, é óbvio!), “A IRA DE NARCISO” (Revi.), “NAVALHA
NA CARNE”, “O RECITAL DA ONÇA” e “ABUJAMRA PRESENTE”. Um mês
muito profícuo, principalmente graças aos espetáculos a que assisti em São
Paulo e às repetições de outros, no Rio, que me encantaram ao
extremo. Infelizmente, registrei 2 PÉSSIMAS.
Melhores espetáculos: “COLE PORTER – ELE NUNCA DISSE QUE ME AMAVA”, "AO SOM DE RAUL SEIXAS - MERLIN E ARTHUR – UM SONHO DE LIBERDADE", “O
SOM E A SÍLABA”, “TATÁ, O TRAVESSEIRO”, “SUNSET BOULEVARD”, “CARMEN
– A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL”, “O MISTÉRIO DE IRMA VAPP”, “BILLY
ELLIOT – O MUSICAL” e “A IRA DE NARCISO”.
GRANDES DESTAQUES: “COLE PORTER – ELE
NUNCA DISSE QUE ME AMAVA”, "AO SOM DE RAUL SEIXAS - MERLIN E ARTHUR – UM SONHO
DE LIBERDADE”, “O SOM E A SÍLABA”, “TATÁ, O TRAVESSEIRO”, “SUNSET BOULEVARD”,
“CARMEN – A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL”, “O MISTÉRIO DE IRMA VAPP”, “BILLY ELLIOT –
O MUSICAL” e “A IRA DE NARCISO”.
MAIO: Um bom mês
teatral, “pero no mucho”. Assisti a 26 espetáculos.
Destaques: “CÁLCULO ILÓGICO” (Monólogo.), “OS DESAJUSTADOS”, “ÍCARO
AND THE BLACK STARS” (Reestreia.), “AS COMADRES”, “HAMLET
CANDIDATO”, “VERMELHA” (Monólogo), “ARRAIAL DAS LOBAS”, “POUT-POURRI
DE MUSICAIS”(*), “MILAGRE NA CELA”, “SUSTO” (Revi.), "AO
SOM DE RAUL SEIXAS – MERLIN E ARTHUR – UM SONHO DE LIBERDADE” (Vi pela
terceira vez.); “SAUDADE DE MIM" (Dança.). Aqui, já começava a ser
sentida, com maior peso, a perseguição ao “povo do TEATRO” e tomava mais
corpo a dificuldade para se erguer um espetáculo teatral. Felizmente, somente 1 PÉSSIMA.
Melhores
Espetáculos:
“CÁLCULO ILÓGICO”, “ÍCARO AND THE BLACK STARS”, “AS COMADRES”,
“SUSTO” e “AO SOM DE RAUL SEIXAS – MERLIN E ARTHUR – UM
SONHO DE LIBERDADE”.
GRANDES
DESTAQUES: “CÁLCULO
ILÓGICO”, “AS COMADRES”, SUSTO” e “AO SOM DE RAUL SEIXAS – MERLIN E ARTHUR – UM SONHO DE LIBERDADE”.
Observação: (*)O “POUT-POURRI
DE MUSICAIS” foi um espetáculo que reuniu cenas de 20
dos melhores musicais já encenados no Brasil, nos últimos anos, na inauguração
do Teatro Prudential, antigo Teatro Adolpho Bloch.
JUNHO:
Mês de encerramento do primeiro semestre e
esperança de que o segundo fosse melhor. O número de destaques não é
proporcional ao de peças a que assisti: 30.
Destaques: “O HÉTERO” (Monólogo.), “MENINAS E MENINOS” (Monólogo), “DISTORÇÕES”,
“TSUNANY” (Monólogo.), “PAULO FREIRE – O ANDARILHO DA UTOPIA”
(Monólogo.), “EU, MOBY DICK”, “TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS”
(Monólogo), “UM CONTO DE FADO PADRINHO” (Infantojuvenil.), “JOGO DE
DAMAS”, “PETER PAN – O MUSICAL”, “O MISTÉRIO DE IRMA VAPP”, “O
PRÍNCIPE POEIRA E A FLOR DA COR DO CORAÇÃO” (Infantojuvenil.) e “O
PORTEIRO” (Monólogo.). Assisti a 32 peças. Muito, em quantidade, e nem tanto, em qualidade. 2 PÉSSIMAS e 3 batendo na trave, pedindo para entrar no time destas.
Melhores
Espetáculos: “O HÉTERO”, “MENINAS E MENINOS”, “EU, MOBY DICK”, “TODAS AS COISAS
MARAVILHOSAS”, “PETER PAN – O MUSICAL”, “O MISTÉRIO DE IRMA VAPP”, “O PRÍNCIPE POEIRA E A FLOR DA COR DO CORAÇÃO” e “O
PORTEIRO”.
GRANDES DESTAQUES: “EU, MOBY DICK”, “MENINAS E
MENINOS”, “TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS”, “PETER PAN – O MUSICAL, “O MISTÉRIO DE
IRMA VAPP” e “O PRÍNCIPE POEIRA E A FLOR DO CORAÇÃO”.
JULHO: Iniciou-se o segundo semestre e, com ele, veio a esperança de que
fosse melhor que o primeiro. E haja reza aos DEUSES DO TEATRO!!! E eles
nos atenderam!!! Realmente o foi, para a surpresa de todos; minha, certamente. Vi
25 espetáculos.
Destaques: “ESTADO DE SÍTIO” (Assisti duas vezes, no mesmo mês.), “EU,
MOBY DICK” (Revi.), “ANGELS IN AMERICA: O MILÊNIO SE APROXIMA e
PERESTROIKA” (Assisti duas vezes, no mesmo mês.) “A MENINA DO KUNG FU”,
“EU SEMPRE SOUBE”, “A PONTE”, “O INOPORTUNO”, “AMAR É O
CRIME PERFEITO”, “A INVENÇÃO DO NORDESTE” (Já havia visto, em março,
em Natal.), “MULHERES DE SHAKESPEARE” e “O PRÍNCIPE POEIRA E A
FLOR DA COR DO CORAÇÃO” (Infantojuvenil. Revi.). Não houve nenhuma PÉSSIMA, porém 6 chegaram bem
pertinho disso. O último espetáculo a que assisti, no mês, foi no dia
29, uma vez que, na manhã seguinte, estaria sendo submetido a uma
complicada cirurgia de coluna vertebral.
Melhores
Espetáculos:
“ESTADO DE SÍTIO”, “EU, MOBY DICK”, “ANGELS IN AMERICA: O
MILÊNIO SE APROXIMA e PERESTROIKA”, “EU SEMPRE SOUBE”, “O
INOPORTUNO”, “A INVENÇÃO DO NORDESTE” e “O PRÍNCIPE POEIRA
E A FLOR DA COR DO CORAÇÃO”.
GRANDES
DESTAQUES:
“ESTADO DE SÍTIO”, “EU, MOBY DICK”, “ANGELS IN AMERICA: O MILÊNIO SE
APROXIMA e PERESTROIKA”, “O INOPORTUNO”, “A INVENÇÃO DO NORDESTE” e “O PRÍNCIPE
POEIRA E A FLOR DA COR DO CORAÇÃO”.
AGOSTO: Em função da
citada cirurgia, só fui liberado, para sair de casa (E não poderia ser para
ir a outro lugar: Teatro.) no dia 18. Sendo assim, com bastante
dificuldade, consegui assistir a apenas 10 peças.
Destaques: “MÃE FORA DA CAIXA” (Monólogo.), “SANGUE”,
“EU, MÃE” (Monólogo.), “70?! DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO –
DOC.MUSICAL” (Vi mais uma vez.), “OBORÓ” e “NA CASA DO RIO VERMELHO
– O AMOR DE ZÉLIA E JORGE”. 2 foram PÉSSIMAS, ao extremo.
Melhores
Espetáculos: “SANGUE”, “70?! DÉCADA DO DIVINO MARAVILHOSO – DOC.MUSICAL” e “NA
CASA DO RIO VERMELHO – O AMOR DE ZÉLIA E JORGE”.
GRANDE
DESTAQUE: “SANGUE”.
SETEMBRO: Como faço aniversário nesse mês, ganhei um ótimo presente: muitas
peças boas. Assisti a 27 espetáculos.
Destaques: “DIÁRIO DO FAROL – UMA PEÇA SOBRE A MALDADE” (Monólogo.), “PIQUENIQUE”
(Infantojuvenil.), “CAZUZA - PRO DIA NASCER FELIZ - O MUSICAL”
(Reestreia.), “A COR PÚRPURA - O MUSICAL”, “COMPANY”, "FIM DE
CASO”, “MONSTROS”, “O ANJO DO APOCALIPSE”, “O DIABO EM
MRS. DAVIS” (Monólogo.), “OMBELA – A ORIGEM DAS CHUVAS”
(Infantojuvenil.), “A MENTIRA” e “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”
(Reestreia.). 1 PÉSSIMA. Saldo positivíssimo.
Melhores
espetáculos: “DIÁRIO DO FAROL – UMA PEÇA SOBRE A
MALDADE”, “PIQUENIQUE”, “A COR PÚRPURA - O MUSICAL”, “COMPANY”, “FIM DE CASO”,
“MONSTROS”, “OMBELA – A ORIGEM DAS CHUVAS, A MENTIRA" e “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”.
GRANDES DESTAQUES:
“DIÁRIO DO FAROL – UMA PEÇA SOBRE A MALDADE”, “A COR PÚRPURA – O MUSICAL”,
“COMPANY”, “FIM DE CASO”, “MONSTROS” e “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”.
OUTUBRO: Neste mês, fiz uma segunda viagem a São Paulo, para conferir a programação
local, e assisti, novamente, a 7 peças em 4 dias. No total, do mês, foram 34.
Destaques: “HOMEM FEITO”, “DA VINCI”, “MOJO MICKYBO”, “3
MANEIRA DE TOCAR NO ASSUNTO”, “SANGUE”, “FOLHAS DE VIDRO”,
“FREUD & MAHLER”, “FIM DE CASO”, “ALADIM”, “VAN GOGH
POR GAUGUIN”, “IAGO”, “SYLVIA”, “O SUBNORMAL”, “NA
CASA DO RIO VERMELHO – O AMOR DE ZÉLIA E JORGE” (Revi.), “RAUZITO BELEZA
– RAUL SEIXAS PARA CRIANÇAS”, “O RINOCERONTE”, “O FANTASMA DA
ÓPERA”, “MADAGASCAR – UMA AVENTURA MUSICAL”, “COMO TER UMA VIDA QUASE
NORMAL”, AMIGAS, PERO NO MUCHO”, “ESCOLA DE ROCK – O MUSICAL” e
“CHAVES – UM TRIBUTO MUSICAL”. Foi um excelente mês. 2 PÉSSIMAS. O melhor saldo do ano.
Melhores
Espetáculos: “DA VINCI”, “MOJO MICKYBO”, “3 MANEIRA DE TOCAR NO ASSUNTO”,
“SANGUE”, “FIM DE CASO”, “IAGO”, “NA CASA DO RIO VERMELHO – O AMOR DE ZÉLIA E
JORGE”, “O FANTASMA DA ÓPERA”, “MADAGASCAR – UMA AVENTURA MUSICAL”, “ESCOLA DE
ROCK – O MUSICAL” e “CHAVES – UM TRIBUTO MUSICAL”.
GRANDES
DESTAQUES: “DA VINCI”, “3 MANEIRAS DE TOCAR NO ASSUNTO”, “SANGUE”, “FIM DE
CASO”, “IAGO”, “O FANTASMA DA ÓPERA”, “MADAGASCAR – UMA AVENTURA EM MUSICAL”,
“ESCOLA DE ROCK – O MUSICAL” e “CHAVEZ – UM TRIBUTO EM MUSICAL”.
NOVEMBRO: Assisti a 28 espetáculos.
Destaques: “O DESPERTAR DA PRIMAVERA” (Vi duas vezes, no mesmo mês.), “A
COR PÚRPURA – O MUSICAL” (Revi.), “NASTÁCIA”, “OS IMPOSTORES” (Vi
duas vezes, no mesmo mês.); “VAMOS COMPRAR UM POETA”, “A MANDRÁGORA”,
“TEATRO PARA QUEM NÃO GOSTA”, “RELÂMPAGO CIFRADO”, “LEMBRO
TODO DIA DE VOCÊ”, “MARATONA DE NOVA YORK”, “CONSERTO PARA DOIS”
e “AQUILO QUE ACONTECE ENTRE NASCER E MORRER”. Foram 4 PÉSSIMAS.
Melhores
Espetáculos:
“O DESPERTAR DA PRIMAVERA”, “A COR PÚRPURA – O MUSICAL”, “NASTÁCIA”,
“OS IMPOSTORES”, “VAMOS COMPRAR UM POETA”,
“TEATRO PARA QUEM NÃO GOSTA”, “RELÂMPAGO CIFRADO” e “LEMBRO
TODO DIA DE VOCÊ”.
GRANDES DESTAQUES: “O
DESPERTAR DA PRIMAVERA”, “A COR PÚRPURA – O MUSICAL”, “NASTÁCIA”, “OS
IMPOSTORES”, “VAMOS COMPRAR UM POETA”, “TEATRO PARA QUEM NÃO GOSTA”, “RELÂMPAGO
CIFRADO” e “LEMBRO TODO DIA DE VOCÊ”.
DEZEMBRO: E o ano teatral estava chegando ao fim. Em dezembro, por
conta de toda a movimentação das festas de final de ano, as quais envolvem as
pessoas em outros interesses, o TEATRO sofre bastante. De qualquer
forma, mesmo com as casas vazias, a grande maioria, não foi um mês tão ruim. Assisti
a 19 espetáculos, porquanto todas as peças encerraram suas
temporadas, no máximo, no dia 22.
Destaques: “SUELEN NARA IAN” (Infantojuvenil.), “CABARET
AUTOFÁGICO” (Vi duas vezes, no mesmo mês.), “O DESPERTAR DA PRIMAVERA”
(Vi pela quarta vez, duas no mesmo mês.), “DIÁRIO DO FAROL – UMA PEÇA SOBRE
A MALDADE” (Revi.), “O CRAVO E A ROSA” (Montagem do CEFTEM.), “MEU
SERIDÓ” (Revi, duas vezes, no mesmo mês.), “TEATRO PARA QUEM NÃO GOSTA”
(Revi.), “HABITE-ME” (Monólogo.) e “A LISTA” (Monólogo.). Houve apenas 1 PÉSSIMA.
Melhores espetáculos: “SUELEN NARA IAN”,
“O DESPERTAR DA PRIMAVERA”, “DIÁRIO DO FAROL – UMA PEÇA SOBRE A MALDADE”, “MEU
SERIDÓ”, “TEATRO PARA QUEM NÃO GOSTA” e “A LISTA”.
GRANDES
DESTAQUES: “SUELEN NARA IAN”, “O DESPERTAR DA PRIMAVERA”, “DIÁRIO DO FAROL –
UMA PEÇA SOBRE A MALDADE”, “MEU SERIDÓ”, “TEATRO PARA QUEM NÃO GOSTA” e “A
LISTA”.
RESUMO (Considerando apenas os
espetáculos vistos no Rio de Janeiro):
Na
categoria INFANTOJUVENIL, os melhores espetáculos do ano foram “O PRÍNCIPE POEIRA E A
FLOR DA COR DO CORAÇÃO”, “DA VINCI”, “VAMOS COMPRAR UM POETA” e “SUELEN NARA
IAN”.
No campo
dos MUSICAIS, os melhores espetáculos do ano foram “COLE PORTER – ELE
NUNCA DISSE QUE ME AMAVA”, “AO SOM DE RAUL SEIXAS – MERLIN E ARTHUR – UM
SONHO DE LIBERDADE”, “PETER PAN – O MUSICAL”, “A COR PÚRPURA, O MUSICAL”, “COMPANY”,
“MONSTROS”, “O DESPERTAR DA PRIMAVERA” e “LEMBRO TODO DIA DE VOCÊ”.
Quero valorizar, neste balanço, a COMÉDIA, gênero que, por total ignorância de muitos, é considerado “menor”,
embora jamais o tenha sido, dizendo que as melhores comédias do
ano foram “SUSTO”,
“MEU SERIDÓ” (Ainda que, no “release”, apareça
como “drama”.),
“A INVENÇÃO DO NORDESTE”, “O MISTÉRIO DE IRMA VAPP”, “A MENTIRA” e “TEATRO PARA
QUEM NÃO GOSTA” .
Os melhores DRAMAS foram “AS CRIANÇAS”, “TEBAS
LAND”, “O SOM E A SÍLABA”, “EU, MOBY DICK”, “ESTADO DE SÍTIO”, “ANGELS IN
AMERICA: O MILÊNIO SE APROXIMA E PERESTROIKA”, “SANGUE”, “FIM DE CASO”, “GRANDE
SERTÃO: VEREDAS”, “NASTÁCIA”, “OS IMPOSTORES” e “RELÂMPAGO CIFRADO".
Os melhores MONÓLOGOS foram “A
IRA DE NARCISO”, “CÁLCULO ILÓGICO”, “MENINAS E MENINOS”, “TODAS AS COISAS
MARAVILHOSAS”, “DIÁRIO DO FAROL – UMA PEÇA SOBRE A MALDADE”, “3 MANEIRAS DE TOCAR
NO ASSUNTO”, “IAGO” e “A LISTA”.
Grande REVELAÇÃO do ano: PEDRO
DI CARVALHO, por sua interpretação em “SANGUE”.
Escrevi cerca de 100 críticas, em 2019. Gostaria de ter escrito mais, pois várias peças o mereciam, mas não tive tempo para todas. No próximo ano, a minha meta é, por conta de questões pessoais, diminuir minhas idas ao Teatro, infelizmente, procurando manter uma média de quatro espetáculos por semana, e penso em escrever apenas uma crítica semanal. É claro que haverá semanas atípicas, porém preciso de tempo para mim e para concretizar projetos abandonados e/ou parados.
Escrevi cerca de 100 críticas, em 2019. Gostaria de ter escrito mais, pois várias peças o mereciam, mas não tive tempo para todas. No próximo ano, a minha meta é, por conta de questões pessoais, diminuir minhas idas ao Teatro, infelizmente, procurando manter uma média de quatro espetáculos por semana, e penso em escrever apenas uma crítica semanal. É claro que haverá semanas atípicas, porém preciso de tempo para mim e para concretizar projetos abandonados e/ou parados.
A todos,
desejo o que quero de melhor para mim mesmo e para a minha família, e que estejamos
juntos, em 2020, lotando as salas de espetáculo e
lutando, para que o TEATRO continue ocupando o lugar de
destaque, que merece e que lhe é de direito, no panorama cultural
brasileiro! Queiram
“ELES” ou não!!!
E VAMOS AO TEATRO!!!
OCUPEMOS TODAS AS SALAS DE ESPETÁCULO DO
BRASIL!!!
A ARTE EDUCA E CONSTRÓI!!!
RESISTAMOS!!!
COMPARTILHEM ESTE TEXTO, PARA QUE,
JUNTOS,
POSSAMOS DIVULGAR O QUE HÁ DE MELHOR NO
TEATRO BRASILEIRO!!!